02 novembro 2016



Resenha # 62 : Para Todos os Garotos que Já Amei





Título: "Para Todos Garotos que Já Amei"
Autor: Jenny Han
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Ano: 2015


   Sabe aquele livro fofo e super gostoso de ler, que você mal vê as horas passando e quando se dá conta já terminou de ler o livro e ainda quer mais? Pois bem, Por todos garotos que já amei é exatamente esse tipo de livro. Apesar de bem simples e juvenil, a história de Jenny Han encanta justamente pela sua simplicidade e doçura que cercam todo o universo do livro.
     O livro traz a história de Lara Jean, uma adolescente descendentes de coreanos, estudante do segundo ano do ensino médio e que ultimamente está lidando com a ida de sua irmã mais velha, Margo, para a Escócia. Margo é uma espécie de mãe e porto seguro para ela e sua irmã mais nova Kitty. Lara Jean, como toda adolescente, é bastante romântica e vive se apaixonando e desapaixonando por garotos, e a maneira  que ela encontra para controlar seus sentimentos é escrevendo cartas de amor. Cartas essas que nunca são enviadas, ela apenas escreve, coloca no envelope endereçado e em seguida guarda em sua caixa azul petróleo. Depois de ter seu coração liberto, ela segue em frente esquecendo por completo o que sentia pelo garoto da vez.

    Todo o drama de Lara Jean começa quando sua caixa azul petróleo desaparece, pois, nela está seu bem mais precioso: sua coleção de cartas de amor, incluindo, sua última para Josh, seu vizinho e ex-namorado de sua irmã. Quando Peter Kavinsky (um dos seus ex-amores) mostra a carta que recebeu pelo correio, Lara Jean se desespera, pois, se ele recebeu é bem provável que os outros também tenham recebido, incluindo Josh.
   Claro que Lara Jean não quer ficar com o ex-namorado de sua irmã, então, juntamente com Peter, que quer fazer ciúmes em sua ex-namorada, resolvem fingir um namoro. Obviamente, isso só bagunça ainda mais as coisas, mas, é a única forma que Lara Jean encontra para se livrar de Josh, que ao ler sua carta resolve declarar seu amor para ela.


    Por Todos Garotos que Já Amei é narrado por Lara Jean, mostrando todos os seus medos, inseguranças e pouco a pouco seu amadurecimento. A leitura em si é bastante divertida, não tendo nenhum momento maçante nem entediante no livro. Iniciei a leitura sem muitas expectativas, não esperando muita coisa dele, mas, pra minha surpresa, quando comecei a ler fiquei instantaneamente presa na história e curiosa para descobrir o desfecho.
    Gostei bastante de acompanhar as consequências do  envio das cartas na vida de Lara Jean, onde, assim que os garotos começam á recebê-las, nossa protagonista cria um plano mirabolante e acaba se envolvendo em um namoro de mentira com um rapaz que não tem nada a ver com ela. Eles são muito diferentes, e o ponto centra é que Lara Jean tem uma imagem completamente negativa dele, assim como ele também não conhece o quão incrível ela é. Em meio á essa união inusitada, a autora aproveita para falar sobre o quanto as aparências enganam e como estamos acostumados com preconceitos estipulados pela sociedade.
    Outro ponto forte do livro é o amadurecimento da protagonista, que facilmente percebemos ser dependente de Margo. Ela vivia tão escondida por trás de sua irmã que quando ela não está mais presente, Lara Jean, se vê sem amigos, sozinha e com medo de tudo e todos. Dessa forma, sem ter seu porto seguro, ela precisa tornar-se  forte e segura de si, vencendo seus medos e resolvendo seus próprios dilemas. Acompanhar toda essa evolução é muito divertido e fica impossível não torcer por Lara Jean.
    Enfim, Por todos garotos que já amei é um livro de leitura fluída, sobre amadurecimento pessoal e com um romance fofo! Gostei bastante de acompanhar as aventuras de Lara Jean tentando recolher suas cartas de volta, e ao mesmo tempo, driblando suas consequências. Super indico o livro pra vocês!
    Ahhh... Só pra constar, já estou lendo a continuação Ps.: Ainda Amo Você e em breve terá resenha dele por aqui.




26 comentários:

  1. Oi, Di!
    Eu até queria ler esse livro, mas descobri que tem umas continuações e achei meio desnecessário.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi, Diane.
    Amei sua resenha!
    Quero muito ler esse livro...Minha melhor amiga gostou bastante e já me indicou, mas, ainda estou pensando a respeito se leio ou não... :/
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot,.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Diane, adoro livros que têm continuação, quanto mais explorar a história melhor. Só esse fato, e pela capa, esse livro já tinha me ganhado. Entretanto, ler que ela perdeu uma caixa com cartas pessoais fez minha curiosidade aumentar ainda mais! Dica anotada! Abraços

    ResponderExcluir
  4. oie, li esse livro há um bom tempo e gostei dele, apesar de que achei que a protagonista amadurece bem mais no segundo livro. Também achei interessante de se ver as consequências que as cartas causaram na vida da lara, e também fui cativada pela escrita dessa autora. para mim no livro um grande destaqque também foi a kitty, a achei uma ffofa. Ano que vem teremos o terceiro livro dessa série e já estou curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu já conhecia a série, ,mas nunca tive vontade de começar a ler ela. É muito bom ver que o personagem vai amadurecendo com o passar dos livros. Isso mostra o quanto a autora está s empenhando na obra. E se eu não estou enlouquecendo (espero que nao) já saiu a capa do terceiro volume da série não é? Enfim, mesmo vendo que você amou a história eu não tenho curiosidade em começar ela. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Oi Diane,

    Que resenha maravilhosa. O livro parece ótimo, fiquei curiosa pra saber quem pegou a caixa rsrs
    Beijos
    http://tear-de-informacoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane. Todas resenhas que li sobre esse livro falam a mesma coisa que você que é um livro leve, juvenil e quando você vê já acabou. Tenho ele no kindle e tem alguma coisa segurando a leitura dele. Acho que é o fato de eu não saber (agora com sua resenha já sei) qual o gênero literário que se encaixa. Não sabia se era um romance ou se foi contando acerca do crescimento da personagem. Definitivamente ele vai ficar guardado na casinha do quem sabe um dia .

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá gostei da premissa e de como resenhou, deu pra sentir que foi bem prazeroso ler. Mas conta aí, ela acaba ficando com o ex da irmã? rs
    Dica anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi a capa linda e fofa dele. Ainda não li mas eu acho que a leitura vai ser muito gostosa, não costumo ler muitos livros do gênero mas os que eu leio sempre me agradam e acho que esse será mais um. Eu também quero ler a continuação, depois traz a resenha aqui para a gente ver o que você achou.

    ResponderExcluir
  10. Oi Diane,
    Muito legal a sua resenha, a obra parece ser bem fofa e pelo que eu tenho notado ela é bem curtida entre as bllogueiras, mas infelizmente não é o tipo de livro que desperte tanto a minha atenção, acredito que até a leria se tivesse a oportunidade e tempo, mas por hora não é uma leitura que eu me instigue a fazer em breve.
    BEIJOS
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  11. Oiii Di

    Essa será uma das minhas próximas leituras e confesso que tenho até medo...rsrs Sério só vejo resenhas positivas sobre esse livro, só escuto coisas apaixonantes sobre a história que sabe quando surge aquela pressão e aquela ansiedade? To tentando afastar isso porque não curto começar um livro com muita expectativa porque já sabe ne? Mas, enfim, logo irei ler e espero gostar tanto como vc gostou. Já viu a capa do terceiro? É linda demais!

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? O plot do livro não é dos meus favoritos, mas achei bacana essa parte de ver o amadurecimento da personagem no decorrer da história. Fiquei interessada. E às vezes, é preciso ter um livro leve na estante, pra momentos de ressaca, né?

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  13. Olá! Esse livro parece ser bem divertido. Minha irmã mais nova é fã da Paula Pimenta e essa capa me lembrou muito os livros dela. E pela sua resenha, parece ser o tipo de livro que ela gostaria: leitura fluida, amadurecimento do protagonista durante o decorrer da história, além de parecer super fofo.
    Dica anotada!

    Parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  14. Eu achei divertido a situação que ela passa. Coitada, gente! hahahaha
    Deve ser uma leitura muiiiito rápida, divertida e leve. Gosto desse tipo de história. Fiquei curiosa para saber como a personagem se sai com tudo isso, eu acho que morreria de vergonha e me mudaria de cidade :P
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Esse é um dos livros que eu mais tenho interesse em ler, principalmente para conhecer a escrita da autora e porque muita gente recomenda muito! Ele me parece ser mesmo bem fofo e cativante e a narrativa deve fluir bem. Ótima leitura para passar o tempo né? Haha. Adorei a sua resenha <3

    beijo =)

    ResponderExcluir
  16. Ahhhh, eu tenho gostado tanto de leituras juvenis ultimamente... Dá uma sensação de nostalgia tão gostosa e me sinto cada vez mais apaixonada pela história. Esse livro parece ser real e ao mesmo tempo fofo, gostaria muito de conhecê-lo.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adorei o enredo dessa história. O livro parece pela resenha ser bem gostoso de ler e gostei da forma como a história é abordada. Eu também ficaria de cabelos em pé se por algum motivo minhas cartas fossem endereçadas, hahaha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  18. Esse romance parece ser muito fofinho. A Lara parece ser uma personagem bem divertida de acompanhar e livros que mostram um amadurecimento dos personagens são ótimos.

    ResponderExcluir
  19. Esse romance é para se ler em uma tarde de domingo. Leve e insoirador. Me lembrou mt da minha época adolescente em que o medo de viver era maior do que o medo de estar vivendo.
    A personagem tem mt disso e, o melhor de tudo é ver ela amadurecendo com suas escolhas.
    Beijos
    Amanda Melo comentando pelo I Love my

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Ainda não li esse livro e confesso que não sei se pretendo fazer a leitura, pois acho que a história não vai funcionar para mim.
    Gostei de conhecer sua opinião e saber que você se apaixonou pela história. A protagonista parece se meter em muitas enrascadas quando poderia apenas falar a verdade. Agora, como assim ela quer o namorado da irmã? Achei isso meio #traição haha
    Vou deixar a dica passar de vez.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu já vi essa capa sendo divulgada aqui e ali. a leitura sinceramente não me prende, mesmo sabendo que a personagem vai amadurecendo ao longo do livro, não acredito ser o tipo de livro que eu leria. Acredito que ler sua resenha, já matou minha curiosidade de saber sobre o livro.
    É isso, Bjks

    ResponderExcluir
  22. Não estou muito para ler romances ultimamente, mas gostei de ver que a autora criou uma personagem, que mesmo que forçada, evolui e amadurece, fazendo com que acompanhemos todos os desdobramentos e mudanças em suas vidas.

    ResponderExcluir
  23. Adoro romances, ultimamente estou meio saturada de clichês, mas não dispenso um livro leve, com um enredo simples e que consegue ser facilmente absorvido. Quero conhecer a escrita da autora e saber mais sobre o envio misterioso das cartas da personagem.

    ResponderExcluir
  24. Esse livro parece ser mesmo uma fofura. Tenho a impressão de que traz dramas adolescentes pelos quais quem não está passando, é porque já passou. Parece-me uma leitura muito leve e gostosa, que eu pretendo fazer assim que tiver oportunidade. Acho que deve ser muito bacana acompanhar o amadurecimento da protagonista. Muito boa resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu morro de vontade de ler esse livro, acho a premissa muito interessante e encantadora, definitivamente o livro perfeito para passar uma tarde. Fico feliz em ver que você recomenda e indica, vou ver se consigo ler em breve, estou doida para conhecer a personagem!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo