19 junho 2020



Resenha # 194 : Um Lugar Bem Longe Daqui



Título: "Um Lugar Bem Longe Daqui"
Autor: Delia Owens
Páginas: 336
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Adicione no Skoob


      Sem sombra de dúvidas, Um Lugar Bem Longe Daqui, de Delia Owens, foi um dos livros mais queridinhos de 2019! É inevitável, qualquer blog, canal, instagram literário que você acesse vai encontrar esse sucesso da Editora Intrínseca! O que mais me chamou a atenção nesse livro foi a sinopse que prometia um mistério intrigante e surpreendente e, é claro, as excelentes classificações e comentários de meus amigos blogueiros me fizeram desejar muito essa leitura. Sendo assim, iniciei a leitura muito empolgada e, já adianto, que quando cheguei na última página me peguei de frente para o livro que acabou se tornando um daqueles livros favoritos de toda uma vida!
   O livro traz a história de Kya Clark, “a menina do brejo”, que durante muitos anos, boatos sobre o seu nome assombraram Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Ela, no entanto, não é o que todos dizem. Sensata e inteligente, Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, tendo as gaivotas como amigas e a areia como professora. Abandonada pela mãe, que não conseguiu suportar o marido abusivo e alcoólatra, e depois pelos irmãos, a menina viveu algum tempo na companhia negligente e por vezes brutal do pai, que acabou também por deixá-la.
   Anos depois, quando dois jovens da cidade ficam intrigados com sua beleza selvagem, Kya se permite experimentar uma nova vida — até que o impensável acontece e um deles é encontrado morto.
   Ao mesmo tempo uma ode à natureza, um emocionante romance de formação e uma surpreendente história de mistério, Um Lugar Bem Longe Daqui relembra que somos moldados pela criança que fomos um dia e que estamos todos sujeitos à beleza e à violência dos segredos que a natureza guarda.
   A obra foi incluída no clube de livros de Reese Witherspoon, que posteriormente adquiriu os direitos de adaptação cinematográfica e vai produzir o filme com a Fox 2000.
   Um Lugar Bem Longe Daqui é narrado em terceira pessoa e alterna a narrativa entre presente e passado, nos contando um pouco da história de abandono da protagonista, desde quando a mãe vai embora até sua vida adulta. A narrativa de Delia Owens é magistral e descreve com perfeição a “vida no brejo”, bem como a natureza que a envolve e a sua vida solitária. Talvez por sua experiência como cientista, a autora conseguiu inserir a natureza como um dos personagens do livro. Com descrições apaixonadas sobre paisagens e animais, a autora consegue inserir o leitor naquela paisagem, dando a sensação durante a leitura de que estamos realmente naquele cenário! Outro ponto que chama muita a atenção nesse livro é o mistério, mas, não é aquele mistério intricado, impossível de ser desvendado, pelo contrário. Para o leitor mais atento, é fácil perceber quem é o assassino, mas essa percepção levanta uma imensa dúvida, porque fica a perplexidade de que realmente é essa pessoa. Na verdade, surpreendente mesmo é a forma como o assassino é descoberto, por quem é descoberto, e o que essa pessoa decide fazer com a descoberta. É um trecho curto, muito emocionante, e, sem sombra de dúvidas, foi o momento em que tive a certeza de que Um Lugar Bem Longe Daqui se tornou o meu livro favorito da vida!
   Os personagens foram muito bem construídos e se conectam a assuntos bem contemporâneos, como o preconceito racial e social e como algumas pessoas podem ser descartadas da sociedade por questões ínfimas. Em contrapartida, temos também aqueles personagens que fazem a diferença e ajudam o próximo com o pouco que possuem... Dá pra perceber que são personagens bem atuais, né? Já a protagonista Kya, a estrela do livro, é aquela personagem que você consegue se conectar facilmente, que você acompanha o seu amadurecimento e torce por ela o tempo todo! Ela sofreu preconceitos, sofreu com a rejeição e se tornou uma pessoa reclusa, diferente, mas nem por isso deixou de ser uma pessoa absolutamente fantástica e fascinante. Isso me fez pensar em quantas pessoas incríveis estão sendo deixadas de lado e sendo esquecidas por conta de pensamentos mesquinhos e pequenos. Quantos talentos e personalidades incríveis estarão sendo relegados à marginalidade?
   Um Lugar Bem Longe Daqui é um livro que fala, principalmente, sobre a nossa responsabilidade social em relação aos outros, a nossa função como sociedade. Ficam questionamentos sobre a possibilidade da vida dos esquecidos, excluídos e solitários ser diferente caso estes tivessem recebido apoio por parte daqueles que os desprezaram. Fala um pouco também da violência doméstica, de crimes contra a mulher, da segregação racial nos anos 50/60, mas não aprofunda muito nessas questões. O foco aqui é mesmo as consequências da solidão e da exclusão social.
   Enfim, sinto que não descrevi nem a metade de tudo o que senti lendo Um Lugar Bem Longe Daqui! Esse é um livro que merece todo o sucesso e a única coisa que posso fazer é deixar um apelo pra vocês: Leiam, por favor, leiam!!!




14 comentários:

  1. Oi, Diane como vai? Li este livro ano passado e a leitura me agradou completamente. Que bom que gostou de o ler. Amei sua resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Aquele livro que vale uma vida!!!Foi uma das minhas últimas leituras e enquanto leio sua resenha, fico aqui olhando ele na estante e trazendo Kya pro coração ainda. Que livro maravilhoso, quantos sentimentos, quanto sentir.
    É sim, olhar o outro, se colocar no lugar do outro. Kya carregou tanta dor, mas também carregou tanto dela, de sua força, do seu suportar.
    O trabalho da Editora está impecável e é um livro que vou recomendar a todos que me perguntarem sobre uma história que marca a vida!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Oiii Diane

    Eu quero demais ler esse livro, ele parece incrivel e eu te entendo bem quando a gente faz a resenha mas pensa que o livro é tão profundo, tão tudo de bom que parece que até a spalavras ficam dificeis para externar tudo o que a leitura despertou na gente. Com certeza quero ler esse livro.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Diane!
    Eu acho que já ouvi falar nesse livro sim, mas não tenho absoluta certeza :P
    Gostei da indicação e da sua resenha! Só não sei se leria, porque parece ser uma leitura do tipo emocionante e eu odeio chorar com livros haha (mesmo assim, isso acaba acontecendo eventualmente)

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  5. Sempre escuto falar desse livro, mas não sabia exatamente do que se tratava. Mais atual, impossível, né? ♥ E tive essas sensações que você descreveu quando eu li "A menina que roubava livros". Vou colocar na minha listinhas de possíveis futuras leituras. Muito obrigada pela dica! :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  6. ola que resenha linda !sim quero muito ler esse livro .esta na minha lista de desejados ha um bom tempo .todas as resenhas que leio dele sáo elogiosas .

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane!

    Realmente, Um Lugar Bem Longe Daqui foi um dos lançamentos mais tops da Intrínseca no ano passado. Acho que NUNCA vi uma pessoa dar nota ruim para essa história. Inclusive fico muito feliz que você tenha gostado. <3

    Beijo!
    https://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Realmente tb ouvi falar mto bem desse livro!! Ele está na minha lista pra esse ano!!

    Parabéns pelo post ficou incrível em detalhes!!

    Bjo

    Http://estanteflordelis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Di,
    Eu li esse livro e gostei bastante!
    É uma leitura bem envolvente e por mais que você tenha noção do que possa vir a acontecer, a escrita te surpreende pela emoção que sente. Tadinha da Kya, sofre demais.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Diane.
    Eu tenho bastante vontade de ler esse livro desde que vi ele sendo lançado. E agora com sua resenha fiquei com mais vontade ainda. Só não gosto desse estilo de capa que a Intrínseca tem publicado em seus livros. Elas seguem o mesmo padrão, tanto romance como suspense, drama. Dai a gente fica sem saber que tipo de livro é hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi Diane.
    Que resenha maravilhosa! Dá para sentir o seu carinho e encantamento pela história e me deixou com muita vontade de ler e conferir todo esse mistério. Vou colocar na lista.
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Olá Diane
    Eu vi inconstáveis resenhas sobre essa obra e surgiu até um certo interesse, mas como não é um gênero que eu não leio, não sinto vontade suficiente pra fazer a leitura, mas eu fico curiosa a respeito da obra porque apesar das resenhas eu ainda não sei bem o que acontece hahaha se um dia eu tomar coragem e vergonha na cara, com certeza vou ler.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi
    parece ser uma boa leitura, muitos estão falando desse livro e até adicionei na lista de desejado porque está me intrigando, ainda mais pela situação que a protagonista viveu, e também para entender melhor a história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo