09 agosto 2017



Resenha # 98 : Anatomia de um Excluído




Título: "Anatomia de um Excluído"
Autor: Andrea Portes
Páginas: 320
Editora: Galera Record
Ano: 2017
Adicione no Skoob


    Sempre procuro ter em minha estante livros mais leves, com um enredo mais simples, pois, sempre estou lendo alguma leitura mais densa e, desse modo, livros assim são muitos úteis para intercalar entre outros tipos de leitura. Foi por esse motivo que solicitei Anatomia de um Excluído, confesso que iniciei a leitura sem muitas expectativas, mas, o livro acabou me surpreendendo um pouquinho.
   O livro traz a história de Anika Dragomir, a terceira aluna mais popular, logo depois de Sherri Schroeder e da satânica Becky Vilhauer. Ela é metade romena, loira, melhor aluna, tem quatro irmãos e é a caçula da família. Isso é o que todos sabem a seu respeito, porém, ela esconde no seu mais íntimo um misto de pensamentos obscuros, planos vingativos e uma sensação que é descendentes de vampiros (afinal, seu pai é da Romênia). Mas ela mantém tudo isso muito bem escondido por trás do gloss labial e longos cabelos ondulados. Afinal, um passo fora da linha e a nazista ultra popular Becky Vilhauer fará de sua vida um inferno na Terra.
   E, para piorar mais as coisas, de uns tempos para cá, Anika anda obcecada com o nerd mais recluso de todos: Logan McDonough. Desde que ele apareceu na escola de lambreta, vestindo um caso de couro e emanando um ar de mistério, ela não consegue pensar em outra coisa. Mas seria insano desperdiçar sua popularidade por um pária como ele, ainda mais quando Anika cai nas graças de Jared Kline, o crush desejado de todas as garotas da cidade.
    Dividida entre dois pretendentes e cansada de fingir ser uma garota malvada para agradar Becky, Anika, pela primeira vez, está prestes a tomar coragem para se defender e colocar Becky em seu devido lugar. Especialmente quando acontece algo trágico que a faz repensar todas as suas escolhas anteriores...
   Anatomia de um Excluído é um livro voltado mais para o público adolescente, narrado em primeira pessoa,  possui uma escrita super fluída e Andrea Portes desenvolveu toda a história numa narrativa bem simples, confesso que senti falta em alguns momentos de uma profundidade maior em certos momentos, onde a autora só deu algumas pinceladas sobre determinados assuntos, creio que se tivesse dado mais ênfase a assuntos importantes o livro poderia ter me envolvido mais e consequentemente recebido uma nota maior no Skoob. Não digo que o livro seja ruim, até porque ele também tem seu lado positivo, mas, faltou aquela fagulha que deixa o livro especial, não comum.
   Anika é uma personagem que vive a sombra de Becky, sempre vive fazendo o que ela manda, e isso inclui humilhar pessoas, mas, depois de conhecer Logan começa a se sentir mal com essas atitudes. Ao longo da leitura, acompanhamos sua trajetória em busca de seu verdadeiro ser e nesse processo a autora abriu espaço para falar sobre assuntos do cotidiano de adolescentes, como o bullying, fofocas, racismo, que, infelizmente, está presente em qualquer escola de qualquer lugar e isso só serve para quebrar pessoas, deixá-las se sentindo inferiores á outras. Durante toda a leitura me senti frustrada diante das atitudes dos personagens, pois, apesar de ser uma ficção, tais atitudes podem estar acontecendo nesse exato momento em qualquer parte do país e do mundo.
   Apesar das minhas ressalvas, gostei de ter realizado a leitura de Anatomia de um Excluído, principalmente, pelo final que a autora deu para o livro! Foi tão tocante, inesperado, surpreendente, na verdade, tirou meu chão... É claro que não vou contar o que aconteceu aqui, mas, sinceramente, fez a leitura valer a pena!
   Enfim, Anatomia de um Excluído foi uma leitura bem rápida, li em apenas um dia, mas, que se revelou cheia de altos e baixos e ainda me proporcionou um final mais que surpreendente. Recomendo a leitura para leitores adolescentes e pra quem curte leituras colegiais.




22 comentários:

  1. Ola
    Ainda não tinha lido nada a respeito dessa obra, mas fiquei bem curiosa quanto a esse desenvolvimento. Não sei se leria esse livro no momento, mas ainda assim alguns elementos despertaram a minha atenção, e que bom que a narrativa é simples, e acho legal que tenha esse lado que te surpreendeu.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    É maravilhoso quando o livro nos surpreende né? Confesso que não conhecia esse livro mas fiquei bem curiosa parece ser bem divertido. Adorei a capa :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei da indicação. Parece um livro realmente "leve" para ler entre um enredo pesado e outro. Livros juvenis são sempre uma mão na roda tbm nas ressacas literárias, por sua linguagem simples e fluida. É um livro que manteria na minha estante tbm para essas ocasiões.
    www.praxeliteraria.com.br beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Diane, puxa que pena que o livro teve seus altos e baixo, a premissa parecia tão boa, com tanto potencial.... mas bem acontece né? rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Diane!
    Pela capa sem graça e o título, até achei que fosse um livro de autoajuda. rsrs...
    Parece ser uma história bacana, mas vou passar a dica dessa vez. Se eu fosse adolescente, talvez a história me agradasse. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Diane! Acho que é a segunda resenha desse livro que eu leio. Já tinha percebido que ele pode até caminhar para um desfecho, mas segue uma linha "não tão óbvia" e meio que eu tento adivinhar do que se trata... hahahah
    Fiquei curiosa pela leitura, espero não me decepcionar!
    Bjs
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Acho que a descrição do livro que você fez na resenha, me fez pensar neste livro como um excelente presente para adolescentes. Achei a história boa e fiquei interessada neste final surpreendente. Valeu pela dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Diane.
    Pela capa eu nunca leria esse livro porque achei ela bem sem graça. E quanto a história eu acho que leria depois de um livro mais pesado como você citou. Mas não sei se leria nesse momento. Estou meio chata com livros que são voltados mais para adolescentes. Mas quem sabe pode ser uma futura leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    eu não sou adolescente e provavelmente já estou fora do público alvo a algum tempo mas assim como você estou sempre procurando intercalar minhas leituras entre uma mais densa e outra e curto muito tramas colegiais haha Já consigo me ver lendo esse livro, curti muito a premissa e o fato de ser uma leitura rápida me anima ainda mais para dar uma chance.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi. :)
    Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante.
    Parabéns pela resenha, ficou ótima.
    É uma dica que pretendo anotar, pra ler quando tiver oportunidade.
    Adoro personagens misteriosos, dá todo aquele charme a estória.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  11. Oi, ainda não conhecia a obra mas com certeza a protagonista me fez lembrar VA, mesmo o enredo não tendo nada a ver rs gostei de vários elementos que vc citou, dica anotada. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Já tinha visto esse livro porém não me interessei pela capa, também não me interessei pela premissa, mas essa reviravolta no final confesso que me deixou bem curiosa.

    Deve ser um ótimo livro para adolescentes, vou anotar a dica para ler num futuro próximo e poder indicar para algumas pessoas! Adorei a sua resenha!

    Beijos
    Jess

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, adorei sua resenha e a premissa dele.
    Porém, não é um livro que leria, mas vou indicar para amigos.

    Beijos
    Leitora Dramática
    https://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi. Parece ser um livro bem leve e fluído mesmo. Embora eu goste do gênero, no momento não poderei ler. Mas quem sabe futuramente, ainda mais por essa questão de ter uma vampira disfarçada entre adolescentes"normais". A capa achei muito fofa e pela premissa combina perfeitamente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Não conhecia o livro, mas fiquei bastante curiosa com a premissa. Lembra aqueles enredos de filmes americanos tipo "Garotas Malvadas" pelo menos tive essa impressão lendo sua resenha ao saber que a personagem é sombra da outra. Gosto de narrativas em primeira pessoa eu me indentifico bem mais. Adorei a dica. Espero em breve poder conhecer um pouco mais do livro e poder fazer a leitura.beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Diane, ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre esse livro. Pelo tipo de livro que lemos qnd estamos saindo daquela ressaca. Gosto muito desses livros que abordam esses assuntos que causam tanto impacto na sociedade hoje em dia.

    Achei esse livro bem interessante e curti muito esse livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Di,
    Adoro livros mais leves para intercalar entre leituras lentas e densas, como você disse. Ainda não conhecia esse título, mas achei a premissa dele interessante. Gosto dessa ideia de as pessoas acharem que conhecem um personagem, mas, na verdade, não conhecem nem metade da missa. A única coisa que me preocupa é sua frustração diante de algumas atitudes que acontecem.
    Vou anotar a dica, mas não sei quando pretendo ler rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Já vi esse livros em fotos no Instagram. Amei a capa, mas não sabia realmente do que se tratava.
    Gosto de livros com a história em detalhes.
    Acho que irei adicionar a lista do "maybe" ♥

    ResponderExcluir
  19. Oi.

    Conhecia este livro apenas pela capa, nem a sinopse dele eu não li ainda. Adorei poder conferir sua resenha e conhecer um pouco mais da obra. Me pareceu ser um livro muito interessante e já vou adicionar o livro a minha lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
  20. Sou assim como você, sempre coloco um livro mais leve entre várias leituras mais densas haha. Acho interessantíssimo livros mais juvenis trazerem histórias que mostrem sobre bullying e outros, coisas cotidianas na vida dos jovens, mas confesso que, se ler, pensaria parecido... É um livro que aparenta ser comum, e ter outros bem parecidos. Quem sabe eu não tenha a oportunidade de ler algum dia :)

    ResponderExcluir
  21. Oie, o livro não parece nada com o estilo que eu curto, pois não gosto dessas obras mais adolescentes, mas gostei de conhecê-lo e saber que ele traz temáticas sérias em meio a leveza. Uma pena que faltou essa profundidade em alguns assuntos, mas gostei de saber que ainda assim a obra te agradou.

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Adoro livros com uma pegada mais teen, são sempre leituras fáceis e rápidas de se fazer. Desde que lançou, eu estava bem curiosa a respeito desse livro e querendo muito fazer essa leitura, mas é tanta coisa na minha mente que acabei deixando de lado esse livro, mesmo você tendo algumas ressalvas, sinto vontade em fazer essa leitura e espero que surja logo a oportunidade.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo