22 fevereiro 2021



Literatura ao Cubo


 Oi, gente. Tudo bem com vocês?

Hoje eu resolvi trazer de volta uma coluna que mantinha há um tempo atrás aqui no blog: Literatura ao Cubo! Pra quem não conhece, nessa coluna indico três livros sobre algum tema específico ou que tenham algo em comum. Para o mês de fevereiro escolhi o tema Relações Familiares. Bora conferir minhas dicas de leitura?


O que eu mais gosto em livros que abordam o tema relações familiares é que nos mostra o quanto o amor é incondicional e pode ser doado, reconstruído e por aí vai... Na minha opinião, livros que falam sobre família são leituras inspiradoras, que nos mostram que nem tudo é perfeito, mas que se o amor prevalecer tudo pode dar certo ou pelo encontrar uma saída pelo bem de todos. Enfim, são histórias que sempre tem muito o que ensinar e nos mostram que a grama do vizinho pode até parecer ser mais verde, mas, se você olhar de perto não é tão verde assim.

A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS   -   Maurício Gomyde

Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar.

Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V.

Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.

A Máquina de Contar História é um livro que é inteiramente sobre família! Aqui encontramos a vida de um escritor que sempre se preocupou apenas com sua carreira, então, quando ele perde sua esposa ele vê o quanto desperdiçou os pequenos momentos da vida e o quanto esses pequenos momentos são importantes. A partir daí ele começa uma jornada pra reconquistar suas filhas e o pouco que sobrou de sua família. É uma leitura super inspiradora, que nos diverte, que nos faz chorar e que nos faz dar valor naqueles momentos de bobeira que passamos com aqueles que amamos. Achei a história de uma delicadeza enorme! Fala sobre erros e acertos, sobre redenção e perdão. Logo no começo, com a morte de Viviana, já sabia que o desenrolar de tudo iria mexer com o meu coração e estava certa... Me emocionei diversas vezes e no final, não teve jeito, terminei em lágrimas! Mesmo sem a presença da matriarca, dá pra sentir o amor e carinho que ela tinha pelas filhas e pelo marido, senti toda a dor de Vinícius com a morte de Viviana, e a dor do arrependimento quando a noção de que ele deixou de viver com a esposa anos que jamais voltariam. E que mágico é ler e poder sentir a mesma coisa que as personagens. Sentimentos profundos e complexos que encaramos ou vamos encarar em algum momento em nossa vida. Para mim, Gomyde deixa uma mensagem muito clara em sua obra: nada nesse mundo pode ser mais importante ou pode substituir o amor de uma família.

AS MIL PARTES DO MEU CORAÇÃO   -   Colleen Hoover

Autora best-seller do New York Times aborda relacionamentos e transtornos mentais em uma narrativa que discute os limites do que é normal.

Para Merit Voss, a cerca branca ao redor da sua casa é a única coisa normal quando o assunto é sua família, peculiar e cheia de segredos. Eles moram em uma antiga igreja, batizada de Dólar Voss. A mãe, curada de um câncer, mora no porão, e o pai e o restante da família, no andar de cima. Isso inclui sua nova esposa, a ex-enfermeira da ex-mulher, o pequeno Moby, fruto desse relacionamento, o irmão mais velho, Utah, e a gêmea idêntica de Merit, Honor. E, como se a casa não tivesse cheia o bastante, ainda chegam o excêntrico Luck e o misterioso Sagan. Mas Merit sente que é o oposto de todos ali.
Além de colecionar troféus que não ganhou, Merit também coleciona segredos que sua família insiste em manter. E começa a acreditar que não seria uma grande perda se um dia ela desaparecesse. Mas, antes disso, a garota decide que é hora de revelar todas as verdades e obrigá-los a enfim encarar o que aconteceu.

Mas seu plano não sai como o esperado e ela deve decidir se pode dar uma segunda chance não apenas à sua família, mas também a si mesma. As mil partes do meu coração mostra que nunca é tarde para perdoar e que não existe família perfeita, por mais branca que seja a cerca.

Em As Mil Partes do Meu Coração, Colleen Hoover destrincha o estereótipo de família perfeita e nos mostra que qualquer família possui problemas, os Voss acreditavam que manter segredos era a melhor forma de proteção para seus integrantes, porém, essa “proteção” é justamente o que os leva para a ruína. Sofri e me emocionei muito com essa família disfuncional e com as decisões de um pai que se equivocou demais enquanto tentava proteger os filhos. As Mil Partes do Meu Coração é um livro que fala sobre a importância de se abrir, de conversar quando tudo à sua volta se torna confuso demais. É um livro que fala sobre como as aparências podem ser enganadoras e como é importante se abrir a novas perspectivas. Colleen Hoover nos alerta a todo instante para a importância de nossa saúde mental, e o quanto situações que muitas vezes são minimizadas ou até mesmo desprezadas no nosso dia a dia devem ser levadas a sério. As Mil Partes do Meu Coração é uma leitura importante, porque não temos aqui apenas mais uma história de amor, mas sim, de superação, aceitação e desenvolvimento pessoal. Enfim, As Mil Partes do Meu Coração é uma leitura intensa, emocionante, delicada, que aborda diversos assuntos importantíssimos e que acaba com nossos corações - do jeitinho que só a CoHo sabe fazer!!!

A GRANDE  SOLIDÃO   -   Kristin Hannah

Kristin Hannah já vendeu mais de 15 milhões de livros no mundo. A Grande Solidão vendeu 200 mil exemplares em apenas dois meses nos Estados Unidos.

Alasca, 1974.

Imprevisível. Implacável. Indomável.

Para uma família em crise, o último teste de sobrevivência.

Atormentado desde que voltou da Guerra do Vietnã, Ernt Allbright decide se mudar com a família para um local isolado no Alasca.

Sua esposa, Cora, é capaz de fazer qualquer coisa pelo homem que ama, inclusive segui-lo até o desconhecido. A filha de 13 anos, Leni, também quer acreditar que a nova terra trará um futuro melhor.

Num primeiro momento, o Alasca parece ser a resposta para tudo. Ali, os longos dias ensolarados e a generosidade dos habitantes locais compensam o despreparo dos Allbrights e os recursos cada vez mais escassos.

Porém, o Alasca não transforma as pessoas, ele apenas revela sua essência. E Ernt precisa enfrentar a escuridão de sua alma, ainda mais sombria que o inverno rigoroso. Em sua pequena cabana coberta de neve, com noites que duram 18 horas, Leni e a mãe percebem a terrível verdade: as ameaças do lado de fora são muito menos assustadoras que o perigo dentro de casa.

A Grande Solidão é um retrato da fragilidade e da resistência humana. Uma bela e tocante história sobre amor e perda, sobre o instinto de sobrevivência e o aspecto selvagem que habita tanto o homem quanto a natureza.

A Grande Solidão é uma leitura mais densa, com temas bem pesados e mostra que nem sempre o lar pode ser o lugar mais seguro. Aqui acompanhamos a história de uma família cheia de falhas e que tenta se agarrar a uma relação que não existe mais, uma família que vivem um verdadeiro tormento e precisam “pisar em ovos” pra que ninguém saia literalmente machucado... A Grande Solidão é um livro que trata o amor como um sentimento selvagem, onde em meio a tantas vertentes ele pode ser tanto a salvação quanto uma ruína. Até que ponto o amor pode chegar, sem se tornar uma obsessão? Esse é o maior questionamento do livro e nos faz pensar em vários desdobramentos que esse sentimento pode trazer para uma pessoa que está completamente apaixonada e cega para todas as imperfeições daquele que devia amá-la. Um fato que achei interessante é que A Grande Solidão mesmo se passando em meados de 1970 nos mostra as inúmeras dificuldades que mulheres vítimas de violência domestica enfrentavam naquela época, o que destaca a origem de barreiras ainda sentidas em dias atuais em situações bem semelhantes. Ao meu ver, a maior mensagem que Kristin Hannah deixa nas entrelinhas das páginas é que nós mulheres devemos ser fortes, sobreviventes e a heroína de nossas próprias histórias! Enfim, A Grande Solidão é um livro extremamente sensível, intenso e brutal num cenário arrebatador e selvagem, Kristin Hannah escreve com uma perfeição impar e presenteia seus leitores com um romance único, dilacerante e difícil de esquecer. Recomendo a leitura de olhos fechados pra todos vocês!


Quando fui preparar esse post percebi que minha estante é repleta de livros que falam sobre relações familiares, então, diante de tantos títulos, resolvi escolher aqueles que são meus favoritos e que tenho certeza que vocês vão gostar! Por isso, podem acolher essas dicas de olhos fechados, pois só escolhi livros perfeitos e sem defeitos! 

Espero que tenham gostado do tema que escolhi pra esse mês e me contem aí nos comentários: qual é o livro cujo tema é relações familiares que vocês mais gostam?

Beijos e até o próximo post!




12 comentários:

  1. As Mil Partes do Meu Coração foi o único que li até o momento e gostei demais! Aliás, CoHo é maravilhosa(quase sempre)
    Estou aqui tentando pensar em um livro que traga relações familiares e só me veio na cabeça,Na Hora da Virada que li recentemente e gostei muito!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas. Só li a do CoHo e já quero ler o da Kristin. Amo esses livros mais familiares e que tem várioas personagens para amar.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também gosto de bons dramas familiares, mas geralmente os livros que leio envolvem suspense junto com as relações familiares, como por exemplo, Pequenos Incêndios Por Toda Parte, O Homem Sussurro e Proibido.
    Gostei do seu comentário e da premissa de As Mil Partes do Meu Coração.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  4. Já li e morri de chorar com As Mil Partes.
    Vontade de ler Kristin.
    Amei a volta da coluna

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li os livros da Coollen houver.
    E amo Kristin Hannah.

    ResponderExcluir
  6. As Mil Partes do Meu Coração é maravilhoso!! Forte e necessário! O primeiro livro da CoHo que li e amei demais!

    Gosto bastante dessas histórias de relações familiares apesar de não serem as minhas preferidas elas tem um cantinho especial no coração!

    Beeijos

    http://estanteflordelis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Também curto muito livros que abordam relação familiares sempre aprendemos muito com esses livros, é muito importante sempre abordar esse tema e ficara tento aos gatilhos que cada livro nos apresenta.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Realmente é um tema bonito de ser lido. Gostei dos livros.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Eu adoro os livros da Colleen porque ela trabalha muito bem dramas familiares. Recentemente eu li Se Não Fosse Você dela e adorei o trabalho de relação entre mãe e filha que ela criou na trama.
    Tenho muita curiosidade em ler os livros da Kristin Hannah, qualquer hora pego um deles.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Gostei desse estilo de indicação/ resenha em trio, conhecendo agora. Ando meio afastado da blogosfera mas estou gostando da visita na sua página hoje. Abraços!!

    https://wallsbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Adorei a ideia da coluna! Já conheço a escrita do Maurício Gomyde e da Colleen Hoover, mas não li os indicados!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Adorei a ideia da coluna, e já quero muitas outras. Aliás, ainda não li nenhum destes livros mas já anotei as dicas. Amo livros com essa abordagem familiar.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo