20 setembro 2019



Resenha # 155 : Céu sem Estrelas



Título: "Céu sem Estrelas"
Autor: Iris Figueiredo
Páginas: 360
Editora: Seguinte
Ano: 2018
Adicione no Skoob


   Céu sem Estrelas é o  meu primeiro contato com a escrita de Iris Figueiredo e confesso que a leitura foi muito além de minhas expectativas. Fiquei impressionada com a capacidade que a autora tem em infiltrar em nossos pensamentos e nos fazer sair de nossa zona de conforto. Delicado, intenso e comovente, Céu sem Estrelas é um livro que dá um tapa na cara da sociedade e nos faz pensar sobre as questões que realmente importam.
    O livro traz a história de Cecília, uma jovem que acredita que todo mundo a abandona. Ela nunca conheceu o pai, e sua relação com a mãe e o padrasto sempre foi complicada - era comum que a garota fosse mandada para passar uns tempos com a avó quando alguma discussão ficava mais acalorada. Agora, aos dezoito anos, ela acabou de passar no vestibular e ser aceita no curso de desenho industrial, mas não consegue se dedicar aos estudos quando tudo à sua volta parece desmoronar.
   Sem emprego e expulsa de casa, a garota ainda sofre com a baixa autoestima e com o julgamento constante das pessoas por ser gorda. Ela encontra refúgio nos livros, no carinho de sua avó e na casa de Iasmim, sua melhor amiga. Lá, Cecília passa a conviver com Bernardo, irmão de Iasmim, que parece sempre disposto a ajudá-la e apoiá-la. Para sua surpresa, a amizade logo evolui para um romance.
   Apesar de estar encantado por Cecília, Bernardo esconde seus próprios traumas e ressentimentos, e terá de descobrir se finalmente está pronto para se comprometer. Cecília, por sua vez, precisará lidar com uma série de inseguranças em relação ao corpo - e com a instabilidade de sua própria mente.
    Entre provas, festas, chopadas e bolsas de iniciação científica, Bernardo vai aprender mais sobre quem é - e sobre o homem que quer se tornar. Enquanto isso Cecília vai finalmente descobrir por que se sente tão diferente das outras pessoas, e onde encontrará forças para seguir em frente.
   Céu sem Estrelas é narrado em primeira pessoa e alterna os capítulos entre as versões de Cecília e Bernardo, o que possibilita um maior entendimento da história, já que conhecemos bem de perto todas as angústias e incertezas que cercam os protagonistas. A escrita de Iris Figueiredo é extremamente sensível, delicada, honesta e, ao mesmo tempo, dolorosa e pesada nos momentos certos. Fiquei impressionada com a facilidade que a autora tem para abrir nossa mente para refletir, sentir e tentar entender o que os personagens estão passando.
    Os personagens foram muito bem construídos e são tão sensíveis que é impossível não sentir empatia por eles. Cecília, a grande estrela, é uma jovem que além de ter seus próprios problemas dentro de casa com sua mãe e padrasto, ainda sofre depressão e se sente inferior a qualquer outra mulher pelo simples fato de estar acima do peso. Bernardo é um jovem que se encaixa muito bem nos “padrões” e é privilegiado em todos os sentidos que se possa imaginar e, como um bom rapaz deve ser, ama Cecília do jeito que ela é. Os personagens secundários também são muito agradáveis e reforçam a importância de existir pessoas que propaguem o amor ao invés de preconceitos mesquinhos.
    Céu sem Estrelas traz muitas questões a serem debatidas como depressão, automutilação, gordofobia, machismo, mas, ao meu ver, a maior mensagem deixada no livro é sobre aceitação, sobre autodescobrimento, sobre entender cada tipo de beleza e o que ela representa. Céu sem Estrelas é um livro real, humano, que poderia ser a história de qualquer um de nós, um livro que fala abertamente sobre preconceitos e que mostra a importância de se ter uma família bem estruturada.
   Enfim, Céu sem Estrelas foi uma leitura muito reflexiva, que me fez pensar sobre as pessoas que estão ao meu redor e como o mundo é feito de “padrões”, onde dá a sensação que estamos a mercê dos rótulos que a sociedade impõe... Essa leitura é necessária, deveria ser obrigatória e recomendo pra todos vocês!




13 comentários:

  1. Já sei que amaria a leitura. Sempre tive problema com autoestima por ser plus e isso afetou muitos dos meus relacionamentos porque eu me sentia extremamente inferior e não digna de namorar quem estava comigo. Isso vai corroendo a nossa mente aos poucos e é super tóxico. Fiquei bem curiosa com a jornada de Cecília e já quero saber mais sobre o processo de aceitação dela. <3

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  2. Oi, Diane!
    O enrendo parece ter uma grande carga emocional. Fiquei muito tentada a ler o livro devido ao temas que são abordados.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oi Diane, Sinceramente?! Eu adoro livros assim, que nos trasportam e além disso é intenso, e nos faz pensar!
    Eu nunca li nada da autora, dica anotada!!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  4. Oi, Diane como vai? Eu li essa obra e é de fato bastante reflexiva. Os livros da autora são maravilhosos. Ótima resenha, adorei. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. OI, Diane
    Eu não li o livro, recebi da editora mas não senti tanta vontade de ler, infelizmente. Vi muitas resenhas a respeito da obra e imagino que ela seja ótima mesmo.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Diane.
    Eu quis muito ler esse livro quando lançou por causa do tema Gordofobia. mas acabou passando o tempo e perdi a vontade hehe. Mas agora lendo sua resenha eu quis ler ele novamente. Vou anotar aqui e dar uma chance ao livro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi, Diane!
    Todo mundo fala muito bem desse livro e, apesar dos temas abordados, ainda falta algo para realmente me fazer querer ler também
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  8. Oi Diane,
    COMO EU AMO ESSE LIVRO ♥
    Li perto da Bienal do ano passado e se tornou um dos meus favoritos.
    Sem contar que conheci a autora e ela é um amorzinho!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Diane! DE fato, um livro necessário. Eu achei a história muito boa, sem apelação e realista ao ponto de nos fazer refletir. Nota dez. Bom domingo. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oiii Di

    Eu achava que esse livro fosse só mais um romance e fiquei impressionada lendo a resenha e sabendo que ele é bem mais profundo e traz umas questões interessantes e atuais, temas necessários pra gente refletir. Já está adicionado no meu Goodreads, quero ler quando puder.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oi
    pelo que você falou parece ser uma leitura emocionante e envolvente, eu nem conhecia a autora e fiquei interessada na leitura, é bom ver autores Nacional ganhado destaque nas editoras.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Diane!
    Já vi muitos comentários positivos sobre esse livro e acho muito importante autores que discutem esses temas tão atuais. Eu já sofri e ainda sofro muito com autoestima e acho que ele ia me pegar um pouco, por isso não sei se leria nesse momento. É aquela coisa, precisamos estar com a mente boa pra ler sobre esses temas. Adorei a resenha!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  13. Oi Diane,

    Já vi bastante elogios sobre esse livro, mas não li ele ainda.
    É bom quando o livro é reflexivo e nos traz mensagens importantes.


    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo