06 janeiro 2020



Resenha # 180 : A Grande Solidão



Título: "A Grande Solidão"
Autor: Kristin Hannah
Páginas: 400
Editora: Arqueiro
Ano: 2018
Adicione no Skoob


   Kristin Hannah é uma das autoras que mais recebo recomendações de leitores, mas que infelizmente nunca tinha tido a oportunidade de conhecer suas obras. Como todos vocês já devem saber, sou uma grande admiradora de romances e dramas, portanto, nunca tinha dúvidas de que as histórias dessa autora me conquistaria, e foi com esse pensamento que comecei a leitura de A Grande Solidão, um livro que prometia desde a sinopse uma experiência tocante e com um misto de sentimentos capazes de moldar o leitor. Apesar de estar com as expectativas altíssimas Kristin Hannah conseguiu suprir todas elas e agora quero ler tudo o que essa mulher tiver escrito!
    O livro traz a história de Ernt Allbright, um homem que vive atormentado desde que voltou da Guerra do Vietnã. Buscando o isolamento do mundo e com a esperança de encontrar a tão desejada paz e tranquilidade, Ernt decide se mudar com sua família para um local isolado e solitário no Alasca. Sua esposa, Cora, é capaz de fazer qualquer coisa pelo homem que ama, inclusive segui-lo até o desconhecido. A filha de 13 anos, Leni, também quer acreditar que a nova terra trará um futuro melhor.
   Num primeiro momento, o Alasca parece ser a resposta para tudo. Ali, os longos dias ensolarados e a generosidade dos poucos habitantes locais compensam o despreparo dos Allbrights e os recursos cada vez mais escassos. Porém, o Alasca não transforma as pessoas, ele apenas revela sua essência. E Ernt precisa enfrentar a escuridão de sua alma, ainda mais sombria que o inverno rigoroso. Em sua pequena cabana coberta de neve, com noites que duram 18 horas, Leni e a mãe percebem a terrível verdade: as ameaças do lado de fora são muito menos assustadoras que o perigo dentro de casa.
    A Grande Solidão é um retrato da fragilidade e da resistência humana. Uma bela e tocante história sobre amor e perda, sobre o instinto de sobrevivência e o aspecto selvagem que habita tanto o ser humano quanto a natureza.
   A Grande Solidão é narrado em terceira pessoa sob as perspectivas de Leni e a narrativa é dividida em três partes, onde podemos acompanhar o amadurecimento de Leni e suas tentativas em compreender o amor imprevisível que une os seus pais. A escrita de Kristin Hannah é extremamente tocante, delicada, frágil e faz com que o leitor se vê imerso em todas as situações e sintam o que os personagens estão sentindo, por diversas vezes tive que fechar o livro e tentar segurar as lágrimas que teimavam em cair. Outro fato interessante é que a autora descreve de forma magistral toda a paisagem inóspita do Alasca, fazendo com que o leitor se sinta em meio a todo aquela ambiente gélido, escorregadio e traiçoeiro. Os personagens, sentimentos, ações, desenrolar da história... Tudo foi feito com perfeição e ao finalizar a leitura não tenho outra palavra melhor para definir Kristin Hannah do que EXPETACULAR!
    Os personagens são bastante vívidos, facilmente percebemos todo o ódio, tormento e imprevisibilidade presente na personalidade de Ernst e como tudo isso molda a vida de sua família. Já Cora, é uma mulher que poderia ter uma vida totalmente diferente, mas que se sente refém do amor que sente por Ernst e se agarra a ilusão de que ele pode melhorar, eles podem voltar a serem felizes e com isso arrasta para esse turbilhão de emoções sua filha Leni, que passa a acreditar em todas as ilusões criadas por sua mãe. Desta forma, Leni e Cora passam a medir suas ações, tomando cuidado extremo para nunca ativar o lado monstruoso de Ernt, não percebendo que elas mesmas estavam caminhando numa direção obscura e angustiante.
    A Grande Solidão é um livro que trata o amor como um sentimento selvagem, onde em meio a tantas vertentes ele pode ser tanto a salvação quanto uma ruína. Até que ponto o amor pode chegar, sem se tornar uma obsessão? Esse é o maior questionamento do livro e nos faz pensar em vários desdobramentos que esse sentimento pode trazer para uma pessoa que está completamente apaixonada e cega para todas as imperfeições daquele que devia amá-la. Um fato que achei interessante é que A Grande Solidão mesmo se passando em meados de 1970 nos mostra as inúmeras dificuldades que mulheres vítimas de violência domestica enfrentavam naquela época, o que destaca a origem de barreiras ainda sentidas em dias atuais em situações bem semelhantes. Ao meu ver, a maior mensagem que Kristin Hannah deixa nas entrelinhas das páginas é que nós mulheres devemos ser fortes, sobreviventes e a heroína de nossas próprias histórias!
   Enfim, A Grande Solidão é um livro extremamente sensível, intenso e brutal num cenário arrebatador e selvagem, Kristin Hannah escreve com uma perfeição impar e presenteia seus leitores com um romance único, dilacerante e difícil de esquecer. Recomendo a leitura de olhos fechados pra todos vocês!




34 comentários:

  1. Oi, Diane como vai? Esse livro é maravilhosamente bem desenvolvido e escrito. Eu adorei a leitura dessa obra. Sua resenha ficou perfeita, parabéns! Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse é um livro que sem dúvida eu leria depois de preparar bem o meu psicológico, haha.
    Gostei muito da sua resenha e achei linda a capa do livro.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha, Diane. Não conhecia esse livro, mas tenho certeza de que é uma leitura que vale a pena! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. so nice blog :) I follow you on gfc # 1648 ,follow back?

    https://styleoflifet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Kristin Hannah é uma autora que eu nunca vi críticas negativas. Eu sou louca para ler alguma obra dela, gosto de livros com esse tipo de temática, que provocam reflexões e sempre mudam algo na gente.
    Amei sua resenha, deu para sentir bastante o que você sentiu ao realizar a leitura.
    Beijos,
    https://blog-apaixonadaporpalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a autora e muito menos o livro, me parece algo bem impactante, principalmente por considerar a violência doméstica na década de 70 que pode trazer coisas piores que encontramos hoje em níveis de crueldade a depender do tipo de governo que se tenha no país, isso também contribui. Gostei de sua resenha e indicação, anotado aqui.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Diane.
    Eu amo a autora. Quem é fã de romances mais fortes ela é uma ótima pedida. Eu comprei esse livro na BF e assim que der vou colocar ele na fila de leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi, Diane. Tudo bem?
    Eu tenho dois livros da autora em casa e ainda não li nenhum, mas depois dessa resenha darei uma chance, amo narrativas tocantes.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  9. Nossa!!! Que resenha maravilhosa. Deu até vontade de ler esse livro, você conseguiu mostrar o quanto esse livro é tocante, fiquei com vontade de ler.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que resenha incrível. Parece ser um livro maravilhoso e com um enredo muito bom, já quero ler
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ser a heroína da nossa própria história... acho que esse é o segredo. É preciso a sociedade e nós mulheres, enfrentar situações complicadas na própria pele, para entender isso de fato. Eu não li esse livro mais amei ler sua opinião sobre o mesmo. Gostei da sensibilidade da autora e da história que ela criou. Enfim, dica mais que anotada!


    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu sou fã da escrita dessa autora, pois ela tem o dom de tocar a nossa alma e nós fazer refletir sobre a vida. Parabéns excelente resenha, mais um para lista dos desejados.

    ResponderExcluir
  13. Essa autora é muito boa mesmo, ela cativa o leitor com suas palavras. Ótima resenha!

    Bjx,
    aguardo você!
    www.priscilafrr.com l Instagram l Facebook l Pinterest

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Tenho bastante vontade de ler algo da autora, mas ainda não consegui. Pelo o que tu disse, essa estória parece ser realmente incrível, então super quero ler! Adorei a resenha!!!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  15. Esse ano pretendo ler um livro dessa autora. Todo mundo elogia horrores e me deixa bem curiosa.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    O que me chama a atenção na narrativa da autora é justamente isso, a forma que ela consegue abordar o amor e o modo que ela constrói seus personagens.
    Recomendo para você ler Jardim de Inverno dela, é um livro que me arrebatou. Estou com mais dois livros dela na estante que eu pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Diane!

    Esse parece ser um livro bem tocante e que mexe com a gente, observar a trajetória deve ser algo também doloroso, então não é bem o tipo de livro que você pega pra relaxar. Mas gostei da premissa, também vejo muitos elogios à escrita da autora, e tenho curiosidade de conferir alguma obra sua! Ótima resenha!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Hey Diane! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, e é muito bom ver uma resenha tão positiva dele. Nada como uma paz absoluta pra conhecermos melhor nossa alma, não é?
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  19. Oi, Di

    Eu amo a Kristin e amei esse livro, mas meu preferido segue sendo As Coisas Que Fazemos Por Amor. Estou super ansiosa para ver a adaptação desta história, espero que eles não percam a essência da narrativa e que o Alasca aqui descrito não perca suas particularidades. Vamos aguardar, né?

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  20. Oi Diane,
    Eu separei um livro da autora pra ler esse ano e espero conseguir.
    Gostei muito da trama desse e todo foco emocional e familiar. Gosto de dramas maternais.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  21. Oie,

    Nunca li nada da autora, mas tenho curiosidade em ler, pois tenho uma amiga que é super fã dela rs.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  22. Oi, Diane.
    Sempre leio críticas excelentes sobre os livros da autora, mas nunca tive a chance de ler nenhum livro dela. Vou ver se me animo como você, mas acho que vou escolher algum menos intenso para começar. Pela sua descrição, acho que pode ser dramático demais para mim no momento! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  23. Li apenas um livro da autora até agora e estou louca pra ler mais coisas dela. Achei essa premissa bem intensa e atual e acresito que será uma leitura tocante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oii, tudo bem?
    Eu também sempre vejo muitas pessoas recomendando essa autora para se ler, e fico feliz que todas as indicações são validas. Esse livro parece trazer uma carga dramatica bem grande, coisa que gosto bastante dependendo do desenrolar da mesma, então pode ter certeza que esse livro já esta na minha listinha de desejados.

    ResponderExcluir
  25. Ahh antes de mais nada eu fiquei apaixonada pela foto do post! Eu tenho alguns livros da autora na estante que tenho vontade de ler e acredito que não vou me decepcionar. Grande Solidão é um dos que não tenho e quero comprar e pela maneira que descreveu a história tenho certeza de que não vou me decepcionar. Amo um enredo sensível e intenso ao mesmo tempo!

    ResponderExcluir
  26. Nossa! Que resenha! Cheguei a sentir um pouco das emoções dessas duas personagens, presas num relacionamento que poderia destruí-las. É realmente muito fácil nos iludirmos, acreditarmos que uma pessoa pode mudar, que devemos dar outra chance. Mas imagina ter que viver numa casa temendo ativar o lado monstruoso de alguém que deveria sempre te proteger e amar? Isso é um relacionamento abusivo e destrutivo. E muitas mulheres, esposas e filhas, vivem presas a esse tipo de relacionamento mesmo nos dias atuais, o que é muito triste e precisa parar.

    Já me recomendaram muito essa autora, mas ainda não tive a oportunidade de ler os livros.

    ResponderExcluir
  27. Olá, Diane! Tudo bem?

    Como sempre você arrasa nas resenhas e mais uma vez eu fico instigado a ler um livro indicado por você. Eu ainda não li os livros da Kristin, mas quero ler ao menos um livro dela nesse ano de 2020.

    Eu acho muito difícil uma pessoa mudar, principalmente se for por causa de outra pessoa. Só sei que cada pessoa é de um jeito e essa parte comportamental por vezes é difícil de lidar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  28. E impressionante o fato de que apesar da história de se passar em uma outra época o relacionamento abusivo ainda seja um tema tão atual. Sempre leio muitos elogios a respeito da escrita dessa autora e como ela consegue de forma fácil transporta ao leitor os sentimentos que os personagens estão vivenciando. Por isso e claro que me interessei pela leitura dessa obra, e não vejo a hora de adquiri-la.

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia esse livro e nem a autora. Gosto de romances, mas não sei se leria esse. Esse me pareceu ser muito trágico, mesmo que você o tenha descrito como Espetacular. Obrigada mesmo assim pela dica e pela descoberta de um novo livro!

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bom?
    Kristin Hannah é simplesmente maravilhosa! Me emociono com ela desde o primeiro livro que li e continuo assim por todos os outros, ela é fantástica em despertar sentimentos. Fiquei muito feliz de ver o quanto gostou! Espero ver mais livros dela por aqui <3
    Quanto A grande solidão, para mim foi um dos livros mais intensos da autora. Assim como você, me encantei e me emocionei com a trama. É um livro muito lindo e rico <3
    Adorei relembrar um pouco da história dele através da sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Oi, Diane!
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas sempre vejo recomendações e resenhas falando que seus livros são bem intensos e envolventes. Um dia ainda quero tirar a prova disso, esse livro parece perfeito pra isso.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    Já ouvi falar muito dessa autora, mas ainda não li nenhum livro dela, só leio várias resenhas positivas sobre sua escrita e sensibilidade ao colocar emoções na escrita. Adorei sua resenha fiquei curiosa sobre os personagens e sobre a trama envolvida, como fazem as coisas em nome do amor e depois ver que não é a solução aos problemas, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  33. Olá, li uns poucos livros dessa autora e tenho interesse em ler outros tantos. Enquanto lia sua resenha foi muito fácil associar algumas características dessa histórias as que já li. Sem sombra de dúvidas a autora tem uma inclinação por narrativas sensíveis e comoventes. Suas impressões me fazem crer que esta história não só trás uma mensagem importante mas uma lição inestimável. Adoraria ler este livro em algum momento.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  34. Oie amore,

    Gostei da capa já!
    Fiquei curiosa pra ler a história de Ernt, deve ser bem intensa.
    Mais não sei se estou num bom momento pra ler uma história que pela sua resenha parece ser tão intenso!

    Beijokas!
    www.facedeumacapa.com.br

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo