17 março 2021



Resenha # 210 : Por Trás de Seus Olhos





Título: "Por Trás de Seus Olhos"

Autor: Sarah Pinborough

Páginas: 352

Editora: Intrínseca

Ano: 2017

Adicione no Skoob




   Ultimamente ando lendo tantos comentários sobre Por trás de Seus Olhos, que fui totalmente influenciada pela hype, confesso que se não fosse o burburinho em relação a esse livro, talvez, ele até passasse despercebido na minha visão de leitora, mas, a minha curiosidade foi maior e resolvi adquirir o livro pra saber se a história era tudo isso que estão falando por aí. O que mais me chamou a atenção e mais me fez desejar a leitura foi que todos leitores relatavam que o final é tão surpreendente que tinham sido “feitos de trouxas”... Será que ia acontecer comigo também? Essa era a minha curiosidade! Já posso adiantar que foi uma leitura bem surpreendente, bem instigante, mas que teve também o seu lado frustrante.

   O livro traz a história de Louise, uma mulher que é mãe solteira, trabalha como secretária e está presa à rotina da vida moderna: ir para o escritório, cuidar da casa, do filho e tentar descansar no tempo livre. Em uma rara saída à noite, ela resolve ir para um bar e acaba conhecendo David, um psiquiatra que se mudou recentemente para a cidade, com quem acaba se envolvendo. Apesar de ter sido apenas um beijo, Louise fica animada com a ideia de ter conhecido alguém após tanto tempo solteira. Teria dado muito certo se não fosse por dois fatos que acabou descobrindo mais tarde: primeiro, David é casado; segundo, David é o novo médico (e, consequentemente seu chefe) na clínica onde ela trabalha.

   Logo no primeiro dia de trabalho de David, ao topar com Louise, ele faz questão de esclarecer do equívoco ocorrido no bar. Mesmo assim, em pouco tempo, os dois passam a ter um caso. No entanto, a história só piora. Certa manhã, ao levar o filho para a escola, Louise acaba esbarrando em Adele, a esposa de David, que a convida para tomar um café, dizendo-se nova na cidade e querendo fazer novas amizades. Louise acaba se apegando a Adele, mesmo sabendo dos riscos de ser amiga da esposa do amante.

   Com o passar da história, Louise percebe muitas estranhezas no casamento aparentemente perfeito de David e Adele. Algo está realmente muito errado, e Louise quer as respostas. E, se você acha que sabe para onde esta história vai, pense de novo, porque Por trás de seus olhos não se parece com nenhum livro que já tenha passado por suas mãos. À medida que é arrastada para a história do casal, Louise acaba com mais perguntas que respostas e a única coisa certa é que algo naquele casamento está muito, muito errado.

   Por Trás de Seus Olhos é narrado em primeira pessoa e intercala os capítulos entre Adele e Louise, por isso, o leitor tem a chance de ter uma visão bem ampla de todos os acontecimentos, a autora distribui também ao longo da trama alguns capítulos contendo o passado do casal, o que deixa o leitor ainda mais ávido por respostas. A escrita de Sarah Pinborough é daquele tipo que te prende e o leitor não consegue largar o livro, é também muito bem construída e nos faz ficar criando teorias mirabolantes o tempo todo! Toda vez que eu pegava essa leitura eu tinha vontade de devorar o livro de uma vez só, não conseguia parar de ler e cada capítulo se fundia com o outro de uma forma incrível, a autora merece todo o mérito do mundo por sua escrita simples e bem direcional em certos momentos. Como todo thriller psicológico, como sempre vamos ser enganados e pegos de surpresa com os acontecimentos finais e a famigerada revelação bombástica, digno de final de novela mexicana para ser mais sincera. Sobre o grande plot twist, que estava super curiosa, onde tantos leitores relatavam ter sido “feito de trouxas”, confesso que realmente fui feita de trouxa! É surpreendente? Sim! É original? Sim! Poderia ter imaginado? Nunca! Sarah Pinborough realmente me pegou de surpresa, mas achei tudo meio “sem pé e sem cabeça” e o que mais senti naqueles últimos capítulos  foi raiva, aliás, muita raiva... E nem vou falar a história envolvendo os gatos, pois foi desnecessário também, ainda mais levando em conta que tenho muito amor por esses bichinhos (isso não é spoiller)! 

    Os personagens são muito bem construídos e, na minha opinião, é o ponto forte do livro! A autora soube muito bem desenvolvê-los, e ela faz isso de uma forma tão magistral, que você não sabe o que é real dentro da historia desses personagens, quem eles realmente são. Sarah Pinborough  joga o leitor  pra lá e pra cá... Uma hora você acha que X está mentindo, depois você acredita nele e já acha que Y é o mentiroso... Não dá pra saber quem é o vilão, quem é a vítima, quem é mais doente. A relação entre os personagens é muito doentia e o leitor fica no meio desse furacão sem conseguir se agarrar á um dos personagens, pois, nenhum deles exala confiança.

   Por Trás de Seus Olhos é um livro que se destaca pelo seu plot twist, apesar de não ter curtido, compreendo toda a euforia que causou nos leitores, pois realmente não dá pra imaginar. Não consigo expurgar em palavras o sentimento que eu estou após ler este livro. É envolvente, original e insano, tudo ao mesmo tempo. A autora criou um triângulo amoroso fascinante, a relação de Adele, David e Louise é tóxica, o amor é tratado de forma doentia e obsessiva. Tem um jogo de persuasão, de opressor e oprimido muito louco. A autora te instiga, faz sua cabeça para que você mude de opinião o tempo todo. Tem também toda uma questão de sonhos lúcidos, terrores noturnos, projeção astral e é tudo muito assustador, mas ao mesmo tempo é muito interessante, você fica querendo saber cada vez mais! 

    Enfim, Por Trás de Seus Olhos tinha tudo pra ser 5 estrelas + favorito, porém os últimos capítulos foram tão frustrantes que só consegui classifica-lo no Skoob com 3 estrelas. Mas, devo admitir que talvez seja uma questão minha mesmo, onde não aceitei muito bem alguns acontecimentos.





15 comentários:

  1. Opinião sincera é o melhor que tá tendo! rs
    Adoro!!
    Eu ainda não li o livro,mas confesso que preciso muito ler. Eu devorei a série numa sentada e estou até hoje, tentando entender o final ou melhor, aceitar o final.
    Com certeza, espero ler e me surpreender de novo!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Tá todo mundo falando desse livro mesmo! SOCORRO
    Confesso que não estou querendo muito ler ele, mas quero assistir a série sim.
    Doida pra saber se esse final é mesmo surpreendente HAHAHA

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Esse livro está na minha lista a algum tempo, a capa chamou muito minha atenção e eu gostei do enredo e do mistério que envolve a história, os personagens parecem ser bem complexos e esse final hein, curiosa para saber o que acontece.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito um thiler psicológico, todo mundo falando dele, essa é a primeira resenha que leio dele e me deixou ainda mais curiosa em conferi isso tudo que estão comentado dele
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Diane
    Entáo eu tinha colocado esse livro na minha lista de desejados há um bom tempo desde que eu vi uma resenha dele no canal da Ju Oliveira .Isso foi bem antes dele ser tornar esse hypie. Mas depois que saiu a serie eu vi outras resenhas do livro no qual tomei conhecimento de algumas coisas que aconteceram no livro é depois disso eu desisti de ler .

    ResponderExcluir
  7. Olá, Diane!
    Eu ameeei sua opinião sobre o livro! Eu não sou muito de ler Thriller psicológico, mas confesso que esse despertou minha curiosidade. A série está na minha lista da Netflix, mas eu sabia pouco sobre a história. Com sua resenha, fiquei curiosa para saber mais sobre esse plot do livro e se vai ser retratado da mesma forma na série.
    Vou tratar de conferir os dois em breve xD

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Diane.

    Adorei sua opinião porque estou com muita vontade ler este livro por causa da série que muitas pessoas estão comentando e também ainda não assisti. Eu gosto de ler histórias que contém triangulo amoroso, mas quando é bem construido e parece que este livro contém um bem interessante. Vou tratar de lê-lo logo.

    Bjos
    https://consumidoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Diane. Como vai? Que pena que os últimos capítulos não tenham lhe agradado, mas ainda assim curtiu o livro como um todo. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Diane!
    Bom ver que a escrita da autora é perfeita.
    Fujo dos triângulos amorosos, porém aqui, parece que ele tem um sentido, embora deixe o leitor na dúvida até o final.
    Se a trama é criativa, surpreendente e bizarra, já fiquei interessada, ainda mais por saber que o final foge dos padrões normais dos termos policiais.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Oi...
    Eu assisti a série e gostei muito, foram várias surpresas e fiquei até tensa com o final... Não sei se leria o livro pq já sei de toda a história, mas acho que gostaria... foi uma pena o final não ter sido legal pra vc.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Diane.
    Apesar de ter gostado muito do livro não achei original. Já tinha assistido um filme bem antigamente onde o final é esse hehe. Mas valeu pelo suspense todo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Eu amo um suspense psicológico e já fiquei aqui só pensando o que poderia ser esse final. Parece ser o tipo de livro que se devora rapidinho.

    ResponderExcluir
  14. Quase pensei que Esse livro fosse aqueles livrinhos românticos que estamos habituadas à ler. Fiquei muito curiosa para entender o que acontece e o que aconteceu para ser um pouco frustrante. Realmente pela capa em nada chamaria a minha atenção.

    ResponderExcluir
  15. Oiie,
    Tem tantas pessoas falando desse livro e da série que estou muito curiosa para ler e assistir também.. Li vários comentários em relação a ele e que o final deixa muito a desejar, mas pretendo ler em breve.

    Beijinhos: Tempos Literários

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo