13 julho 2018



Resenha # 149 : Carta a D - História de Um Amor




Título: Carta a D - História de Um Amor
Autor: André Gorz
Páginas: 112
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2018
Adicione no Skoob


   Sabe aquela expressão que diz que tamanho não é documento? Então, Carta a D - História de Um Amor representa muito bem essa questão, por se tratar de um livro bem pequenino, com pouco mais de 100 páginas, mas que tem um conteúdo tão emocionante, sensível e carregado de sentimento que é capaz de desbancar qualquer livro grandalhão por aí... Quando a Companhia das Letras me enviou esse exemplar nunca imaginaria que me tocaria tanto e não exagero quando digo que foi uma baita surpresa!
   O livro é escrito em forma de uma carta do autor a sua esposa, onde já está sendo considerado uma das declarações de amor mais conhecidas e emocionantes de nosso tempo, este livro é também uma afirmação comovente de companheirismo entre duas pessoas apaixonadas."Você está para fazer 82 anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que 45 quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz 58 anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca." Assim André Gorz inicia sua carta de amor a Dorine, mulher ao lado de quem ele passou a vida e que há alguns anos sofria de uma doença degenerativa incurável.
   Como um dos principais filósofos do pós-guerra francês, Gorz escreveu inúmeros livros influentes, mas nenhuma de suas obras será tão amplamente lida e lembrada quanto esta carta simples e bela, em que ele rememora tanto a história de companheirismo, amor e militância do casal como a trajetória intelectual que percorreram juntos.Um ano após a publicação de Carta a D., um bilhete encontrado na casa onde moravam fez as vezes de pós-escrito à narrativa: André e Dorine tiraram a própria vida juntos, numa renúncia comovente a viver sozinhos.
   Carta a D - História de Um Amor é escrito em forma de uma carta do autor André Gorz para sua amada esposa Dorine e, na minha humilde opinião, sem dúvida esse livro é uma das maiores demonstrações de amor e, por se tratar de uma história real, tudo fica mais emocionante e sensível e mostra muito sobre companheirismo e amor verdadeiro. Além de uma belíssima história de amor, a obra tem também alto teor histórico, já que a história do casal se confunde com a própria história da França. É muito interessante acompanhar como André e Dorine passaram juntos pelos momentos mais relevantes do país, e como a atuação política de ambos se entrelaça à relação amorosa entre eles.
   Carta a D - História de Um Amor foi seu último livro, escrito em homenagem a sua esposa Dorine, com quem viveu por quase sessenta anos. Acho que podemos considerá-lo uma carta de amor e também uma carta de despedida. Nele, André Gorz faz uma análise de toda sua vida, relembrando os momentos mais difíceis e importantes de sua carreira apenas para constatar que nada do que fez ou produziu teria sido possível sem sua esposa, e que talvez ele não tenha dito isso com todas as letras em seus trabalhos. Ficamos sabendo como os dois se conheceram, de como ele se sentia em relação ao mundo e à sua família, ressaltando essa relação de amor e de companheirismo que se estabeleceu entre os dois no decorrer de suas vidas. E ficamos sabendo também que Dorine teve um papel fundamental em toda a produção teórica, filosófica e política desse autor, tendo o encorajado durante toda sua vida.
    A edição da Companhia das Letras está simplesmente belíssima, com direito a caixinha externa que dá um toque especial e enche os olhos de qualquer colecionador de livros. Os demais detalhes são bem simples, mas, combinam e condiz com a proposta do livro. Gostaria de falar mais e mais dessa obra tão especial, mas, creio se me estendesse muito por aqui poderia estragar a leitura de vocês, acho que o mais legal de tudo é deixar que esse pequeno livro te surpreenda sozinho, então, aqui deixo meu apelo: Leiam, por favor, leiam!




19 comentários:

  1. Deve ser lindo ver essa história de amor de 60 anos ser mostrada em sua forma mais realista. Acho que esse livro soube fazer isso e seu texto demonstra que ele fez isso bem. Confesso que só não gostei muito da capa, poderia ser mais trabalhada para que assim chamasse mais atenção dos leitura. Enfim, amei a dica.

    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é de um jeito que nunca li , mas parece ser lindo, super tocante.
    Está belissima mesmo essa edição. Fiquei apaixonada!
    Amei a dica! Não conhecia.
    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Diane.
    Em um momento literário, que tratam o amor como algo tão banal, saber que existe um livro assim já me deixa animada para ler. E ainda mais que a história é real. Não importa o tamanho do livro, o que importa são os sentimentos que ele transmite e isso parece que ele faz com perfeição. Claro que vou querer ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Diane,
    Eu to apaixonada por essa edição, que coisa fofa esse formatinho de envelope.
    A história parece muito bonita, ainda mais sobre o casal e os momentos tristes e felizes. Romance de verdade!

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Oi Diane,
    Parece mesmo uma história bem sensível e por ser algo bem curtinho, sei que vai ser arrebatador do inicio ao fim.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Para além do design lindo, o conteúdo do livro também parece ser maravilhoso!

    Tem post novo lá no blog. :)

    Abraços,

    Jennifer.

    http://entrelinhasentrepautas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Diane!
    Eu achei a diagramação desse livro bem linda e a caixinha dá um toque a mais, né? <3 Achei uma graça. Porém, não é um livro que me chamou a atenção, infelizmente.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  8. Oi
    não conhecia, que bom que gostou da leitura, parece ser uma bela declaração de amor para a amada do autor, deve ser uma bela história para a leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Diane,
    Acho essa edição linda, a embalagem em que o livro vem é linda e criativa. Acredito que seja mesmo um livro de arrancar suspiros, não só pelo romantismo do marido que teve esse lindo gesto, mas por ser um romance real.
    Dica anotada.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  10. Olá, Diane! Tudo bem?

    Esta será uma das minhas próximas leituras e a sua resenha é a sua resenha é a primeira que leio dele, por isso estou feliz por você ter gostado. Espero gostar também!
    Como você falou, acho que por se tratar de uma história real, o livro acaba se tornando mais emocionante e estou ansiosa para conferir isto.

    Beijos,
    Magia é Sonhar
    Conheça Nosso Canal

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto o livro, mas não conhecia a fundo sua premissa, então saber que ele é uma grande demonstração de amor e tudo isso para sua musa inspirado, a esposa. Fiquei curiosa para conhecer o papel de Dorine na trajetória de André. Apostando em se surpreender com essas poucas páginas eu anoto a dica, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Diane.

    Eu não conhecia este livro e gostei bastante da sua resenha por mostrar que o livro é uma história real com demonstrações de amor. Com certeza é uma leitura bem emocionante e sensível também. Vou adicionar na minha lista de desejados, fiquei bem interessada na leitura. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi! Este livro parece ser um daqueles bem reflexivos, ainda que seja pequeno, tem bastante sentimento e emoção.. Eu fiquei tocada com a história do autor, que conta pra gente esse amor e essa vida que compartilhou com a mulher e grande amor de sua vida! É lindo ver algo assim, embora eu acredite que vou chorar.. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  14. Apesar de sua resenha ter sido bem interessante não sei se eu leria, acho que não faz muito o meu etilo. Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Uau, que livro maravilhoso é esse? Só de ler a sua resenha já fiquei emocionada e mais do que curiosa!

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece maravilhoso, amei o formato dele, achei criativo e tudo a ver com o tema do livro.
    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  17. Oi, parece uma história bem linda. Amo livros em forma de carta, ainda mais se tratando do amor de duas pessoas que estão juntas há tanto tempo. Espero poder ter a experiência de lê-lo.

    ResponderExcluir
  18. Oi Diane.
    Eu terminei de ler esse livro hoje e concordo com você. Apesar de pequeno, é um belo livro e ver o quando este casal foi apaixonado é que torna tudo ainda mais bonito.
    O final é triste por demais, mas ao mesmo tempo, tem sua beleza.

    ResponderExcluir
  19. Oiee Diane ^^
    Acho que ainda não conhecia esse livro - ao menos não me lembro dele, mas achei lindo! Ultimamente ando mais romântica do que nunca...rs' então lendo a sua resenha e tudo de bom que disse a respeito do livro me deixou querendo lê-lo; acho lindo quando duas pessoas ficam décadas e mais décadas juntas, e continuam se amando. Quero para mim...haha' tanto isso quanto o livro!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo