01 abril 2016



Resenha # 39 : Fugitivos




Título : "Fugitivos"
Autor: Carlos Barros
Páginas: 647
Editora: Giostri
Ano: 2015

   
   Desde quando o Carlos Barros lançou esse livro, no ano passado, tive vontade de o ler, então, ao saber que o autor estava abrindo parcerias com blogs nem pestanejei e inscrevi assim que pude o Coisas de Diane, e é claro, que fiquei imensamente feliz quando recebi "Fugitivos" autografado em minha casa! O livro possui uma trama encantadora que devia ser leitura obrigatória para nós brasileiros.
   O livro traz a história de cinco garotos: Caio, um adolescente de quinze anos que após sobreviver a uma tragédia que vitimizou seus pais no Rio de Janeiro se muda para Belo Horizonte para morar com sua avó; Jonas e Fernanda, dois irmãos que se unem com todo o amor para tentar amenizar a intolerância e violência de seu pai; e por fim, Gabriel e Bianca, que também são irmãos e juntos tentam levar uma vida normal e honesta, bem diferente da realidade que os rodeia.

   Quando esses cinco jovens de idades variadas se cruzam  a amizade e o amor se firmam num piscar de olhos, de forma intensa e verdadeira, onde cada um carrega consigo um problema/trauma e assim, eles encontram entre si uma espécie de porto seguro, logo as dificuldades deixam de ser individual e passa a ser de todo o grupo.
    Tentando salvar as próprias vidas e em busca da tão sonhada felicidade, nossos protagonistas fogem numa viagem emocionante que atravessa os estados  de Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pernambuco, onde podemos conhecer ainda mais cada um deles, seus medos e incertezas. Tudo isso com muito mistério, suspense, romance e diversas reviravoltas capazes de deixar o leitor roendo as unhas!
    Tive que fazer o impossível para não dar nenhum spoiler no resumo da obra, pois, Carlos Barros criou uma história repleta de detalhes e acontecimentos que se mencionasse aqui poderia atrapalhar a possível leitura de vocês. O que posso dizer é que achei o livro maravilhoso e nem vi o tempo passar durante essas 647 páginas! Todos os personagens são muito bem construídos e confesso que fiquei surpresa com a força dos personagens principais, apesar da pouca idade eles são muito maduros e muitas vezes suas atitudes poderiam ser confundidas com as de um adulto.
     O que mais admirei em "Fugitivos" é que é um livro nacional, com problemas nacionais e personagens reais! Onde nos deparamos facilmente com acontecimentos que pode ter sido presenciado por qualquer um de nós e que diariamente vemos nos telejornais. O autor conseguiu trabalhar com temas pesados como assédio, tráfico infantil, drogas, violência, entre outros, de uma maneira que não ficou forçado, pelo contrário, ao ler sobre tudo isso me apeguei fielmente aos personagens ao ponto de lamentar o término do livro.
   "Fugitivos" foi uma surpresa pra mim, quando iniciei a leitura não imagina o quanto ela me marcaria e não exagero nem um segundo sequer em afirmar que essa foi a minha melhor leitura do ano!
   Super indico pra vocês!!!!

23 comentários:

  1. Olá Diane,

    caramba, o livro parece ser muito bom mesmo, e você amou, isso é algo bom. Gostei que o livro aborda problemas no Brasil, que ele trabalhou com temas como drogas, tráfico infantil, violência. Outro detalhe, achei super foda essa capa, muito maneira mesmo. Parabéns pela resenha, ficou muito boa e sem spoilers. Bjusss.
    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Diane! Tudo bem?
    De cara, já fiquei interessada só por ser um nacional e como estou tentando lê-los com mais frequência, a dica foi anotada! Adorei saber que as histórias dos personagens são tangíveis e algo que me interessou foi a passagem pelos estados brasileiros, isso é algo que ainda não li nos livros daqui! Deu para perceber pela resenha que você realmente curtiu o livro, isso me deixou empolgada! Bjss
    Jéssica S. - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Diane!
    Ainda bem que gostou. Obrigado demais pelo interesse em Fugitivos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, não conhecia o livro ou o autor, mas achei a premissa diferente de tudo que já vi e o livro nem parece ser brasileiro de tão inusitado (e diferente) dos livros que vemos por aí. O fato de envolver crianças que tem seus problemas e traumas se unindo numa amizade improvavel, que só fortalece eles me deixou mais curiosa para saber e fiquei surpresa em você considerá-lo a melhor leitura do ano. Deve ser realmente muito bom.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Diane-de-Deus!

    Que livro encantador!
    Preciso ler, com certeza!

    Achei a premissa muito interssante, sem contar sua resenha que está muito bem escrita! Parabéns!

    Espero poder ler este livro em breve! :)

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  6. Olá, Diane.
    Que bom que você gostou. Eu adorei o livro e favoritei ele. É como você falou, esse tanto de páginas e a gente nem vê passar de tão boa que é a história.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane.

    Gostei demais da sua resenha, pois trouxe uma dica de leitura que não conhecia, mas que fiquei com muita vontade de ler. Achei legal você citar os temas que abordam a trama e mesmo que sejam assuntos pesados, saber que o autor sobre lidar com eles desperta mais interesse em ler a obra.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Diane!
    Não conhecia esse livro, mas adoro conhecer autores nacionais... obrigada!
    Tenho me surpreendido com a qualidade que encontro e, certamente, sua resenha colocou Fugitivos em minha lista de leitura :)

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  9. Olá Di,
    Apenas de ler sua resenha, consigo ver que é, mesmo, um bom livro.
    A premissa dele chamou minha atenção. Entendo que o autor criou uma obra com muitos detalhes mas que, a meu ver, vale a pena ler.
    Já anotei o nome e espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Diane :D
    Amei a resenha e super amei esse livro nacional ♥
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Diane! Tudo bem? Mesmo você dizendo que não viu o tempo passar enquanto lia o livro, tenho medo dessa quantidade enorme de páginas! rsrs Mas enfim, o livro parece ser ótimo (amo essa capa) e eu adorei sua resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Diane! Li esse livro há algum tempo e gostei bastante também. Foi bonito acompanhar o crescimento da amizade deles e vê-los, pouco a pouco, tornarem-se o porto seguro um do outro.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  13. Olá Diane, tudo bem?
    Com certeza temos grandes talentos em nossa literatura. Eu não conheço o autor e também não conhecia o livro, mas achei a premissa da história bem interessante.
    Vou anotar sua dica.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Diane! Este livro parece ser incrível, ultimamente tenho me interessado por livros deste tipo, que pareçam histórias reais. Ótima resenha, me despertou curiosidade.

    enquantoLeitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Diane, super legal autores nacionais, com cenário nacional, problemas nacional, adorei isso! Quero agora conhecer a obra!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Oiii, caramba!!! Que livro é este menina? Fiquei completamente encantada e devastada porque agora o desejo.
    Realmente eu conhecia a obra pela quantidade de gente que gosta e sempre está comentando sobre, leria com toda certeza!
    Beijão

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito quando os personagens dos livros, mesmo sendo jovens, são maduros. Isso deixa a obra bem mais interessante para mim. Então, esse detalhe me chama muito a atenção. Isso, aliado ao bom enredo, me faz querer ler a obra.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  18. Oi, adorei seu blog e já ganhou uma leitora. <3

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Diane, que resenha linda, muito bom quando as páginas voam e a gente nem vê! Adoro livros assim!
    Te indiquei uma tag no blog!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  20. Gosto de livros com essa pegada mais real e com dramas, fico contente de achar um livro assim na blogosfera, essas historias mais perto da nossa realidade como no caso de Fugitos é raro encontrar ainda mais nacional, vi pouquisimos nesse estilo e sinceramente é uma pena, pois esse tipo de enredo marca o leitor imensamente! Enfim, a resenha esta muito boa!

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bom?
    Eu vi quando o autor abriu a parceria mas não quis me inscrever por medo de não dar conta, e agora to me arrependendo amargamente!!
    O livro com certeza é muito bom, e acho legal os temas que ele aborda, ainda mais os protagonistas sendo crianças.
    Vou ficar aqui no arrependimento e na vontade de ler até conseguir comprar
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi
    que bom que o livro foi uma surpresa para você, já li muitas resenhas positivas desse livro e até tenho vontade de ler, mas por enquanto nem da para comprar. Nem vi quando ele abriu inscrições. Que bom que gostou da leitura e que ele trás problemas reais.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Diane!
    Vamos lá sabe tem uma quedinha e medo por esse livros que abordam realidade, eu já acho ela tão sofrida e ainda revivê-la numa leitura sempre me deixa bem pra baixo, mas achei a premissa do livro bem interessante e os problemas que ele aborda são bem pertinentes. Fora que ele me lembrou um filme americano que vi quando era criança e nem lembro mais qual o nome dele, mas 6 amigos fogem ainda adolescentes para descobrir o mundo e se livrar dos problemas. Deve ter sido realmente uma boa leitura!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo