27 janeiro 2022



Resenha # 236 : O Grande Panda e o Pequeno Dragão


 


Título: "O Grande Panda e o Pequeno Dragão"


Autor: James Norbury


Páginas: 160


Editora: Fontanar


Ano: 2021


Adicione no Skoob




   Recebi O Grande Panda e o Pequeno Dragão pelo Time de Leitores da Companhia das Letras e logo que esse livro chegou em minhas mãos o que mais me chamou a atenção foi a edição que está no mínimo espetacular! O livro possui ilustrações belíssimas feitas pelo próprio autor e tem como tema principal o desenvolvimento pessoal e pensamentos positivos. Aproveitei o domingo preguiçoso pra ler esse livro e, mesmo que já esperasse muitas frases inspiradoras, nunca imaginei que esses dois companheiros tão improváveis, um panda e um dragão, iriam mexer tanto comigo como eles fizeram.


   Quando estava passando por um momento difícil, o autor e ilustrador James Norbury, se deparou com um livro fascinante sobre budismo em um sebo. E, a partir daí, começou a estudar espiritualidade e meditação num nível mais profundo. Quando mais avançava no estudo, mais aprendia que não precisava ficar refém dos pensamentos negativos. É necessário serenidade para conseguir enfrentar um obstáculo por vez.


   Tendo descoberto uma coisa que o deixava tão feliz, o autor decidiu que era hora de ajudar mais pessoas. Dessa forma, juntou-se à Samaritans e passou a entender ligações de quem precisava de ajuda para lidar com a solidão, a ansiedade e a depressão. A extensão do sofrimento humano o chocou de tal forma que o deu inspiração para criar um pequeno grupo de apoio, porém, com a chegada da Covid-19 interrompeu seus planos. Como alternativa, para compartilhar tudo que aprendeu, o autor  resolveu criar desenhos que transmitissem essas ideias poderosas e transformadoras de maneira simples e acessível.  


   E, assim, criou O Grande Panda e o Pequeno  Dragão, dois amigos que embarcam em uma jornada pelas estações do ano. Muitas vezes eles se sentem perdidos, mas acabam por descobrir coisas maravilhosas. Juntos, exploram  as dores e as alegrias que nos conectam, e aprendem a viver o momento, a estar em paz com a incerteza e a encontrar a força para superar os desafios da vida.

 


    O Grande Panda e o Pequeno  Dragão é um livro com ilustrações lindas e várias mensagens belíssimas sobre a vida. Subdividido pelas quatro estações do ano, o livro aborda temas como amizade, recomeços, valorização das pequenas coisas, apreciação do belo, gentileza consigo mesmo e, é claro, sobre a importância de uma xícara de chá; o que nos proporciona excelentes momentos de reflexão. Através de frases curtas e impactantes e páginas somente com desenhos, o livro basicamente é uma metáfora da vida real, onde cada frase tem sua profundidade e reflexão, me identifiquei muito com todas elas e, sem dúvida, me fizeram  refletir bastante enquanto lia e, por diversas vezes, desejei que o livro fosse maior, pois não queria me separar desses dois grandes amigos.


   Não existe muito o que dizer sobre a história desse livro, é preciso experimentá-lo, é preciso embarcar nessa jornada junto com os personagens e deixar que eles te preencham por inteiro. Indiretamente, ele te convida a viver o agora, apreciando cada momento e deixando que a vida nos mostre o caminho. O Grande Panda e o Pequeno Dragão é um livro simplesmente maravilhoso, muito acolhedor, um verdadeiro sopro de amor no coração! A forma como o autor consegue nos tocar é incrível, eu mesma fechei o livro várias vezes, fechei os olhos e pensei muito sobre algumas coisas da vida.


   Enfim, O Grande Panda e o Pequeno Dragão é uma ótima leitura para renovar as esperanças, principalmente agora nesse início de ano! É também aquele típico livro pra se deixar na cabeceira da cama, ao fácil alcance dos olhos e da alma.



"Estamos perdidos de novo", disse o Grande Panda.

"Quando me perco", disse o Pequeno Dragão, "sempre ajuda voltar ao início e tentar lembrar por que comecei."






11 comentários:

  1. Não conhecia o livro mas vou pesquisar mais sobre ele.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Diane,
    acho que esse é livro que conseguimos tirar vários ensinamentos, várias reflexões. Gostei da indicação.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    não conhecia a história, parece ser uma leitura rápida e fofa contendo muitos ensinamentos, que bom que recebeu e gostou da leitura, poderia ter posta a foro de alguma ilustração do livro, para termos uma ideia dos traços.


    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que resenha serena! Estou encantada com a ideia desse livro, com a história por trás dele e com vontade de ler. Sua resenha ficou muito bonita, me trouxe serenidade. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Que resenha incrível. Já estou dodia para ler esse livro, parece tão leve e necessário.
    O tipo de livro que dá vontade de reler sempre
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Diane.
    Eu vi você mostrando o livro lá no Instagram e achei a edição espetacular. Mas não é o tipo de livro que eu leria. Não gosto de ler livros assim que tenham algum tipo de teor religioso. Sou mais de ficção mesmo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Di, tudo bem?
    Vou ser sincera: se não fossem seus elogios, eu não daria uma segunda olhada para a obra não! rs Não faz tanto meu estilo, capa e título não despertam meu interesse. Acho que sou do time da ficção, igual a Sil aqui em cima! rs
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu pensei que fosse um livro infantil, acredita?
    Fui lendo cada linha da resenha ficando cada vez mais surpresa.
    super leria, pois adoro - e preciso - de abordagens sobre saúde mental e adorei a forma como o autor conduziu. Espero conseguir futuramente.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  9. Oi Di, tudo bem?
    Adoro histórias e frases inspiradoras, desde que não sejam coach vibes, e esse livro parece um prato cheio para a inspiração. Adorei a dica! Já quero conferir as ilustrações, porque a capa eu achei lindinha demais.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Oi Diane! Que livro bonitinho, mas não me chamaria atenção se não fosse sua resenha. Parece ter uma boa mensagem, mas não sei se leria no momento. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Di, esse livro parece ser uma ótima pedida mesmo! Li outras resenhas sobre e a cada post que vejo, a minha vontade de embarcar aumenta. ♥ Adoro livros assim, com ilustrações e mensagens que renovam a esperança e tudo mais! Parabéns pela resenha e adorei o trecho que destacou. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo