09 fevereiro 2018



Resenha # 128 : Criaturas & Criadores



Título: "Criaturas & Criadores"
Autores: Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes
Páginas: 248
Editora: Record
Ano: 2017
Adicione no Skoob

   Não sou muito de estipular metas literárias, pois, gosto de deixar as leituras fluírem normalmente, porém, costumo bolar alguns desafios e para esse ano de 2018 me propus experimentar gêneros a qual não estou habituada a ler, então, como já tinha Criaturas & Criadores em minha estante e sempre me recusei a lê-lo (sou medrosa demais e nunca leio nada de terror) achei que era a oportunidade perfeita! O livro é uma publicação da Editora Record e traz uma seleção de clássicos do medo reinventados por quatro escritores brasileiros - Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes - para noites de susto, terror e gritos.
   O livro é dividido em quatro contos, sendo que cada um deles é baseado em algum clássico do terror. Em, A Criatura temos a história de uma youtuber que está entrevistando um médico bastante suspeito e, ao mesmo tempo, vamos acompanhando a jornada de policiais em mais um combate na favela, porém, esses policiais acabam tendo um desafio muito mais elaborado pela frente: enfrentar o Frankenstein!
   Conde de Ville, traz a história de uma escritora que está numa fase ruim, onde não consegue escrever absolutamente nada! Numa noite sem nenhuma inspiração e sem ter o que fazer, ela decide acompanhar o seu namorado no seu primeiro dia de trabalho numa boate sombria e que vem dando o que falar sobre o misterioso dono da boate: nada mais nada menos que o Drácula!
   Em, Por trás da máscara conhecemos a história de Christine, uma estudante de artes que após a morte do pai nunca mais conseguiu ter a mesma voz. Sendo repreendida pelo seu professor e correndo o risco de perder a sua bolsa para estudar música, Christine acaba pedindo ajuda a um fantasma do Teatro Opera para recuperar a sua voz.
   E, por fim, temos O sorriso do homem mau, que nos apresenta o dentista Pablo, um homem comum que tem uma família normal e feliz, porém, ultimamente Pablo vem tendo um comportamento estranho e esquecendo coisas que ele mesmo fez. Quando o sobrinho Eric desaparece a vida da família vira um tormento e Pablo acaba descobrindo o seu lado mais monstruoso.
   Criaturas & Criadores é composto por quatro contos: A Criatura (Raphael Draccon), Conde de Ville (Carolina Munhóz), Por trás da máscara (Frini Georgakopoulos) e O sorriso do homem mau (Raphael Montes). Conhecia esses autores somente pelo nome, nunca tinha lido nada deles, mas, confesso que fui surpreendida por todos eles! A narrativa permanece ao longo de todo o livro muito fluída, envolvente e um pouquinho (bem pouquinho) aterrorizante... Achei o terror inserido na obra bem leve e, por mais que o Raphael Montes tenha me assustado na última página, não senti medo em momento algum e considero uma escolha bastante inteligente para os iniciantes em leituras de terror.
   Creio que todos já conheçam os personagens principais, então, não vou ficar detalhando muito a personalidade de cada um, porém, acho interessante ressaltar que todos eles, apesar de já serem muito conhecidos, receberam uma identidade nova, como foi o caso do Frankenstein que no conto é um chefe da favela! Em suma, fiquei admirada com a capacidade dos autores darem uma nova vida para esses personagens tão peculiares e achei muito original eles misturarem todo esse ambiente clássico com elementos contemporâneos e em cada conto percebemos o toque pessoal de cada autor, o que torna a obra ainda mais interessante.
    Criaturas & Criadores foi uma leitura bastante agradável, estava bastante receosa quando comecei a ler, mas, com o passar das páginas me senti completamente envolvida e nem vi o tempo passar! Pelo pouco que eu li de cada autor deu pra perceber que eles são extremamente talentosos e, é claro, quero buscar novas leituras e conhecê-los melhor individualmente. A Editora Record caprichou na diagramação de Criaturas & Criadores e enche os olhos de qualquer leitor ao apresentar uma edição luxuosa de capa dura, com relevos em dourado e, internamente, cada introdução de capítulo é personalizado e cheio de detalhes, o que deixa tudo ainda mais lindo!
   Enfim, recomendo Criaturas & Criadores para leitores que curtem releituras de clássicos e para aqueles que curtem leituras levemente aterrorizantes...




16 comentários:

  1. Oi Diane, tudo bem? Eu gostei dos contos, achei a ideia da releitura de cada autor bem interessante, gostei de todos, mas o Conde de Ville foi meu favorito!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Amo estes desafios de leitura mesmo não conseguindo cumprir no prazo, adorei sua iniciativa e amo contos ^^ Ótimo post

    ResponderExcluir
  3. Temos í duas coisas que amo, terror e contos. Não conhecia o livro, mas fico curiosa em relação a estes contos, principalmente A Criatura, será que deu certo essa mistura de youtuber, policia e Frankenstein?! Só lendo para saber, dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Que capa linda essa!
    Não conhecia a obra, por mais que já conheça todos os autores. É uma surpresa ter uma versão "moderna" dos contos de terror, já que o que mais vejo são de contos infantis. Fiquei com o pé atrás porque tem 2 escritores que eu não curto muito a narrativa (que, para mim, dificultaram eu gostar do livro deles). Mas vou tentar dar uma chance de novo, principalmente por tratarem de personagens que gosto tanto (mesmo eu não lendo muito terror - não sei se os originais seriam bem terror.....)
    Obrigada pela dica :D

    ResponderExcluir
  5. Oi
    que bom que achou a leitura agradável, eu to com ele aqui, mas ainda não tive chance de ler já que estou com outros livros para ler antes.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Também tinha um pouco de receio a ler terror, mas depois de Caixa de Pássaros esse receio passou.
    Achei a história do livro muito bacana e criativa.
    Achei a capa muito diferente.
    Adorei sua resenha! Já quero o livro!
    Valeu! Beijão!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane!

    Tudo bem? Eu definitivamente não leio terror, sou uma pessoa muito medrosa né? E apesar de conhecer basicamente todas as histórias nas quais as releituras foram baseadas, não tenho nenhuma vontade de ler os contos de Criaturas e Criadores e mesmo que o livro seja apenas levemente aterrorizante não vou me arriscar a perder mais algumas noites de sono por causa de histórias que podem me causar pesadelos...

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?

    Eu ainda não li esse livro, apesar dos elogios e da linda edição. Porém, eu gostei da premissa de contos de terror serem recriados e por autores brasileiros. Eu também nunca li nenhum dos escritores mencionados, mas acredito que essa obra seja uma ótima oportunidade de ver o trabalho de cada um.
    Eu adorei as histórias escolhidas e de como eles fizeram a releitura, trazendo particularidades e mantendo algumas características originais, apesar de se passar nos tempos atuais. Fiquei bem curiosa sobre o que acontece no final do conto do Raphael Montes para você ter se assustado, rs. Espero ler logo <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. E a lista não para de aumentar. It- a coisa foi o único de terror que li até hoje, mas acho que esse poderá ser o segundo. Que ideia fantástica fazer uma releitura de clássicos como Frankenstein, dracula e o fantasma da ópera (adoro esse musical). Fiquei curiosa para saber qual o personagem do último conto

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Eu só conheço o Raphael, porque li Dragões de Eter, então fiquei bem curiosa com essa obra. A Carolina eu ainda não tive oportunidade de ler, mas muita gente gosta muito do trabalho dela. Como amante do gênero, com certeza anotei a dica e espero ler logo. Essa capa me conquistou muito também! :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Diane, como está?
    Já li uma resenha desse livro e confesso que a publicação despertou muito meu interesse porque já li os quatro originais que inspiraram. Tomara que os contos façam pelo menos o jus básico ao que os personagens representam. Excelente resenha.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oiee, tudo bem? Gostei muito do seu post. Fiquei curiosa na época do lançamento mas acabei não pegando justamente por se tratarem de releituras de clássicos, e não curto muito releituras, sinto que não aproveito muito. De qualquer forma parecem boas leituras, e essa edição está lindíssima *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu desconhecia esse livro mas após essa resenha eu já o quero! Eu tive uma ótima experiência com Raphael Montes e me tornei muito fã do autor e não posso perder a chance de conhecer a escrita dos outros três, fora que né, essa edição tá linda.

    ResponderExcluir
  14. Oi! Olha, eu acho que eu iria querer ter esse livro apenas por causa da edição que está incrível, mas não sei se eu leria mesmo sendo levemente assustadoras porque eu sou medrosa demais e depois isso ia ficar me perseguindo eternamente e eu não teria mais paz kkkk mas amei conhecer um pouco mais sobre, visto que eu só tinha visto de longe as imagens do livro!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Não sou muito fã de terror por ser uma pessoa que se assusta facilmente, além disso não sou muito fã de contos e por isso esse livro não me chama a atenção, apesar de sua capa caprichada e ter um conto do Raphael Montes.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi.
    Embora eu seja muiito medrosa, eu acho as histórias de terror fascinantes. Lógico, quando bem construídas e com um bom embasamento. Estou me aventurando em algumas histórias mais leves e esse livro parece ideal para o momento.
    Adorei a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo