23 março 2017



Resenha # 79 : Antes de Partir



Título: "Antes de Partir"
Autor: Colleen Oakley
Páginas: 320
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2016
Adicione no Skoob

   Á primeira vista o que mais me chamou a atenção em Antes de Partir foi sua capa maravilhosa, porém, ao buscar mais sobre o livro vi que ele trazia também uma sinopse muita atrativa, sendo assim,  fiquei super curiosa para descobrir como a autora ia trabalhar na história e como seria o destino da protagonista. Confesso, que não tinha lido muitos comentários sobre a obra, portanto, li o livro sem nenhum spoiler e pude aproveitar a leitura sem pressões.
    O livro traz a história de  Daisy, uma jovem de 27 anos que há 3 anos se curou de um câncer de mama, e a partir daí ela mudou completamente sua vida: virou vegetariana, todos os dias pela manhã toma um smoothie verde, só come produtos orgânicos e nada de gorduras, tudo isso por medo de um dia seu câncer voltar. Porém, seu comportamento saudável de nada adiantou, e pouco antes da data em que comemorava 3 anos sem câncer, ela recebe a notícia de seu médico revelando que o câncer havia voltado e agora se espalhado por todo o seu corpo. Mesmo com todo o tratamento disponível, Daisy sabia que as suas chances de sobreviver eram poucas.
   Sabendo que ela teria no máximo quatro meses de vida, ou um pouco mais, Daisy começa a se preocupar com o que será da vida do seu marido, quando ela não puder mais estar com ele. Quem cuidaria de suas roupas? Quem faria seu jantar? Com o tempo, Daisy começa a pensar que a melhor solução é encontrar uma nova esposa para Jack, uma que consiga cuidar do seu marido tão bem quanto ela.Com uma determinação singular, Daisy visita parques, cafeterias e sites de relacionamento à procura do par perfeito para Jack.
    Porém, aos poucos, Daisy começa a se questionar se não seria melhor passar seu tempo com as pessoas que ama, do que tentar encontrar uma substituta para si. Afinal, o que é mais importante no curto tempo que lhe resta: a felicidade de seu marido ou a sua própria?
   Antes de Partir é narrado em primeira pessoa pela protagonista Daisy, sendo assim, a leitura leva o leitor a acompanhar todas as fases da personagem principal, desde o ponto em que ela descobre que seu câncer voltou, a tudo o que acontece por consequência disso. A escrita de Colleen Oakley é extremamente cativante, fluida e envolvente, e  por mais que tenha uma certa dose de melancolia em meio à narrativa, trazendo momentos mais tristes para a leitura, ela também consegue ser suave e divertida, com momentos de leveza que dão um toque especial na história.
    Me emocionei demais com a Daisy, principalmente quando ela recebe a notícia de que seu câncer havia voltado e muito pior do que na primeira vez. Acho que eu não consigo descrever o aperto no peito que foi acompanhar todo esse processo de lidar com essa nova realidade e eu gostei muito que a autora tenha escolhido construir uma personagem forte e com coragem para enfrentar tudo o que ela enfrentou no livro. Eu acho que mesmo as partes em que eu conseguia ver que ela estava se acovardando, eu simplesmente não conseguia não gostar dela, porque mesmo a dificuldade a tornava mais humana.
   O foco da trama está situada em como lidar com a morte, contudo, a autora igualmente abordou outras questões interessantes com a mãe e a melhor amiga da protagonista, Kayleigh, que por sinal, é a grande responsável por dar aquelas sacudidas em Daisy, mas também sabe o momento certo de ouvir. Sem dúvida, ela é encarregada por trazer leveza e equilibrar o enredo. O livro fala também sobre uma questão muito importante: o câncer de mama, que afeta milhares de mulheres e causa muitas mortes, muitas superações e histórias de luta.
   Enfim, Antes de Partir é um livro muito bem escrito, com uma leitura fácil e dramática e que é impossível não se emocionar. O livro envolve muito sentimento, angústia e a autora mesclou isso com bom humor, o que deixou o enredo fantástico. Sem dúvidas é um livro pra te fazer refletir e te deixar de coração partido, como eu estou agora. Indico pra todos leitores que curtem um bom e envolvente romance!




19 comentários:

  1. Está na minha lista de espera, acho a capa mesmo bonita ❤

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Já imaginava que esse livro ia conter muito emoção. Eu o comprei faz um tempinho, mas ainda não pude ler. Já vejo que vou chorar com a história de Daisy. Deve ser uma luta muito sofrida ter que enfrentar o câncer pela segunda vez. Torço para que tenha um final feliz. <3
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Dá à entender que esse livro é daqueles que fazem suar pelos olhos, e sinceramente, faz tempo que não leio um drama com uma história de arrasar o coração como essa apresentada no resenha. Darei uma chance ao livro e adicionei à minha lista de desejados! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  4. Oi! ❤
    Adorei o enredo, aparenta ser mesmo um livro que envolve baaastante o leitor. Dica anotada!
    Beijinhos
    http://thamirisdondossola.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Este livro será uma das minhas próximas leituras e a sua resenha me deixou muito empolgada em passa-lo na frente de outros livros. Gosto de tudo o que você elogiou no livor, perincipalmente essa carga de amor e drama.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha esse livro na minha biblioteca Kindle,mas não o li todo,pq o app não funcionava direito,enfim,achei bem escrito,mas confesso que por um lado achei a história um pouco devagar pra emplacar,pela sua resenha você ficou entusiasmada com a leitura,que bacana!

    ResponderExcluir
  7. Acabei de comentar em outro blog que fujo de livros que me fazem chorar rs.
    Sua resenha ficou ótima, mas eu acho que vou deixar passar rs.
    Eu fico mal por dias e odeio essa sensação, mas o seu entusiasmo ao ler o livro reflete na resenha. Que bom que vc curtiu a leitura.
    Obrigada pela visita no Blog As Meninas Que Lêem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Ola
    Eu também ja fiz essa leitura e gostei bastante do desenvolvimento, apesar de nao concordar com algumas coisas e atitudes. Apesar de tudo acho as cenas bem emocionantes e com varias mensagens ao fundo. Impossível nao se emocionar mesmo!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Caramba, parece ser um belo livro! Amei a narrativa e fiquei mega curiosa pra ler, pois só posso imaginar como ela descreve uma dor tão grande de ter uma doença terrível como essas de volta. Acredito que deva ser muito emocionante!

    ResponderExcluir
  10. Oi Diane, como está?
    Já li resenhas sobre esse livro e cada uma delas, exceto uma, dizia a mesma coisa que tu falou: uma história emocionante e difícil, considerando a temática, afinal, o que você faz quando descobre que não tem mais nada a fazer exceto aproveitar o tempo que resta? Com certeza é difícil, especialmente quando você quer que a pessoa que você ama possa seguir sem a sua presença.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Lembro que já quase comprei esse livro, mas, mesmo sendo uma história linda, reflexiva, profunda e realmente humana(!), e inquietante para saber como tudo isso vai se finalizar, desisti de comprá-lo.
    Embora como você explicitou que a escrita da autora é leve e as vezes humorada, senti uma boa carga nesse livro, uma carga na qual não me senti preparada para ler (rsrsrsr). Não costumo muito ler dramas porque simplesmente me envolvo por de mais! Mas enfim, sei que algum dia sentirei a necessidade de um complemento a minhas leituras, e procurarei por ele!
    No mais, obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie! Tudo bem?

    Que capa mais linda menina! Eu com certeza compraria só por causa dela, mas em relação a proposta da obra, já não me atrai tanto! Já tentei realizar leituras parecidas com essa e não deram certo, por isso infelizmente passo a dica! Mas fico feliz que tenha gostado da leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Adorei ler sua resenha, porque faz um tempo que quero esse livro, mas ainda não tinha parado para ver opiniões sobre ele.
    Fiquei feliz de perceber que você gostou do livro e que ele te emocionou tanto. Achei bom saber também que a autora mesclou alguns momentos mais leves/engraçados, aliviando a angústia e o drama da história. Com certeza, essa leveza é fundamental em um livro que tem um tema tão pesado.
    Gostei muito da sua resenha e espero ler o livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro, ele está na minha lista desde o ano passado e eu ainda não tive a oportunidade nem de comprá-lo.
    Adorei saber que a escrita é cativante, leve e fluida e que mesmo tendo esses momentos de melancolia da Daisy, também consegue ser suave e divertida. Quero muito saber o que ela vai fazer com a tal mulher que ela fica procurando para o marido.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Oiii,

    Nossa que capa maravilhosaaa em?? Mas fiquei com um pouco de medo de ler o livro por conta da história do câncer, eu não tenho muita estrutura emocional pra esse tipo de história, sempre choro de mais e no momento não to podendo com isso kkkk Mas adorei sua resenha e anotei a dica pro dia que eu tiver coragem.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá! Essa capa é extremamente maravilhosa, né?! Bom, esse livro está na minha lista de leitura para 2017, porém até o momento estava enrolando para o pegar, estava faltando algo para me deixar realmente instigada, e sua resenha conseguiu isso, rs. Sem dúvidas o lerei em breve! Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oie
    muito legal sua resenha, assim que lançou eu li e adorei, realmente é uma leitura muito interessante, gostosa, triste, engraçada haha me marcou bastante e espero muito que a autora escreva mais livros

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Não sabia que a narrativa desse livro era tão intensa...
    Um drama bem profundo. Adoro livros assim. E fiquei com vontade de ler esse livro, pra conhecer um pouco mais da luta que essa personagem passa, e um pouco do seu marido, que é quem ajuda com tudo... Intenso.

    ResponderExcluir
  19. Li só um livro dessa autora até hoje e gostei bastante.

    Apesar de ter visto a capa desse livro, não conhecia sua historia e achei muito interessante seu enredo. Gostei de conhecer suas impressões sobre os personagens e a força de Daisy. Ótima indicação!!!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo