10 maio 2017



Resenha # 85 : Pax




Título: "Pax"
Autor: Sara Pennypacker
Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Adicione no Skoob


   Pax é um livro que me despertou o interesse desde que a Intrínseca o apresentou em suas redes sociais. A editora fez um trabalho gráfico maravilhoso, repleto de ilustrações lúdicas de Jon Klassen, e para completar Sara Pennypacker presenteia os leitores com uma história inocente e cheia de metáforas, que é capaz de conquistar qualquer leitor logo nas primeiras páginas.
   O livro traz a história de Peter e sua raposa, Pax. Eles são inseparáveis desde que Peter a resgatou, órfã  e ainda filhote, e desde então, Pax foi criada com todo amor e carinho que uma criança pode dar ao seu bichinho de estimação. Contudo, nem tudo são flores, e eis que um dia, o inimaginável acontece: o pai do menino vai servir na guerra, e o obriga a devolver Pax à natureza. Sem ter muita escolha, Peter, acaba cedendo á vontade do pai, já que ele estava de partida pra guerra e precisava deixar o filho em uma cidade distante aos cuidados do avô que não aceitaria uma raposa em casa.
    Porém, ao chegar à distante casa do avô, onde passará a morar, Peter reconhece que não está onde deveria: seu verdadeiro lugar é ao lado de Pax. Movido por amor, lealdade e culpa, ele parte em uma jornada solitária de quase quinhentos quilômetros para reencontrar sua raposa, apesar da guerra que se aproxima. Enquanto isso, mesmo sem desistir de esperar por seu menino, Pax embarca em suas próprias aventuras e descobertas em meio a natureza.
   Alternando perspectivas para mostrar os caminhos paralelos dos dois personagens centrais, o livro expõe o desenvolvimento do menino em sua tentativa de enfrentar a ferocidade herdada pelo pai, enquanto a raposa, domesticada, segue o caminho contrário, de explorar sua natureza selvagem. Um romance atemporal e para todas as idades, que aborda relações familiares, a relação do homem com o ambiente e os perigos que carregamos dentro de nós mesmos.
   Pax é narrado em terceira pessoa, com capítulos alternados sob o ponto de vista de Peter e Pax. Confesso que nunca imaginei que seria capaz de amar tanto um livro narrado parcialmente por uma raposa, mas assim como todas as histórias com animais, acabei apaixonada por Pax e por sua história sobre confiança e amor sem medida, e não exagero em dizer que os capítulos sob a visão do bichinho foram as que mais gostei! Fica bem claro durante a narrativa que a autora pesquisou bastante para entender a natureza desses animais, e achei bem interessante ver, sob a visão dos animais, como eles sentem a nossa presença, seja como o maior male, ou como salvação.
    Sem dúvida, o que mais gostei na obra foram os capítulos narrados por Pax, pois, desde o começo estamos cientes de sua condição: ela foi abandonada pelo seu melhor amigo em um lugar estranho, sem comida, com frio e rodeada de perigos. Porém, mesmo estando perdida e desamparada, aos poucos, ela encontra semelhantes que a ajudam a compreender o momento pelo qual ela está passando. E é tão comovente ver esses animais mostrando as atrocidades que os homens são capazes de fazer em nome da ganância e do poder, e como isso diretamente atrapalham e destroem vidas de inocentes.
   Em meio a uma narrativa repleta de lições de amizade, a autora achou ainda uma brecha pra falar da guerra que os cercava, mas, desta vez, mostrando por um ângulo diferente, mostrando o lado que separa famílias, que mata jovens inocentes, que rouba a fé e a esperança, e que deixa sequelas mentais e físicas para ao resto da vida. E, apesar dessa lado sombrio, é lindo ver o laço fraternal que surge entre cada personagem, além disso, amei demais o fato de cada página, cada parágrafo serem carregados de sentimentos e de muita, muita reflexão.
    Enfim, Pax foi uma leitura sensacional, não imaginava que ela iria me marcar tanto! O livro é capaz de emocionar o leitor desde a primeira página, mostrando um mundo repleto de sentimentos em que natureza e humanidade se encontram numa história que celebra a lealdade e o amor.




23 comentários:

  1. Olá
    Eu quero muito poder fazer essa leitura, especialmente porque já li bons comentários sobre ele, e porque amo essa capa. Curiosa demais sobre as ilustrações também. Acho muito legal ter os capítulos narrados por Pax. Não tenho dúvidas de que deve ser uma ótima leitura.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Também tive interesse desde que vi o anúncio do lançamento pelas redes sociais, porém ainda não tive como fazer a leitura.
    A premissa é muito interessante e a ressalva em relação ao relacionamento de Pax com o garoto me deixam bastante intrigada. Já vi muitos elogios sobre a obra e sua resenha me deixou mais animada ainda.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  3. Olá minha linda, já tem muito tempo que quero esse livro. parece ótimo e já está na minha lista de desejos rs
    Amei sua resenha, a cada resenha fico com mais vontade de lê-lo.
    Beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Eu sempre gostei desse livro pela capa, está na minha lista da amazon há tempos, rs. Mas confesso que não entendi sobre o que a história se trata! Espero poder ler em breve para descobrir, amo livros com metáforas <3

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não sabia que esse livrinho era tão intenso assim, mas já fiquei apaixonda.
    Adoro quando os autores falam de amizade entre humano e animal de estimação, e nesse contexto da guerra então, fica tudo mais perfeito pois conseguimos ver como esse momento afeta tantas coisas nas vidas de pessoas comuns.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Diana!
    Estou preparada para me emocionar com essa história.
    Só ouço bons comentários e estou bem curiosa.
    Como alguém abandona essa raposinha que parece tão fofa? Acho que vou acabar chorando lendo as partes de Pax.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    A primeira vez que vi o livro pensei tratar-se de um livro infantil. Depois de ler várias resenhas pude perceber o quanto ele é lindo e sensível. Estou devendo a leitura há um tempão, mas prometo arrumar um tempo pra ler. Gostei muito da sua resenha pois me animou de ler. =D
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  8. Oi. :)
    Sempre me encanto com estórias que envolvam animais, sempre quero ler.
    E Pax não foi diferente! A premissa é ótima e sua resenha só extrapolou a minha curiosidade de saber se Peter e Pax vão ter o final feliz juntos.
    A capa é muito fofa, sei que qndo ler esse livro vou chorar horrores.
    Dica anotada!
    Obrigada pela visita no Blog As Meninas Que Leem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Hey!

    Já ouvi MUITO desse livro, ele realmente parece maravilhoso, estou bem curiosa pra ler. Adorei a resenha, ela descreveu as melhores partes do livro (pelo o que eu já ouvi). Não vejo a hora de poder ler!

    Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Ainda não tive a oportunidade de fazer essa leitura,como minha listinha tá bem grandinha espero que eu consiga ler ainda esse ano..E pelo que li na resenha tenho que me preparar com uma caixona de lencinhos pois irei chorar horrores!!
    E assim como vc adoro livros narrados por animais e com certeza irei me apaixonar por essa raposinha!!!

    Livro ao Avesso

    ResponderExcluir
  11. Oi.

    Sou louca para ler este livro, mas até agora não consegui comprar. Sempre que vejo essa capa, fico com meus dedos coçando para comprar, mas ele está com um precinho bem salgado, rsrsrs. Vou deixar para comprar um pouco mais para frente. Espero não me decepcionar com o livro.

    ResponderExcluir
  12. Oie! Tudo bem?

    Esse livro está nos meus desejados faz tempinho e de todas as resenhas que li sobre a obra foram bastante positivas e só aumentaram minha vontade de realizar a leitura dele, infelizmente o preço não ajuda, mas daqui a pouco consigo comprar e lê-lo!

    BJss

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ler livros narrados por animais, mas gosto de histórias assim, por essa razão desde que vi que esse livro era narrado parcialmente por uma raposa eu fiquei animada e a premissa da história é muito bacana, por essa razão imagino que seja muito bacana e bonito acompanhar tudo. Enfim, imagino que seja uma leitura sensacional mesmo e eu espero fazer em breve.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Quando lançaram o livro também fiquei encantada, mas não lembrava da sinopse e sua resenha me despertou novamente o interesse em adquirir a obra :)
    Parece ser tão fofinha e emocionante essa amizade entre um menino e uma raposa. Se eu, com meus quase 25 anos, fico tocada com a separação de um bichinho imagina uma criança! Ao mesmo tempo que quero muito saber do desfecho estou com medo de chorar feito louca lendo rsrs
    Mas a dica está anotada :* Adorei sua descrição e impressões sobre o livro!

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Adorei a resenha ! Sempre tive muita vontade de ler esse livro, achei a edição muito fofa e apesar disso nunca tinha parado para olhar alguma resenha, só a sinopse.

    A resenha está ótima e me instigou muito a ler , quero muito conhecer mais sobre a Pax e ver a história sobre o seu POV, nunca li nada narrado por um animal!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  16. Hm... Eu ja conhecia o livro, imaginava que envolvia uma raposa, mas não sabia mais nada hahaha.
    Confesso que, apesar de falar sobre importantes valores, a história em si não despertou meu interesse. Passo a dica dessa vez :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Desde que vi a Intrínseca divulgando esse livro, fiquei muito curiosa para conhecer a história. Eu sou apaixonada por animais, acredito que Pax tem uma grande chance de me emocionar bastante e pela sua resenha, me parece ser uma história muito bonita e sentimental. Deve ser interessante acompanhar os desafios pela perspectiva de uma raposa domesticada e estou muito curiosa para descobrir como ela irá lidar com a vida selvagem e se irá encontrar o garotinho. Amei a sua resenha.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  18. Oiee Diane ^^
    Esse livro parece ser tão lindo, tão emocionante e tão sensacional. Mas só de ver a capa e ler "abandonada" eu já fico com vontade de chorar...haha' sou MUITO sensível quando se trata de animais, então tenho certeza de que choraria muito se lesse esse livro, e não estou animada para isso...haha'
    Ainda assim, vendo que muita gente está adorando o livro, eu quero ler um dia.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Também tenho vontade de ler esse livro desde que fiquei sabendo do lançamento, mas confesso que fico receosa porque tenho a impressão que vai me fazer chorar muito hahahaha super entendo porque os capítulos da raposa mais te chamaram atenção, seria assim comigo também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Quero tanto ler este livro.mas ainda não tive oportunidade.as partes narradas por pax devem ser incríveis
    E as ilustrações me chamam muito a atenção .ele parece ser surpreendido emocionante é bem escrito
    Que bom mais vc curtiu .a capa é realmente linda

    ResponderExcluir
  21. Oi
    que legal que tem até a narração da raposa, chamou minha atenção é parece ser uma história emocionante, quase nem vejo resenhas dele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Eu li esse livro mês passado e amei. A narrativa é muito emocionante. No princípio eu pensei que não iria gostar, porque meu forte são livros de suspense, mas acabei amando do livro.
    Também amei os capítulos narrados por Pax. É uma obra linda e eu vivo indicando para todo mundo depois de finalmente ter feito a leitura haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Já quase ia chorando com sua resenha. Livros com animais sempre me fazem chorar.

    Bjo.

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo