20 janeiro 2021



Resenha # 204 : Daqui Para Baixo




Título: Daqui Para Baixo

Autor: Jason Reynolds

Páginas: 320

Editora: Intrínseca

Ano: 2019

Adicione no Skoob



   Confesso que Daqui Para Baixo não foi uma leitura que me chamou muita atenção na época de seu lançamento, porém, com o passar do tempo fui acompanhando as resenhas de meus amigos blogueiros e aí a curiosidade foi mais forte e acabei comprando um exemplar pra mim. O que mais me deixou curiosa foi que, além de tratar de assuntos bem pesados e atuais, todo o hype acerca de toda a história se passar em 67 segundos me deixou muito intrigada... Como o autor trabalhou essa narrativa? Como é possível uma história se passar em pouco mais de um minuto? E, diante de tanta originalidade, como ele conseguiu agradar tantos leitores? Comecei a leitura com essas perguntas em mente e, pra minha surpresa, Jason Reynolds respondeu todas elas com perfeição e, pra minha sorte, Daqui Para Baixo se tornou o primeiro favorito de 2021!

    O livro traz a história de Will, um garoto negro de 15 anos que presencia o assassinato de seu irmão mais velho, Shawn, outro adolescente negro. A introdução do livro narra esse assassinato sob a visão de Will, até o momento em que o garoto volta para casa com sua mãe, e é a partir daí que o livro se torna realmente cativante.

   Tendo em vista o assassinato de seu irmão, Will pensa em se vingar do assassino. Ele pega uma arma em sua casa que pertencia ao seu próprio irmão e entra no elevador do prédio para descer e ir matar essa pessoa. Desse ponto da história em diante, toda a narrativa se passa dentro desse elevador, portanto em pouco mais de um minuto.

    A cada andar em que o elevador para uma pessoa diferente entra e, a partir disso, o menino faz diversas reflexões sobre a decisão de ir assassinar a pessoa que matou seu irmão, sobre sua própria história, a história de pessoas que se parecem com ele e etc. Em resumo, então, o livro praticamente inteiro, em suas 320 páginas, acontece no tempo de uma descida de elevador.

   Daqui Para Baixo é uma leitura extremamente marcante, sensível e poética. O fato do livro todo ser escrito em verso, faz com que seja possível ler o livro inteiro muito rapidamente, dando mesmo uma sensação de descida de elevador, o que faz toda a diferença. Ler um livro em que conteúdo e forma se articulam e se complementam tão bem é bem emocionante e é preciso reconhecer o mérito do autor ao conseguir fazer isso com tanta desenvoltura. Mas, pra ser sincera com vocês, eu não consigo transpassar em palavras o que a narrativa tem a dizer, porque é um livro que fala por si só. O que posso dizer é que se trata de uma narrativa incrível e real, extremamente bem escrita e impactante. Eu adoraria que esse livro estivesse nas escolas brasileiras, que os professores levassem essa história até os alunos, discutissem e entendessem esse livro, porque ele merece total atenção. Não conhecia a escrita do Jason Reynolds, mas fiquei encantada com a sua versatilidade e desenvoltura na criação da história que me encantou, me impactou, me fez refletir e que me surpreendeu muito com o final, mesmo sendo uma história toda em versos e por isso não muito aprofundada, mas as metáforas utilizadas pelo autor, trouxeram mais dinamismo para a obra o que tornou a história no fim ainda mais intrigante.

   O protagonista Will, nos mostra de forma crua como é viver em um bairro que tem suas próprias regras, e é bem chocante e triste ver como a violência é normalizada. Tiroteios, assassinatos, gangues entre outras coisas, fazem parte da rotina. E a medida que novos personagens vão surgindo em cada andar, vamos percebendo que eles não são apenas “ferramentas pra fazer andar a trama” e, sim, personagens com características próprias, me vi curiosa sobre cada um deles. Obviamente é um livro para emocionar, mas tem bastante sutileza, tudo acontece de forma bastante natural. Este é um livro que mostra a realidade de muitas pessoas e isso é bastante triste, mas fico feliz pelo autor poder mostrar essa realidade, que também foi a sua, em um livro incrível.

   Daqui pra Baixo é uma obra que expõe, no rápido intervalo de tempo em que seu protagonista está no elevador, as muitas histórias que se entrelaçam nas vidas de quem sofre diariamente com a violência e não encontra apoio na sociedade ao redor. Infelizmente, a sociedade parece que já se acostumou transformar a vida de pessoas reais em estatísticas, mas, através de Will conseguimos enxergar o vazio que cada partida inesperada deixa na vida daqueles que ficaram para trás.

    Enfim, Daqui Para Baixo é aquele típico livro que crava uma marca no leitor, onde você não consegue apenas ler o livro... você o sente! Você sente a dor do personagem, você quer chorar junto com ele e torce para que no final ele siga o caminho certo. Esse foi o meu primeiro livro favoritado em 2021 e aposto que vocês vão me ver falando muito sobre ele ainda! Leitura mais que recomendada!!!




12 comentários:

  1. Eu já quero esse livro faz tanto tempo,mas nunca consigo comprar, seja pela leseira de esquecer e ir passando outros na frente.
    Mas depois dessa resenha especial, já vou correndo comprar essa belezinha e dar um jeito de sentir toda essa dor de Will!!!
    Beijo

    Angela Cunha/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Diane. Como vai? A obra parece-me bastante marcante! Que bom que gostou da leitura. Ótima resenha. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Eu li esse livro ano passado e gostei muito. Também adorei o jeito que o autor escolheu contar a história e em como em diversos momentos a gente para e reflete em como pode ser um livro necessário para os jovens.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Diane, amei sua resenha, esse livro já estava na minha lista para futuras leituras mas, ainda não comprei. Amei o seu layout novo, as cores mudaram e eu não tinha visto ainda, está lindo.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Diane,
    Que resenha linda! Já vi muitas pessoas com uma opinião parecida e tenho muita vontade de conhecê-lo. Já li o livro infanto-juvenil "Fantasma" do autor e gostei muito da sua escrita.

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  6. Já havia lido outras resenhas sobre esse livro e também acho incrível que o autor tenha conseguido colocar pouco mais de um minuto dentro de 320 páginas. Além disso, gosto dessa reflexão que o livro traz sobre a vida e o ciclo da violência. Esse livro está na minha lista para ler futuramente, mas preciso me preparar para ele.
    Amei sua resenha Diane, ficou muito profunda.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá, Diane.
    Eu ia falar que não conhecia o livro por causa do título. Mas dai ao ler a resenha lembrei que já tinha visto ele em um outro blog e achei muito interessante isso dele acontecer em tão pouco tempo e basicamente em apenas um cenário. Vou querer ler sim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tinha ouvido falar dele! Dica super anotada! Gosto muito de livros nessa pegada!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  9. Aquele 1 minuto que muda tudo
    60 segundos para decidir entre a vingança e a aceitação

    ResponderExcluir
  10. Oi Di, tudo bem?
    Esse livro parece tocar na ferida em vários sentidos né? São temas importantes pra gente refletir. E a duração da história também me chamou a atenção!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi Diane,

    Que livro interessante! Ainda mais pelo estilo de narrativa e tempo da história.
    Esse diferencial me deixou curiosa para ler.
    Dica anotada!

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. 67 segundos? Whats?
    Como assim ? haha não consigo imaginar uma história sendo contada nesse intervalo de tempo.
    Ai menina.. me deixou curiosa kkk
    Beijokas

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo