24 janeiro 2018



Resenha # 125 : Tipos Incomuns (Algumas Histórias)




Título: "Tipos Incomuns (Algumas Histórias)
Autor: Tom Hanks
Páginas: 352
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Adicione no Skoob


   Obviamente todos por aqui devem conhecer o aclamado Tom Hanks, ator, diretor e roteirista americano que já levou dois Oscar para casa. Porém, Hanks nos surpreende em 2017 lançando seu primeiro livro pela Editora Arqueiro, intitulado como Tipo Incomuns (Algumas Histórias), a obra do autor traz uma seleção de contos com personagens das mais variadas personalidades. Como fã do ator, estava super entusiasmada para conhecer o seu lado escritor e me perguntando se me tornaria fã novamente dele através das páginas...
   Um affaire agitado e divertido entre dois grandes amigos. Recordações de um ex-soldado nas vésperas de Natal. Um ator medíocre que se torna uma estrela e se vê em meio à frenética viagem de divulgação de um filme. O colunista de uma cidadezinha com um ponto de vista antiquado sobre o mundo. Um jovem surfista que resolve comemorar seu aniversário na praia e acaba descobrindo mais coisas que deveria. Uma mulher se adaptando à vida na nova vizinhança após o divórcio. Quatro amigos e sua viagem de ida e volta à Lua num foguete construído num fundo de quintal. Um jogador de boliche amador que desafia a lógica com uma sequência inacreditável de vitórias.
   Essas são apenas algumas das pessoas e situações que Tom Hanks explora em sua primeira obra de ficção, uma coletânea de histórias que disseca, com grande afeição, humor e perspicácia, a condição humana e todos os seus defeitos. Os contos tem algo em comum: em todos, uma máquina de escrever desempenha um papel - às vezes menor, às vezes central.
    Conhecido por sua sensibilidade como ator, Hanks traz essa característica para sua escrita. Ora extravagante, ora comovente, ocasionalmente melancólico, Tipos Incomuns deleitará e surpreenderá seus milhões de fãs.
Tipos Incomuns possui uma seleção de contos sobre pessoas fora do comum em situações do cotidiano. Assim como todos os livros de contos, algumas histórias são mais fáceis de se apegar, já outras, nem tanto, felizmente, em Tipos Incomuns a grande maioria dos contos me agradou e até desejei que tivessem mais páginas, como foi o caso de Um mês na Greene Street, Estas são as reflexões do meu coração, Procure o Costas e Steve Wong é perfeito, porém, como já é de se esperar em livros assim houve algumas histórias que não me cativaram tanto e deixaram a desejar. Achei interessante que todas as histórias, apesar de distintas, apresenta algo em comum: máquinas de escrever! Elas são citadas em todos os contos, ora de forma mais discreta, ora em destaque... Mas, o mais curioso de tudo é que Tom Hanks coleciona essas máquinas e, pasmem, o ator possui mais de 100 delas!
   Numa narrativa simples, fluída, irreverente e de fácil entendimento, Tipos Incomuns traz histórias que carregam humor, melancolia, cotidiano e até mesmo um pouco de absurdo. Os 17 protagonistas retratados são perspicazes, com personalidades próprias e cada um traz algum diferencial que deixa cada conto totalmente diferente uns dos outros, mas, sempre transmitindo através de seu protagonista, algo sobre originalidade, nos deixando captar a importância sobre sermos nós mesmos, sobre cada um ser especial á seu modo. Em suma, os personagens foram tão bem construídos que dá a sensação que Hanks enxerga a alma de cada personagem, transmitindo assim uma confiança e empatia que chega a ser difícil de explicar.
   Tipos Incomuns é um livro que fala sobre a normalidade do dia a dia e as histórias se passam numa ambientação tão simples que é justamente esse fato que fascina... a simplicidade, o comum, a normalidade. Tom Hanks ainda acha espaço para falar sobre relações familiares, sonhos, desilusões, esperança e em meio a tantas histórias nos faz viajar para vários lares e vários lugares.
   Enfim, em sua estréia Tom Hanks foi simplesmente espetacular ao misturar humor, melancolia, extravagâncias e até mesmo um pouquinho de amor! Gostei bastante de Tipos Incomuns e indico para todos leitores que curtem contos ou para aqueles leitores que estão em busca de uma leitura mais despretensiosa.



14 comentários:

  1. Oi Diane!

    Tudo bem? Então, Tom Hanks é um daqueles atores que eu amo e admiro faz bastante tempo. Gosto dessa ideia de pessoas incomuns em situações absolutamente comuns porque fornece uma perspectiva diferente (ainda que seja ficção!) sobre formas diferentes de lidar com certas ocasiões e situações.

    Essa questão da ambientação simples também me chama atenção porque quando desenvolvida direito é como se aquilo tivesse acontecendo comigo e não tenho dúvidas de que o Tom Hanks consegue fazer isso!

    Quero muito conferir o livro e é tão bom saber que você achou o livro espetacular. Deu realmente uma animada em mim, não que eu achasse que ele iria me decepcionar.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Diana,
    Inicialmente o livro não tinha me chamado tanta atenção. Tanto que nem solicitei a editora por achar que ia não gostar. Agora com sua resenha fiquei curiosa, principalmente pelo Tom explorar diversos sentimentos nas história.
    Tinha receio sobre a escrita também, mas sendo uma narrativa fluída já fico mais tranquila e creio que será uma experiência bom essa leitura.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. Oi! Ele é um ator maravilhoso, tenho curiosidade para ler o livro dele. Sua resenha, como várias outras, foi bem positiva. Espero ler em breve. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  4. Oi Diane! Ah, quero tanto ler esse livro! Sou apaixonada pelo trabalho do Tom, acho tudo que ele faz sempre muito profundo e bonito, de uma beleza simples, que cativa e desperta um sentimento bom, lá dentro da gente. Quando eu vi esse lançamento, de que ele havia escrito um livro de contos, já imaginei que seria algo assim, encantador.
    Gosto de ler contos rotineiros, que retratam a vida como ela é, com o toque de magia que só a literatura é capaz de trazer.
    Quero muito, muito ler!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  5. Oi, Diane. Tudo bem?
    Menina acho a capa desse livro tão desinteressante, mas adoro contos. E gosto muito do Tom também como ator, então acredito que vou parar para ler esse livro.
    E conto e livro em geral é assim. Nem sempre uma situação é capaz de emocionar e arrebatar as pessoas de forma igual.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Instagram: @vidaeletras

    ResponderExcluir
  6. Estou muito curiosa co este livro, primeiro pelo autor, que amo e segundo pela capa original. Uma coisa que me chamou a atenção na sua resenha foi a simplicidade do cenário e das histórias e isso me agrada demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Diane!
    Nossa, não sabia que o Tom Hanks tinha estreado na literatura! Acho sempre muito legal quando atores conseguem escrever histórias de forma gratificante porque eles, com a experiência de fazer tantos personagens, conhecem as mais diversas facetas do ser humano. Essa coletânea de histórias me pareceu bastante perspicaz, falar de pessoas, suas vidas e cotidianos é sempre interessante, sempre surpreendente. Fiquei bastante curiosa para conhecer esses 17 protagonistas, vou colocar na minha listinha hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro contos, mas o que realmente me faz querer ler esse livro é ser escrito pelo Tom Hanks. Pra mim foi uma surpresa eu ainda não conhecia o livro. Adorei a resenha e a curiosidade sobre o autor em relação às máquinas de escrever. Por tudo o que você escreveu, tenho a impressão de que não me decepcionarei com a leitura.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  9. Oi Diane, tudo bem? Que bom que de modo geral o livro te agradou, uma amiga lá do blog leu e gostou tb da maior parte dos contos. Tom Hanks é sensacional!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Nossa!!
    Eu não conhecia o livro ainda. também sou fã do ator e agora autor <3
    Creio que, para ele, seja simples escrever sobre tantas personalidades diferentes, já que em cada filme ele mesmo vira uma pessoa diferente. Já me interessei pelos contos citados.
    E, sério que ele coleciona maquinas de escrever? Gostaria de ver esta coleção, deve ser incrível!

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  11. Olá!!!
    Tom Hanks e suas mil e uma facetas de puro talento não importa qual seja o rumo que ele esteja trilhando u.u
    Eu já tinha lido uma resenha que falava sobre o livro, porém esta não me fez me empolgar em relação a querer os contos ao qual são narrado. Porém, agora me vejo querendo dar uma chance a esse lado do Tom que não conhecia e que parece trazer diversas sensações para a gente.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Hey!

    Não conhecia a obra, mas achei muito interessante, gosto de contos, é o tipo de leitura que faço constantemente. Não sabia que o livro era do Tom, sou fã dele e fiquei com mais vontade de ler depois disso. Gostei da resenha, espero poder ler o livro em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Não conhecia esse ator, e agora, escritor, rs. Mas confesso ter ficado bastante interessada, desde que estou buscando por livros de contos no momento. Sem dúvidas, vou dar uma chance e espero gostar assim como você. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas morri de amores ao ler a sua resenha! Sou muito fã do ator e achei sensacional ele escrever essa obra com essas histórias que parecem ser maravilhosas. Estou colocando na minha lista de desejados já.
    Beijos.

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo