19 fevereiro 2018



Resenha # 130 : Felicidade Para Humanos




Título: "Felicidade Para Humanos"
Autor: P. Z. Reizin
Páginas: 392
Editora: Record
Ano: 2018
Adicione no Skoob


   Felicidade Para Humanos, livro de estreia de P. Z. Reizin, é a mais nova aposta da Editora Record e tem previsão de lançamento para o fim de março deste ano, á qual orgulhosamente o blog Coisas de Diane teve a oportunidade de receber um exemplar em primeira mão para leitura. Felicidade Para Humanos vem fazendo bastante sucesso lá fora e já teve os direitos de adaptação cinematográfica adquiridos pela Fox 2000 pelos mesmos produtores de sucessos como O Diabo Veste Prada, As Aventuras de PI e Marley & Eu.
   O livro traz a história de Jen, uma jornalista de trinta e poucos anos que acabou de sofrer um término inesperado em seu relacionamento amoroso. Sozinha, sem uma vida social satisfatória e preocupada com a possibilidade de nunca ter filhos, Jen, acaba se tornando uma mulher bem solitária e triste, e para piorar ela passa o dia todo conversando com uma máquina de inteligência artificial (Aiden), o que a  impossibilita de ter contato com outras pessoas.
   Aiden é um programa de computador muito caro e está sendo “desenvolvido” por Jen para trabalhar com humanos futuramente, porém, Jen e Aiden acabam criando um elo juntos e suas conversas vão de trivialidades até os dilemas da vida real. Aiden conhece Jen melhor que ninguém. Com acesso a todos os seus dispositivos, Aiden sabe qual é a música mais tocada de sua playlist, consegue achar suas fotos preferidas e, obviamente, percebe o quão triste ela está, sendo assim, a partir de observações e de algoritmos singulares, ele resolve procurar um novo parceiro para ela. E com a internet inteira a sua disposição, não precisa ir longe para encontrar o que conclui ser o espécime perfeito e arquitetar um encontro. O problema é que Jen não parece querer contribuir para o plano infalível de Aiden.
   Será que uma máquina muito inteligente artificialmente conseguirá desvendar a inteligência emocional para poder interferir de um jeito positivo na vida de Jen? E, o que é mais difícil, será que essa máquina vai  descobrir o que exatamente faz os seres humanos felizes?
   Felicidade para Humanos é uma comédia romântica narrada em primeira pessoa por vários personagens do livro, o que possibilita um maior entendimento da história. Com uma escrita leve e envolvente, a narrativa de P. Z. Reizin flui maravilhosamente bem e elementos como romance, humor e drama são milimetricamente dosados para a leitura não pesar para nenhum lado, tornando assim Felicidade Para Humanos um livro muito bem trabalhado, interessante de se ler e muito bem desenvolvido. P. Z. Reizin conseguiu me conquistar desde as primeiras páginas e, mesmo não entendendo muito sobre tecnologia, a leitura dessa obra se destacou de uma forma sem igual e confesso que há tempos não lia algo tão bom quanto Felicidade Para Humanos.
   Os personagens foram muito bem construídos, Jen é uma mulher que está extremamente decepcionada com sua vida amorosa, mas, engana se quem pensa que ela fica se lamuriando por aí, pelo contrário, os diálogos que ela tem com sua amiga são hilários e diverte o leitor de forma única! Tom é um personagem muito interessante também, ele apareceu quando a história já estava engrenada, mas, me cativou desde o primeiro minuto, ele é o par perfeito de Jen, a química entre eles chega a ser palpável e ambos tem em comum os desastre em suas vidas amorosas... Dei boas risadas com eles! Temos também as inteligências artificiais (que não são robôs) Aiden e Aisling, que dão um show nas páginas e surpreende o leitor com suas motivações para a fuga na internet e, é claro, com todo os seus maus hábitos em bisbilhotar a vida alheia.
   Além de muito romance, humor e uma busca incessante por dias melhores, Felicidade Para Humanos, é um livro que ainda tem espaço para falar sobre vários dilemas da vida como morte, consciência, felicidade, a idealização do amor, entre ouros assuntos que faz o leitor pensar e refletir sobre vários aspectos da vida. Outro assunto que ganha bastante destaque na obra é a tecnologia: aonde vai parar toda essa modernidade que nos cerca? Será que algum dia a tecnologia estará muito superior aos humanos que se rebelará contra nós? Acho que não, mas, vamos viver para descobrir o que acontece...
   Enfim, Felicidade Para Humanos é um livro que me surpreendeu de uma forma sem igual, quando iniciei a leitura jamais imaginava que gostaria tanto e não exagero quando digo que há muito tempo não lia algo tão interessante! Uma comédia romântica que encanta, diverte e entretém o leitor de forma única. Recomendo de olhos fechados pra todos vocês...




23 comentários:

  1. Oi, Diane!
    Eu acabei de falar lá no blog que quero muito ler esse livro <3 hahaha
    Eu já vi algumas resenhas bem positivas e me interessou muito se tratar de uma inteligência artificial! Que bom que você também gostou!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  2. O texto me parece uma crítica a quem não se relaciona com humanos.
    Belo texto ..
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Parece ser um livro bem interessante, ainda mais sobre o tema proposto. A capa me chamou atenção também.
    Dica anotada.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Juro que pela capa não teria me interessado tanto quanto me interessei lendo sua resenha.. Muito louco esse livro, o fato de ter inteligencia artificial, romance me fez querer ler muito ele! Amei a sua resenha e já adianto que estou indo agora na Amazon colocar na minha wishlist hahah

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  5. Tinha visto a chamada para este lançamento tem um tempinho,mas acredito que seja a primeira resenha que leio do livro.
    Eu ainda me assusto com isso de tecnologia. Sei lá, dá uma pontinha de tristeza em ver que a cada dia que passa, estamos mais e mais nos distanciando de nossos semelhantes. Se é feliz em uma tela,mas nunca na realidade.Triste né?
    Mas acredito na felicidade e o foco do livro é este! Esquecer a dureza da vida e tentar ser feliz,mesmo com tantos problemas.
    Vai para a listinha de desejados e espero poder conferir em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. A trama pode ser um pouco difícil para mim, por tratar de I.A, mas como você mencionou é uma comédia romântica dosada, leve e bem trabalhado. Anoto a dica.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Isto me lembra um livro da NC que eu li há um tempo atrás e que não fez muito o meu estilo mas mais por ser mais jovem, acho que era Adam e Eve, coisa assim. Mas sobre ter personagens que são máquinas eu não sei o que esperar da leitura porque depende do meu momento.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?

    Ainda não li esse livro, mas estou quase perdendo os meus cabelos de ansiedade para esse lançamento. Ele parece um pouco com o filme Her e, enquanto lia a sua resenha, imaginei que a sua adaptação renderia um bom longa-metragem.
    Quero um Aiden para ontem, pois ele parece ser ótimo! Além disso, é bom saber que ela não fica se lamuriando pelos cantos e que a obra tem suas partes engraçadas. Realmente parece ser uma história em que eu vou ler rapidamente. Quero esse livro para ontem! <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu estava mesmo bem curiosa para ler uma resenha desse livro, e pelo seu post, acho que é uma leitura que vou gostar, pois já achei super interessante essa premissa da inteligência artificial tentar ajudar a personagem.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Diane!
    Já tinha lido a respeito desse livro e ele realmente tem uma premissa diferente de tudo o que já li. A impressão que tive foi que a inteligência artificial acabou ficando... obcecada, talvez, pela protagonista, por isso o desejo de que ela encontrasse a felicidade. Ainda quero ler esse livro para saber se é isso mesmo que acontece. rs
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Time de responsa esse do filme, mas infelizmente comédias românticas são muito difíceis para mim que realmente não gosta do gênero. Mas para os fãs do gênero parece ser realmente um bela pedida

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da resenha!
    Confesso que ao olhar a capa não havia me interessado, mas pela sua resenha eu gostei da história. É muito legal saber que o livro mescla bem, para não pesar os lados.

    ResponderExcluir
  13. Amei flor ja quero muito ler quero estar presa a ele e é pra ja arrasou no post

    https://mundodaveeh.wordpress.com/.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu adoro comédias românticas e essa parece ser bem amorzinho. Quando vi sobre esse livro não tinha me chamado tanta atenção mas ao ler sua resenha certeza que vou querer ler e conhecer mais da vida da Jeh.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. Olha, que legal!!!
    A história parece ótima e eu fiquei muito curiosa em saber toda a trama!
    Vou esperar ansiosamente pelo lançamento então!!
    Parabéns pela resenha e obrigado pela dica!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Eu também recebi esse livro e fiquei apaixonada pelo Aiden, ele é um fofo! Sem dúvidas esse livro vai fazer muito sucesso, achei o final meio corrido mas a narrativa como um todo é maravilhosa, adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  18. Eu queria ser como Jen e nn ficar me lamentando por ai, mas ee dificil superar um término. Adorei a resenha, mas acho q o livro não faz muito a minha cara kk

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Estou lendo tantas resenhas desse livro que daqui há um tempo irei considerá-lo como lido haha. Até agora não li uma só crítica negativa ao livro, o que considero bom e ruim ao mesmo tempo, bom porque provavelmente será uma leitura que irei gostar e ruim por eu criar expectativas (coisa que tenho evitar, mas sempre acontece com livros hypados) que podem ou não ser alcançadas. Enfim, estou curiosíssima para fazer esta leitura.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie!

    Menina me diz, que livro é esse!
    Eu quero e quero pra hoje! Eu amo comedias romanticas e achei esse livro totalmente diferente de tudo o que vi por ai por se tratar também de inteligencia artificial coisa que não é meu estilo por isso esse livro seria uma forma de juntar o que eu gosto com uma coisa que tenho dificuldade... acho que daria certo!

    Dica mais do que anotada.

    beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Achei a premissa da obra bastante original, nunca li nada parecido. Fiquei curiosa para saber como se desenrola essa história, espero que Aiden tenha sucesso em seu projeto de tornar Jen afetivamente realizada. Anotei a dica e comprarei o livro assim que for lançado. Pretendo lê-lo em breve.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  22. Oiii tudo bem??

    Pois é felicidade para humanos me lembrou um pouco auto ajuda, até ler a sinopse e então adiciona-lo aos desejados.
    Então, apos ler sua resenha, tive a certeza que quero lê-lo.
    A história lembra um pouco Her, mas sem a relação de amor humano maquina.
    Adorei a resenha
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  23. Olá
    Não conhecia o livro mas sua resenha me animou muito, fiquei com vontade de conferir também, não vai ser prioridade mas espero conseguir ler um dia.
    Beijuh

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo