29 agosto 2016



Resenha # 55: Belgravia




Título: "Belgravia"
Autor: Julian Fellowes
Páginas: 430
Editora: Intrínseca
Ano: 2016


   Belgravia é um romance de época, escrito pelo criador da série Downtow Abbey, Julian Fellowes. Inicialmente, o livro foi lançado tanto lá fora quanto no Brasil em forma de e-books, mais precisamente 11 capítulos semanais, pois, o autor queria reviver a moda dos antigos romancistas que lançavam seus folhetins em jornais. A ideia é genial, mas, confesso que que fiquei imensamente feliz quando a Intrínseca lançou Belgravia em formato físico, pois assim podemos  ter toda a luxuosidade da época em nossas estantes.
   O livro se inicia em 1815, em Bruxelas, na véspera da Batalha de Waterloo, no lendário baile oferecido pela duquesa de Richmond em homenagem  ao duque de Wellington. Porém, antes que a festa acabasse  os convidados são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país, sendo assim, o duque de Wellington parte imediatamente com suas tropas, onde inevitavelmente muitos morrerão no campo de batalha ainda vestidos com os uniformes de gala.

   Contrariando as exigências da época, encontra-se no famoso baile os Trenchard, família que fez fortuna com o comércio, e apesar de ter dinheiro suficiente para uma vida boa, James Trenchard não tem o status necessário para ser bem visto na sociedade, afinal ele é um descendente de comerciantes. Sonhando com a tão desejada ascensão social, James, planeja um casamento para sua filha Sophia com Edmund Bellasis, porém, toda essa ambição mudará drasticamente o futuro das duas famílias de forma impactante.
   Após mais de duas décadas, a guerra e os mal entendidos ainda estão presentes na memória das duas famílias, só que agora um segredo vem trazendo tormento para os Trenchard, juntamente com as lembranças de Sophia e o motivo de sua morte. Quando a esposa Anne Trenchard resolve reabrir feridas do passado, ela acaba desencadeando uma trama movida por sentimentos e ambições.
   A narrativa de Julian Fellowes flui muito bem, tanto que o leitor se vê envolvido naquele momento histórico, onde há vários fatos reais, como a Batalha de Waterloo, mesclados na ficção, e na minha opinião, essas passagens históricas enriqueceram em muito a obra, pois, dá aquela sensação de veracidade. A trama se desenrola alternando as histórias das duas famílias e a revelação de um segredo que as une, conforme os acontecimentos de 1815 vão sendo apresentados sob uma nova perspectiva, o futuro dos Trenchard e dos Bellasis vão tomando outro rumo, o caráter de alguns personagens são revelados e essas duas famílias vão se recuperando de décadas de sofrimento.
   O que de longe mais me agradou foi a forma que o autor conduziu a história, onde ele aborda com maestria a história das duas famílias em um só momento histórico, de forma que os dois assuntos parecem fundir um no outro e torna-se um só. Não posso deixar de mencionar também sobre os personagens, que foram muito bem construídos, e apesar da grande maioria serem imperfeitos e ambiciosos, podemos perceber que acima de tudo eram simplesmente humanos que a seu modo tentava sobreviver e se dar bem naquela época.
   O misterioso segredo que circula toda a obra deixa a leitura super agradável e fluída, de forma que quando ele começa a ser desvendado dá aquele friozinho na barriga, e inclusive, fiquei pensando com alguns leitores conseguiram ler o e-book semanal, pois, eu devorei a obra de uma só vez!
  Enfim,  Belgravia foi uma leitura que muito me agradou, acredito até que tenha sido uma das melhores desse ano. Se você é fã de romances de época não pode deixar de ler esse livro!
  Leitura mais que recomendada!




25 comentários:

  1. Olá
    Estou lendo ótimos comentários sobre esse livro, sem contar que sou fascinada por ambientações históricas e essa deve ser incrível. Fico muito curiosa sobre os mistérios envolvendo esses personagens e tenho muita vontade de assistir a série ao qual o autor é criador.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi
    que bom que gostou, depois que conversei com você por comentário comecei a ler e estou na parte que chegaram ao baile, estou achando bom.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Di!!

    Eu estou lendo e adorando, concordo com tudo que você disse, o autor conduz muito bem a historias e os personagens são ótimos, né?

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bom???
    Nunca tinha ouvido falar desse livro e sou apaixonada em histórias de época, sua resenha deu a impressão do livro ser bem detalhado, mas daquele jeito de que não deixa maçante a história. Gostei muito dessa dica. Histórias sobre a guerra são tão fascinantes, gostei bastante da sua resenha e fiquei muito curiosa para saber mais um pouco sobre ela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Eu não gosto de romances de época porém esse livro tem um atrativo que é justamente seu conteúdo histórico que chama a minha atenção. A capa também é linda demais!!! Eu Já estou com esse livro na minha lista de desejados e adorei saber mais do enredo dele aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Eu não gosto de romances de época porém esse livro tem um atrativo que é justamente seu conteúdo histórico que chama a minha atenção. A capa também é linda demais!!! Eu Já estou com esse livro na minha lista de desejados e adorei saber mais do enredo dele aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Di!
    Adorei ler sua resenha de Belgravia. Estou lendo esse livro no momento - comecei o capítulo 3 - e estou muito envolvida com a história. Acho que ela será bem marcante e gostei da forma como o autor está desenvolvendo ela. O segredo não me surpreendeu tanto, mas acho que vai gerar acontecimentos interessantes.
    Espero curtir a leitura tanto quanto você.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá amoreca,
    Sua resenha está uma graça.... no entanto, tenho uma certa trava para romances de época... A capa é lindíssima...
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito de romances de época porém esse é um que não me chama a atenção muita gente já me indicou este eu vou tentar fazer a leitura em algum momento.
    Adorei a sua resenha
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  10. Eu estou lendo esse livro e amando cada página dele, sua resenha me deixou ainda mais animada para continuar. Saber que para você pode ter sido uma das melhores do ano me deixa bem empolgada porque estou percebendo que isso pode acontecer comigo também, não estou nem na metade ainda e já percebo que foi uma das minhas melhores leituras.

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Eu amo romances de época, e foi por isso que quis ler este livro... Mas ele não me conquistou. Achei a leitura um pouco cansativa e descritiva demais, e os personagens não me encantaram muito, não consegui encontrar nenhum para quem torcer...haha' Mas eu até que gostei do segredo e o mistério todo, as investigações e as intrigas.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi oi querida,
    Já li muuuita resenha sobre esse livro, mas não me interessei tanto pela história.
    O enredo parece ótimo e o cenário que a autora construiu os personagens parece ótimo, mas não me apaixonei pela história.

    P.S. Eu até gostei desse Romance de Época, mas vou deixar para a próxima ♥


    Beijos querida, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Eu já li outras resenhas sobre esse livro, e parece que todos estão gostando. Estou querendo ler e espero que não me decepcione! Legal você ter gostado!
    Abraços, Helô

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Tenho visto muitos blogs falarem bem da obra e fico feliz que ela também te agradou.
    Gosto muito do gênero e estou com bastante vontade de ler a obra e descobrir qual é esse tal segredo entre as famílias. Espero não me decepcionar e que também devore o livro.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!!
    Só de ver a capa do livro e o nome que eu não entendi do que se tratava, vim ler o post toda curiosa. Eu não tenho muita leitura de romances históricos, talvez até por preguiça... O que deveria mudar! Fiquei com muita vontade de ler esse! Gostei que tem segredo e que os personagens são imperfeitos... Sem falar em toda essa cultura rica que deve ter.. Vou procurar para comprar com certeza! Obrigada pela resenha!
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Vi muitas resenhas positivas a respeito dessa obra e não sabia que era do mesmo criador de Downtow Abbey!Embora eu aprecie obras com uma ambientação mais história, acredito que essa leitura não me agradaria tanto, gosto mais dos gêneros de suspense e focar nos sentimentos de uma família e suas relações sociais, não é algo que me atrai muito, mesmo a série eu não consegui dar prosseguimento. Ainda assim gostei muito das considerações e fico feliz que você tenha apreciado o livro. A capa é mesmo digna de nota, simplesmente deslumbrante.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? :)
    Não gosto de romance de época, então embora a resenha esteja muito bem escrita e você tenha dito que foi um dos melhores do ano, não me convenceu. Mas a capa é muito linda <3 azul é das minhas cores favoritas, então fiquei apaixonada hehe
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  18. OI!!


    Adoro livros históricos e gostei mais ainda pq o autor soube desenvolver uma narrativa dentro dos fatos verídicos. A obra em si me atraiu sobremaneira, ao ponto de adicionar no skoob como meta de leitura. Infelizmente tentei ver a série Downtow Abbey na Netflix, mas o tempo, que é meu vilão, não permitiu. Obrigada pela dica, e confesso que gostei muito dos pontos abordados por você. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá, já li várias resenhas do livro e realmente le não tem um estória que me chame atenção. Achei uma história muito desordenada, mas obrigado pela dica.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!!!
    Estou louca por esse livro desde que o vi pela primeira vez na livraria,amo livros de época e amei Downtow Abbey,e claro que já está incluído na minha listinha de compras.
    E o que é essa capa?? Lindaaaa demais,é mais linda ainda pessoalmente!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/08/resenha-o-eterno-namorado-nora-roberts.html

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Confesso que esse não é um gênero que costumo ler, mas fiquei curiosa com a premissa. De cara achei bacana a ideia do autor em publicar semanalmente, mas é bom ter um livro também, né? Kkkkkkk Bom, eu achei interessante essa coisa do autor misturar fatos reais com a ficção, imagino que assim a obra fique realmente mais bacana ainda.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Oi, também li a obra recentemente e adorei.
    Gostei muito dessa pegada clássica que o autor empregou na sua obra e de poder ler um pouco sobre essa épica batalha entre nobreza e burguesia. Adorei o estilo folhetinesco que ele utilizou que nos emaranha na sua teia enquanto lemos. E nos conduz pra um final maravilhoso.
    Foi uma leitura extremamente prazerosa.
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Eu gostei muito da série Downtow Abbey, e me alegra bastante a ideia de ler algo do mesmo autor, sobretudo porque adoro livros de época. Achei incrível a ideia dos capítulos mensais, pois estimulam a curiosidade e o interesse do leitor, mas reconheço que não há nada melhor do que um exemplar físico em nossa estante. Dica mais que aceita!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  24. Mais uma resenha que leio de "Belgravia", kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Só da outra semana pra cá passei de dez. Desse jeito vou acabar comprando o livro sem sequer piscar, gente!
    Cada vez mais gosto dessa obra e pretendo realmente dar uma chance a ela quando eu puder fazer isso.

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo