05 agosto 2017



Resenha # 97 : À Primeira Vista




Título: "À Primeira Vista"
Autor: David Levithan, Nina LaCour
Páginas: 294
Editora: Galera Record
Ano: 2017
Adicione no Skoob


   À Primeira Vista é  um trabalho em co-autoria entre David Levithan e a Nina LaCour, ainda não li nada dessa autora, mas, em compensação já li três livros do Levithan e ambos foram leituras muito agradáveis, então, desde que a Galera Record anunciou o lançamento dessa obra já estava com as expectativas lá no céu!!! Apesar do título, o livro não é sobre um amor à primeira vista, porém, é uma história sobre uma amizade à primeira vista... ou quase isso.
   O livro traz a história de Mark e Kate, dois jovens que são da mesma turma de cálculo, mas nunca trocaram uma única palavra. Fora da escola, seus caminhos nunca se cruzaram… Até uma noite, em meio à semana do orgulho gay de São Francisco. Mark, apaixonado pelo melhor amigo — que pode ou não se sentir do mesmo jeito —, aceita o desafio que mudará sua vida. E sobe no balcão do bar em um concurso de dança um pouco diferente… Na plateia, Kate, fugindo da garota que ela ama a distância por meses e confusa por não se sentir mais em sintonia com as próprias amigas, se encanta pela coragem e entrega do rapaz. E decide: eles vão ser amigos.
    Em meio a festas exclusivas, fotógrafos famosos, exposições em galerias hypadas, essa ligação se torna cada vez mais forte. E Mark e Kate, após trocarem algumas palavras, juntos decidem que irão se tornar melhores amigos e ajudar um ao outro e, assim, logo descobrem que conhecem um ao outro melhor que qualquer pessoa.
   À Primeira Vista é narrado em primeira pessoa, alternando os capítulos entre o ponto de vista dos protagonistas Mark e Kate, desta forma acompanhamos o desenrolar da história dos dois amigos, mas é importante ressaltar que ambos tem a mesma importância na história, fazendo com que o leitor torça o tempo todo para os dois superarem os obstáculos de suas vidas. Em geral, a história é muito simples, se passa em apenas uma semana, porém, David Levithan e  Nina LaCour soube muito bem trabalhar na história e toca o leitor na medida certa.
   Os personagens foram bem construídos e  fala perfeitamente a língua dos jovens. Kate é uma garota interessante, mas, ao mesmo tempo é muito indecisa, não acredita no seu talento e tem uma péssima mania de fugir de acontecimentos importantes em sua vida; já Mark, é um garoto que vive um dilema em sua vida, ele está completamente apaixonado por seu melhor amigo, mas, ainda não teve coragem de falar exatamente o  que sente, e isso sempre o deixa para baixo. Usando a vida desses dois personagens e seus exemplos de vida, os autores falam sobre jovens querendo descobrir seus caminhos, sobre jovens que ainda não sabem o que vão ser daqui a 1, 5, 10 anos e sobre jovens que tentam se encontrar e se agarram a qualquer fio de esperança que os levem a um futuro melhor.
   David Levithan e  Nina LaCour ainda acha espaço para falar sobre o amor, esse sentimento fabuloso, mas, que pode ser bastante traumático também, quando não correspondido. Dessa forma, ao longo da narrativa acompanhamos a trajetória do amor e suas dores, e os autores deixam uma mensagem bem singela ao nos dar demonstrações de que, ás vezes, é melhor desapegar de uma paixão e desistir de teimar em um relacionamento que nunca terá futuro.
   À Primeira Vista é uma leitura leve, fluída e muito tocante que fala sobre as alegrias e tristezas que cercam a vida de jovens que ainda não se descobriram por completo... Pode soar exagerado, mas, acredito que seja uma obra obrigatória para todos os jovens!




21 comentários:

  1. Olá Diane. Ainda não tive a oportunidade de ler David, mas sei que é um autor muito famoso e que todo mundo fala bem de seus livros. Também nunca li nada da Nina. Mais amei a sua resenha e vou colocar A primeira vista na lista do meus desejados. Amo romances, principalmente com jovens...
    Beijos da May, Minha Pequena Coleção

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Também ja fiz essa leitura e gostei bastante. O autor se destaca bastante e a autora também soube como se evidenciar nesse contexto. A leitura é mesmo muito leve e tocante, assim como os personagens foram muito bem construídos. Adorei poder acompanhar suas impressões!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Vi uma resenha em vídeo dias atrás no YouTube, e a premissa é bastante interessante. Foco mais em amizade do que amor. Nunca li nada do David, apenas outro livro em que ele escreveu com outro autor, ",Invisível".

    ResponderExcluir
  4. Oi! Nunca li nada dos dois, mas parece ser um livro que descreve bem o sentido da amizade, que é um ajudar ao outro. Parabéns pela resenha! Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  5. Olá, Diane.
    Apesar de ter amado Todo Dia do autor, eu não me dei bem com os livros dele que li em parceria com algum outro autor. Por isso evito ler eles. Mas gosto do autor escrever para os jovens e assuntos que são primordiais. Concordo com você sobre ser leitura obrigatória para essa faixa etária.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Diane!
    Ainda não li nada do autor, apesar de ter um livro dele aqui. Pela sua resenha, é um livro que eu super leria, mesmo não fazendo mais parte do público alvo. Acho legal quando a juventude e os amores dessa fase da vida são retratados de forma mais realista e menos cor de rosa.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  7. Oi Diana! David sempre aborda temas interessantes e LGBT acho que entendo porque muita gente gosta do autor! Parece ser um livro bem gostoso de ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu adoro livro que retrata essa vida dos jovens e seus dramas. Eu até estava mesmo querendo descobrir livros nesse estilo. Vou sair daqui com a maior vontade de ler kkkkkk😂❤️ Enfim, adorei! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um livro mega fofo! Amei <3
    bjos
    www.omundodatutty.com

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oiiii flor, tudo bem??

    Eu estou lendo esse livro e estou adorando!!
    Só a Kate que me estressa um pouco kkkkkk mas é assim mesmo.
    Tô esperando que pro final ela amadureça um pouco e pare de fugir de tudo.
    Já o Mark eu adoro, quero um super final feliz pra ele!!

    Beeijos

    Garotas Devorando Livros

    ResponderExcluir
  12. Enquanto lia a premissa algo se passou pela minha cabeça, mas eu prefiro me livrar dessa ideia. Parece ser um daqueles livros meio clichês, mas que tratam da importância da amizade e de como ter pessoas que te apoiam ao seu lado é importante <3 A capa é linda, e me faz querer tê-lo em mãos!

    ResponderExcluir
  13. Estou com esse livro na minha lista de futuras leituras, depois de ler tua resenha ele com toda a certeza vai pular na frente de alguns, afinal uma leitura leve é sempre bem-vinda. Outro fato que me chamou a atenção é ser do David e alternar os capítulos entre o ponto de vista dos protagonistas.

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não tive oportunidade de ler nada do David Levithan, mas devo confessar que sou apaixonada pelo trabalho gráfico de todas as obra dele - e essa não fica atrás. Achei o enredo bem simples, leria para passar o tempo!
    Literalize-se

    ResponderExcluir
  15. Já li Todo Dia do David Levithan e me apaixonei pela escrita do autor. Excelente resenha! Me deixou com ainda mais vontade de ir atrás dessa leitura. Achei a capa linda também!!! Um beijo ❤

    ResponderExcluir
  16. Oi, Diane!
    Ainda não li nada do autor... Adorei a sua resenha e compraria esse livro pela capa também que é muito fofa!

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? Ainda não conhecia o autor mas fiquei bem curiosa para saber mais sobre sua escrita. Acredito que toda garota ama histórias românticas, ama conhecer um casal que deu certo mesmo que seja na ficção. Depois de suspense, romance é um dos gêneros que mais gosto. Amei sua resenha. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  18. Confesso que li sua resenha com o coração na mão, porque comprei esse livro faz poucos dias, estou esperando chegar e tava morrendo de medo de tomar algum spoiler. Estou ansiosa pela leitura principalmente por ser uma história de amizade e tão diferente.

    Beijos!
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu já coloquei e tirei A Primeira Vista das minhas TBRs várias vezes desde o lançamento. Os livros do David sempre me consomem e eu acabo ficando com uma baita ressaca depois. Nunca li nada da Nina e já estou ansiosa para o livro dela que vão lançar em Setembro. Agora depois de ler sua resenha, lá vou eu por A Primeira Vista na TBR de Setembro, porque a curiosidade aumentou forte.

    Beijos

    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Di!
    Eu amo a escrita do David e estou mega curiosa para ler esse livro por essa pegada de amizade que ele tem. Fiquei muito contente por saber que ele é leve e fluído.
    Outro ponto muito bacana é os personagens terem sido bem construídos e falarem a língua dos jovens, que é o público alvo.
    Dica anotadíssima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi, Diana!

    Não conhecia nada do autor nem a obra, mas pela sua resenha, me interessei muito. Vou procurar saber mais a respeito, até porque faço parte desse público alvo, acho que vou gostar haha

    Beijos

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo