30 abril 2021



Resenha # 215 : O Fator Fernanda




Título: "O Fator Fernanda"

Autor: Boris Gucovski

Páginas: 382

Editora: Chiado Books

Ano: 2021




      Se tem uma coisa que amo de paixão é descobrir novos autores, acho que o meio literário está sempre dando destaque para os mesmos autores que estão na hype... Sendo assim, sempre procuro sair fora dessa “bolha” e buscar novos nomes para trazer por aqui, e foi numa dessas buscas que encontrei o autor Boris Gucovski lançando seu primeiro livro! Com uma sinopse diferente e intrigante e uma promessa de um drama romântico, O Fator Fernanda logo me chamou a atenção e, como vocês já sabem, livros que misturam drama com romance sempre vira favorito por aqui, então, já comecei a criar altíssimas expectativas em cima desse lançamento! E já adianto pra vocês, Boris Gucovski superou todas as minhas expectativas e ainda me deixou impressionada por se tratar de um livro de estreia.
   O livro traz a história de Théo, um jovem de 26 anos, virgem e solitário que trabalha no bordel de seu pai e vive uma solidão crônica que não consegue sanar. Em meio a sua depressão e ansiedade, falta de amigos e vivendo no modo automático, Théo decide se aventurar num site de relacionamentos e, por lá, ele conhece Fernanda e, assim, vão construindo um relacionamento que salta das telas e vem pra vida real. 
   Apesar de ser muito envolvente, Fernanda não é uma mulher fácil, ela é errática e muito misteriosa, e possui uma profissão nada convencional, que é o oposto de Théo em quase todos os sentidos. Trata-se de um relacionamento impossível, fadado ao desastre? Uma ilusão? Uma combinação doentia? Ou simplesmente um último suspiro mútuo de esperança no amor? Théo não sabe ainda. O que irá descobrir é que na vida, tanto decisões certas quanto erradas trazem consequências, e a escolha por Fernanda virá carregada delas.


   O Fator Fernanda é narrado em primeira pessoa pelo protagonista Théo, o que possibilita acompanharmos bem de perto todos os medos, receios e limitações de sua vida. Aparentemente, tendo como cenário um bordel e um protagonista virgem, o leitor pode deduzir que se trate de um new adult clichezão, porém, não se trata de nada disso! O Fator Fernanda é um drama romântico, daqueles que faz o leitor estampar aquele sorrisinho bobo no rosto,  faz também sofrer e chorar e, é claro, se apaixonar por um casal tão improvável, mas, ao mesmo tempo tão perfeito um pro outro. A escrita do autor é muito fluida, envolvente, dramática e apaixonante nos momentos certos e com um humor sarcástico que arranca boas risadas também! Com um enredo instigante e um desfecho original, O Fator Fernanda é aquele livro que chega pra impactar o leitor e deixar marcas por um bom tempo.
    Os personagens foram muito bem construídos e fogem dos padrões convencionais, em O Fator Fernanda não existem aqueles típicos “santinhos”, pelo contrário, todos tem suas parcelas de erros e acertos, tornando-os assim bastante vívidos. Théo, é um jovem que muito me impressionou, ele é falho, sua ansiedade fala alto demais em sua vida e já passou por tantos traumas que uma depressão o consome. Achei interessante que o autor Boris Gucovski ao criar um personagem que sofre de ansiedade, ele faz com que o leitor acompanhe toda a narrativa sob as “lentes” ansiosas de Théo, o que faz com que a gente consiga sentir tudo aquilo que o personagem está sentindo, bem como seus medos, suas crises e aquela terrível  vozinha que fica ressoando na mente. Já, Fernanda, causou um misto de emoções em mim! Ela é impetuosa, não consegui confiar nela facilmente, mas, com o passar das páginas consegui me afeiçoar mais por ela. Juntos, o que posso dizer é que contra todas as probabilidades do amor, Théo e Fernanda,  foram feitos um para o outro!
   Muito mais que um romance com altas doses de drama, O Fator Fernanda é um livro que fala sobre solidão, sobre se sentir sozinho num mundo lotado de gente e sobre aquele desejo de encontrar alguém especial para dividir a vida e compartilhar aquela tarde preguiçosa de domingo. É um livro sobre aquele tipo de amor que não pede nada em troca e faz daqueles momentos bobos, como uma simples mensagem ou um cineminha, um dia único e especial. Além disso, O Fator Fernanda abre espaço para outras reflexões também como relações familiares, ansiedade, depressão e algumas questões femininas também, como o uso do próprio corpo e como, infelizmente, o mundo ainda teima em tirar conclusões machistas sem antes averiguar os casos.
   Enfim, O Fator Fernanda foi uma leitura incrível, que me despertou os mais variados sentimentos, me fez apaixonar por um casal improvável e me tirou o chão com um desfecho inimaginável! Desejo do fundo do meu coração que vocês dêem uma chance para esse livro que é um nacional de alta qualidade! Leiam, por favor, apenas leiam!



Para os leitores interessados, o livro físico está com FRETE GRÁTIS no site da Chiado Editora ( CLIQUE AQUI e compre o livro físico na Chiado Editora - lembre de selecionar a opção “reais” no topo do site -) e o e-book está sendo vendido na Amazon ( CLIQUE AQUI e compre o e-book na Amazon ).



13 comentários:

  1. Oi, Diane! Como vai? Parece-me uma obra incrível. Gosto de livros de cunho dramático, sendo assim este aí já está na minha lista de futuras leituras. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu também tenho essa estranha mania de me aventurar e tentar conhecer o máximo de autores que puder.
    Para sim, sair dessa bolha dos dito famosos.
    E amo literatura brasileira!Por isso, olha aqui meu sorriso =) ao ler sobre ele e com uma resenha que já fiquei aqui sofrendo por Théo e ansiando pelo amor improvável ter dado certo.
    Já vai pra listinha de desejados com certeza!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Oi Diane,

    Confesso que não conhecia o autor, mas a premissa é bem interessante, e tem temas bem legais para uma romance com drama.
    Vou deixar anotado como dica, quem sabe eu não leio mais para a frente.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Diane! Não conhecia a obra, mas pelas suas palavras parece ter uma história incrível. É tão bom quando um livro nos surpreende desta forma. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Olá, Diane.
    Eu achei esse titulo bem instigante, faz com que a gente fique interessado no livro hehe. Mas acredito que não leria ele por agora. Diferente de você se tem romance com drama já estou fugindo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Di,
    Você sabe que faz meu estilo, né? rs
    Não conhecia o livro, mas como é um drama sensível e emocionante, eu super leria!
    Vou correr para a Amazon para ver o ebook!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Diane
    Que legal essa história! Eu nem conhecia mas achei muito tocante o tema. Eu imagino como o Théo lidaria com essa situação de estar se sentindo constantemente só e resolver isso através de relacionamento virtual. Parece ser um tema bastante interessante! Amei a resenha.
    Beijo
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Diane.
    Vi alguns stories seu sobre esse livro lá no instagram e fiquei com aqela vontade loca de ler.
    também sou dessas leitoras que amam um bom drama com romance, choro durante a leitura então já sei que esse livrp pode ser uma boa leitura pra mim.
    nunca tinha ouvido falar do autor, mas vejo que é seu primeiro livro.

    ResponderExcluir
  9. Olá Diane
    Achei a premissa desse livro diferente .o.que me chama a atenção é o fato do autor trazer um personagem masculino com 26 anos e ainda ser virgem .Que bom que trouxe essa questão da ansiedade da virgindade para o personagem masculino. Até que enfim estão olhando para os problemas que os homens também enfrentam .

    ResponderExcluir
  10. Hey Diane o/

    É muito bom tentar sair da bolhar e conhecer novas tipos de escrita.

    Parece ter uma boa construção de personagem e traz um assunto muito importante que é a ansiedade e depressão.

    Que bom que essa leitura foi muito boa para você!

    Boas leituras,
    Karen Gabrieli | Apesar do Caos

    ResponderExcluir
  11. Oi Diane,
    Confesso que também amo descobrir novos autores, não sou o tipo de pessoa que compra um livro pela capa e dificilmente sigo o hype do que todo mundo tá lendo no momento.
    Achei esse livro super interessante, pois não é clichê e traz um casal protagonista realmente bem improvável. Fiquei interessada e super curiosa com o final.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi
    não conhecia, legal que está trazendo um novo autor por aqui, sempre é importante divulgar, parece ser envolvente a história, eu entendo isso de solidão muitas vezes me sinto assim. Que bom que gostou da historia e do casal.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Diane!
    Como você sempre estou em busca de novos autores nacionais e que trazem um enredo interessante, como esse, diferente do que ando acostumada a ler, principalmente porque o protagonista masculino vive dentro de um bordel, porém é virgem, achei excepcional esse plot.
    Romances com dramas onde podemos nos identificar com as personagens, proporcionam sempre uma boa leitura.
    Se tiver oportunidade, lerei, valeu a dica.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo