08 janeiro 2022



Resenha # 234 : Para Sempre Interrompido


 


Título: "Para Sempre Interrompido"


Autor: Taylor Jenkins Reid


Páginas: 304


Editora: Paralela


Ano: 2021


Adicione no Skoob




    O que mais me chama a atenção nos livros da Taylor Jenkins Reid é que suas histórias transbordam emoção, a autora tem seu jeito próprio de criar histórias e ela sempre consegue deixar alguma marca no leitor. Sendo assim, estava muito animada pra ler Para Sempre Interrompido, ainda mais, pelo fato de trazer "pessoas reais". Geralmente, costumo gostar muito mais dos livros da Taylor Jenkins Reid que possui personagens comuns, do que os famosinhos de outros sucessos da autora. Outro fato que me chamou muito a atenção foi que o livro meio que promete uma desconstrução do "para sempre", e, isso, sem dúvida, me deixou muito curiosa pra saber como a autora trabalharia esse tema! Iniciei a leitura com altas doses de expectativas, evitei ler outras resenhas e, por fim, Taylor Jenkins Reid me surpreendeu muito com uma história extremamente melancólica, e, ao mesmo tempo, extremamente esperançosa!


   O livro traz a história de Elsie, uma jovem que não estava a procura de um romance. Não era dada a arroubos de espontaneidade como sua amiga Ana, cuja vida parecia uma grande aventura, sem nunca saber onde a noite poderia acabar. Com Elsie tudo era naturalmente mais previsível. Na noite chuvosa do primeiro dia do ano, ela resolve ficar em casa, pedir uma pizza, ler um livro. Porém, com a demora da entrega da pizza, ela decide ir até a pizzaria. Lá, ela conhece Ben, e sua vida começa a mudar em ritmo vertiginoso. 


   No dia seguinte, eles passam a tarde e a noite juntos. Assim como as próximas cinco semanas. Quatro meses depois do primeiro encontro, decidem morar juntos. Em seis meses, estão casados. E com nove dias de casamento, no que parecia ser apenas mais uma noite do resto de suas vidas... Elsie vê o corpo de Ben ser levado de ambulância.


   O tempo se contrai com a mesma força com que passara voando nos últimos meses, e Elsie se vê esmagada por um presente irreal. A gravidade da situação parece duplicar o peso de tudo. Existem questões burocráticas a resolver. Um funeral a organizar. E um passado a tirar a limpo. Porque, justo no momento em que uma pessoa sai de sua vida, outra chega de forma igualmente repentina: Susan, a sogra que ela nunca conheceu, e que só descobre que o filho era casado ao ser avisada de sua morte.


   Quando o senso comum diz que é preciso recolher os cacos e seguir em frente, Elsie se sente constantemente arrastada para trás. Pois é preciso revisitar o passado para conseguir aceitar o que lhe foi tomado; é preciso reavivar uma amizade de longa data que corre o risco de se extinguir. E, acima de tudo, é preciso fazer as pazes consigo mesma e descobrir novas formas de viver algo que possa, mais uma vez, ser pra sempre.



    Para Sempre Interrompido é narrado em primeira pessoa e intercala os capítulos entre o presente, onde Elsie se vê no desespero de perder seu grande amor; e o passado, época em que Elsie vivia com Ben. A narrativa da Taylor Jenkins Reid segue a mesma linha que a consagrou: arrebatadora, tocante e com um magnetismo que te suga pra dentro das páginas! A forma como a autora optou por criar a narrativa, intercalando o passado feliz e o presente enlutado, deixou tudo ainda mais doloroso de se acompanhar, pois, o leitor se apega a algo que aconteceu no passado, mas, a gente bem sabe que o final não será feliz. É uma leitura extremamente melancólica, dolorosa, e que traz em cada página a angústia de se perder um ente querido. Porém, por mais que Para Sempre Interrompido tenha todo esse peso, a autora traz um certo balanço para a história ao trazer o passado do casal, assim acompanhamos aquelas cenas fofas, que aquecem o coração e deixa o leitor apaixonado, mas, ao mesmo tempo, tristonho, pois, é muito amor para tão pouco tempo. 


   Os personagens são pessoas comuns, com vidas e empregos comuns e que se veem num momento de extrema tristeza: o luto! Minha relação com Elsie foi uma verdadeira montanha russa. Apesar de entender a sua dor e saber o quão real elas eram, confesso que ela me irritou em alguns momentos, mas, nada ao ponto de me impedir de torcer para que ela superasse tudo. Já Ben  foi um perfeito cavalheiro! É impossível não gostar dele e, por isso, sofrer com sua morte. E sua relação com Elsie foi muito bonita e divertida; é muito fácil  gostar dos dois juntos e ver que eles mereciam mais tempo juntos. Os personagens secundários também conquistam, dando foco ao apoio, amizade, ensinamentos e complementando a história. Dentre eles, destaco Ana, a melhor amiga brasileira, e o Sr.Callahan, um velhinho assíduo da biblioteca.


   Muito mais do que um livro sobre luto, Para Sempre Interrompido é um livro sobre renascimento e recomeços, sobre como sobreviver ao luto, sobre aquele turbilhão de sentimentos sufocantes que passam por saudade, raiva, inveja, solidão... Taylor Jenkins Reid nos mostra todas essas fases de uma forma maravilhosa e muito, muito, real. Para Sempre Interrompido é um livro belo! Nos mostra um amor que surgiu rápido e que foi embora mais rápido ainda, nos mostra a importância de se reconstruir quando tudo parece perdido e você acabou de perder o grande amor de sua vida... Fiquei imaginando quantas pessoas passaram exatamente por isso durante essa pandemia, quantos milhões perderam seus amores? A verdade é que a vida é um sopro e mesmo tendo a esperança do Céu, a gente nunca está preparado para a morte de quem amamos, ainda mais tão precocemente.


  Enfim, Para Sempre Interrompido é um livro que possui cargas dramáticas altíssimas, não possui reviravoltas, é apenas um livro sobre dor e perdas, por isso, por causa desses gatilhos, não é um livro que recomendaria para qualquer leitor, porém, para aqueles que não se importam de derramar algumas lágrimas, tenho certeza que pode ser uma excelente experiência de leitura!





10 comentários:

  1. Oi Di, como você está?
    Minha gêmea do drama, como eu gostei desse livro! Parece que vários nadas acontecem e ao mesmo tempo eu não conseguia largar, porque todos acontecimentos ou reviravoltas são emocionais! A Taylor mais uma vez super acerta ao construir uma história sensível e admirável!
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Diane, tudo bem?
    O livro parece ter uma trama tocante. Fiquei com vontade de conhecer a história de Elsie. Dica anotada!!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Nossa, não imagina que esse livro tinha uma carga tão pesada assim. E eu gosto muito com os autores desconstroem a ideia do para sempre, então certamente irei curtir.
    E meio que lembrei da personagem da Sandra Bullock, em Da Magia a Sedução, lendo sobre como a Elsie e o Ben se desenrolaram.

    um feliz 2022 tardio e cheio de realizações ;D
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diane.
    Eu amei a escrita da autora no livro da Evelyn Hugo, mas depois começou essa pandemia e estou evitando leitura mais pesadas e que me façam chorar. Por isso não quis ler mais nada dela. Sempre leio as resenhas antes e como vejo que sempre falam que vou chorar deixo para depois hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Diane! O meu favorito dela é D. Jones & The Six, esse até hoje nenhum outro dela superou, mas todos os que li da autora eu curti. Eu gosto desta narrativa dela que nos envolve facilmente nos dramas dos personagens. Este aqui quero ler agora em 2022.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Parece um romance muito interessante. Gostei da desconstrução do felizes para sempre.
    Bjus!

    www.galerafashion.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Diane! Tudo bom?
    A TJR quando quer fazer a gente chorar, SABE, né? Saudades me acabar chorando com Evelyn Hugo. Ainda não li esse, mas tenho bastante curiosidade! Só não tô na vibe de contemporâneos, ainda, então fica pra quando surgir a vontade.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que livro lindo!
    Fiquei super curiosa para fazer a leitura!
    Já adicionei a minha lista !
    Beijinhos!
    Taty
    www.conclusoesliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Di, tudo bem?
    Li 3 livros da Taylor e gostei dos 3, um em especial (Depois do Sim). Esse também está na minha lista! E vi outras resenhas como a sua criticando a protagonista, então já sei que preciso acalmar minhas expectativas em relação a ela pra não me frustrar tanto!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Oi
    eu ainda não li nada dela, mas tenho um livro físico que preciso ler, parece ser uma boa leitura, mas não sei se leria agora por ter uma carga mais pesada e eu estou querendo ler histórias mais leves no momento. Mas que bom que gostou bastante dessa leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo