28 março 2017



Resenha Premiada # 80 : Todos Iguais, Poucos Diferentes



Título: "Todos Iguais, Poucos Diferentes"
Autor: Morais de Carvalho
Páginas: 146
Editora: Chiado
Ano: 2016
Adicione no Skoob


   Hoje trago pra vocês a resenha de Todos Iguais, Poucos Diferentes da autora portuguesa Morais de Carvalho. Fiquei muito honrada quando recebi via e-mail a proposta de parceria da autora, e como logo me senti atraída pela premissa do livro imediatamente aceitei a parceria, e apesar de ter realizado a leitura cheia de expectativas, o livro conseguiu suprir todas elas e não exagero quando digo que a leitura foi uma das melhores que já realizei!E para melhorar ainda mais a autora conseguiu me enviar dois exemplares, ou seja, um deles é pra vocês!
    O livro traz as reflexões de um personagem sem nome, porque ele representa todos aqueles que são diferentes, a única coisa que sabemos dele é que ele é um homem de quarenta e poucos anos e foi diagnosticado com uma doença mental durante a sua adolescência, e desde então procura passar despercebido nesta sociedade cada vez mais seletiva. Fechado no seu apartamento ou sentado no seu banco de jardim, ele observa a vida dos outros, a vida de todos nós. Durante o dia de hoje já teve tempo para parar e respirar? Já teve tempo para se sentar num banco de jardim? A nossa vida é cada vez mais longa, mas o nosso tempo é cada vez mais curto... É isso que o personagem principal da obra constata todos os dias.
   Ao olhar para o mundo, sem que o mundo olhe para ele, o personagem conta tudo o que vê em sua volta, tendo apenas como seu “pilar” que lhe transmite equilíbrio é a Dona Maria, uma vizinha já idosa que o aceita como um filho, após a sua própria família o ter abandonado. O destino leva-o a vigiar o quotidiano desta outra mulher que o fascina e a sua relação não amorosa, mas fatídica, acaba por transformar a vida deste homem. Alienado da realidade que passa à sua volta, ele faz-nos ponderar a cada parágrafo se será ele o louco, ou apenas a única pessoa sã a viver num mundo de loucos. Mais do que contar a sua história, este louco faz-nos iniciar uma análise crítica à nossa própria existência.
   Todos Iguais, Poucos Diferentes é narrado em primeira pessoa pelo personagem principal sem nome, o que faz com que o leitor acompanhe no íntimo todas as idéias e percepções do mundo sob um personagem que não sabemos se ele é realmente o louco, ou se é a sociedade padronizada que se tornou louca. A autora é dona de uma narrativa poética, inspiradora e muito, muito reflexiva, tanto que em diversos trechos me peguei analisando a minha própria vida e como reagiria em determinadas ocasiões.
   Abordando temas muito importantes como relações familiares, o apoio e afeto de entes queridos, a correria do dia a dia e o desperdício de momentos da própria vida faz de Todos Iguais, Poucos Diferentes um livro único, pois, a autora fala de tudo isso de forma clara e crua e, é claro, sem ser piegas e tenho certeza que nunca li nada tão forte e tão sensível ao mesmo tempo. Durante a leitura fica impossível não se questionar sobre a vida, as relações humanas e as nossas diferenças, que apesar de nos fazerem pessoas únicas, infelizmente, ainda causam estranheza e preconceitos da maioria das pessoas, que não concordam com nada que seja diferente do que eles “pensam” ser o correto, que nada mais é do que o estipulado pelas perfeições das capas de revistas e outras mídias.
   Contendo pouco mais de 140 páginas, o livro é bem curto, porém, como pode perceber pelo que descrevi na resenha é um livro de grande conteúdo e com personagens muito bem construídos, tanto que o protagonista nem tem nome e durante a leitura o leitor se envolve de tal maneira que nem nos damos conta da anonimidade do narrador. Enfim, o livro é sim curtinho, porém, se prestarmos atenção na história e na forma como tudo se desenrola, os pensamentos e acontecimentos, a conclusão é que Morais de Carvalho criou uma história na medida certa.
    Gostei demais do livro, queria falar muito mais sobre essa obra prima, mas, creio que se continuasse resenhando ia acabar soltando spoiler, mas com certeza é uma leitura que indico, especialmente para quem gosta de dramas e temas como crise existencial.

Ficou com vontade de ler? A autora gentilmente cedeu um exemplar para que fosse sorteado entre os leitores do blog, então, é a sua chance de receber Todos Iguais, Poucos Diferentes na sua casa! Leia as regras e participe do sorteio.

- Você precisa ter endereço para o envio em território brasileiro;
- O sorteio terá apenas um ganhador;
- O prazo de envio do prêmio é de 60 dias após a divulgação do resultado;
- O ganhador receberá um e-mail e terá 3 dias para entrar em contato. Caso não haja resposta dentro desse prazo farei um novo sorteio;
- Nem o blog, nem o autor se responsabiliza por extravio dos correios e endereços incorretos;
- No sorteio as regras obrigatórias precisam ser cumpridas para que você possa participar, as regras que abrirem em seguida serão opcionais.
- ATENÇÃO: Onde está "Visitar essa página" significa "Curtir a página". Lembrando que todas as entradas serão verificadas!
- Após preencher o formulário deixe um comentário que se refira a sua participação no sorteio.

a Rafflecopter giveaway


Boa sorte!!!

=================================================
RESULTADO!
=================================================

Desculpem a demora pessoal, mas, é que tive alguns problemas e só agora pude postar o resultado... A vencedora foi Gislaine H. Vieira! Gislaine, já te enviei um e-mail, responda dentro de 72 horas, caso contrário, será realizado outro sorteio.


29 comentários:

  1. Nossa.... Adoro histórias que mexem com nosso sentimento.. ... eu tenho uma doença psiquiatra e tentei passar despercebida por anos tbm.... me afundando nos livros.... achei sua resenha bem emocionante e quero ler o livro! Que gentileza da autoraceder um livro.... Jah participando.....

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Parece uma história bacana, mas parece também que é um livro paradinho. Não sei se eu iria gostar. Mas também adoro livros reflexivos, talvez eu dê uma chance ao livro.
    O livro se prende demais aos pensamentos do personagem?
    Fico feliz que tenha curtido o livro e atendido a suas expectativas. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Crislane!
      Sim, o livro fica bastante preso nos pensamentos do narrador, mas esse fato não chega a ser um problema, pois, ele sempre fala sobre o que ele vê á sua volta então não chega a ficar parado. A obra me lembrou muito os livros do Augusto Cury, creio que seja uma ótima dica para os fãs do autor.

      Excluir
  3. Eu ainda não conhecia o livro e conforme você descreu o enredo, achei que o livro viesse a ser bem maior, mas que bom que a história mesmo em poucas páginas, conseguiu desenvolver bem os personagens. Fiquei bem curiosa e já estou participando da promoção.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Desconhecia o livro, mas sua resenha me deixou bem intrigada.
    Saber que a autora tem uma escrita poética e que consegue tratar de tais temas de uma forma crua, dura mas que ainda assim torna-se sensível me fez querer conhecer o livro e me deliciar também com a trama que apresenta um personagem que nos faz refletir e de certa forma nos representa em uma sociedade cada vez mais padronizada.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  5. Diane!
    Livro com esse teor, onde podemos questionar não apenas nossa própria sanidade, como a sanidade da sociedade em que vivemos e que aborda vários outros temas como relações familiares, apoio, carinho e ainda escrito de forma poética, embora com visão clara e crua, é sempre bem interessante de se ler, porque podemos refletir sobre nossa própria existência.
    “Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não tem nada melhor para um leitor, do que gostar da premissa e ao ler a estória, se suprida todas as expectativas. Melhor sensação!
    Parabéns pela parceria. Não conhecia o livro nem a autora, mas pela resenha me pareceu bem legal.
    Obrigada pela visita no Blog As Meninas Que Lêem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Esse é o tipo de tema que eu definitivamente gosto! Um assunto tão interessante e profundo. Nunca tive a honra de poder ler um livro com esse tipo de enredo, por isso me interessei bastante!! Já está na minha lista de leitura!
    Adorei a recomendação e parabéns pela parceria! :)
    Beijinhos~

    ResponderExcluir
  8. Esse livro aborda um tema muito pertinente ao tratar de doença mental. Eu não imagino como deve ser viver com algo que vai mudando a pessoa dia após dia e trazendo um novo olhar de mundo, de si mesmo e de todos ao seu redor. Tiro meu chapéu para a autora e para você também, que nos trouxe uma resenha bem detalhada e interessante.

    ResponderExcluir
  9. Achei o livro com uma premissa muito diferente de tudo que já vi. Só ai já me animei.
    Você me conquistou com a frase "Mais do que contar a sua história, este louco faz-nos iniciar uma análise crítica à nossa própria existência."
    Anotada a dica e participando do sorteio!

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  10. Oi Di!
    Conhecia esse livro por indicação da Thami (Historiar). Ela curtiu muito a leitura e achei a premissa dele muito diferente e interessante. A autora parece ter abordado esses temas tão complexos com simplicidade e de uma forma que faz o leitor realmente pensar.
    Vou participar do sorteio, sem dúvidas.
    e-mail: bcostabeber@gmail.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Nossa, é tão bom quando ficamos empolgados na resenha e escrevemos tanto! Eu adorei a sua dica, ainda não conhecia a obra, mas vou fazer questão de conferir. Com certeza vou gostar dessa obra.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Gosto de livros que nos fazem sair da rotina!! O personagem faz com que os leitores reflitam sobre coisas do dia a dia com um olhar questionador!! Fiquei com muita vontade de ler o livro!!
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Achei muito diferente e bastante interessante a temática desse livro. além de ter uma capa extremamente misteriosa que instiga. Livros com personagens peculiares e que nos faz refletir, são os meus preferidos. Já amei a dica!
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  14. Que bom que você considerou esta uma das melhores leituras que você já fez.
    Achei bem interessante o fato do personagem não ter nome.
    Aparentemente é um livro bem interessante, de acordo com suas impressões. E é por isso que vou me inscrever no sorteio, pois acho que posso me surpreender com este livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro e nem a autora, por mais quo livro tenha suprido suas expectativas e tenha sido uma das melhores leituras que realizou, a premissa não me chamou tanto a atenção. Gosto de personagens bem construídos e o livro é pequeno, isso conta a favor. Pode ser que não seja uma leitura para agora, mas quem sabe um dia. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pela parceria com a autora! Fico feliz que o livro tenha sido uma boa leitura e que superou as suas expectativas.
    Ainda não conhecia esse livro, mas, depois de ler sua resenha, fiquei muito curiosa.
    Me pareceu uma história linda, reflexiva e muito sensível.
    Adorei a sua resenha e já estou participando do sorteio!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia o livro e muito menos a autora, mas infelizmente por mais que ele aparente ter uma história bem complexa de assuntos ele não chamou a minha atenção, mas fico feliz que tenha gostado da leitura e boa sorte para quem participar do sorteio!

    BJss

    ResponderExcluir
  18. OOi!
    Achei super interessante a premissa do livro. Comecei a ler sem muita expectativa, mas me sua resenha despertou meu interesse na obra. Não sei se é sua, do livro ou até seja uma famosa; mas achei essa frase tão verdadeira: mas o nosso tempo é cada vez mais curto.
    Ótima resenha!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas confesso que esse tema não me chama a atenção, apesar de você ter falado super bem dele na sua resenha. Adorei poder conferir suas considerações e espero que esse sorteio seja um sucesso!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Olá Diane,

    Nunca tinha ouvido falar nada sobre esse livro, mas achei bem interessante a premissa, e o título do livro é incrível. Parabéns pela sua parceria e estou realmente interessada em dar uma chance, ainda mais porque é uma leitura bem rápida.

    Beijos e obrigada pela resenha
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá garota!

    Minha gente, acho que preciso desse livro, tipo muito! Eu sou professora de inglês e por destino ( e amor ❤) acabei me tornando mais pedagoga que professora de inglês, tenho alguns alunos especiais, um autista e um com sindrome de Down ( e sou completamente louca por eles), desde então venho querendo conhecer um pouco mais sobre a mente de quem nossa sociedade julga ser diferente, pelo que entendi esse livro não fala sobre alguém com essas condições citadas a cima,mas poderia me ajudar a compreender mais o que se passa na mente de pessoas julgadas como diferentes!Enfim, quero ganhar o sorteiro desde já ( hahaha ), caso não amaria comprar um exemplar para mim! E parabéns pela resenha querida, realmente me cativou!

    Beijos ❤
    Priscilla Monteiro,
    www.facesemlivros.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Primeiramente, parabéns pela parceria!
    Eu achei sua resenha muito cativante e me deu muita vontade de iniciar a leitura. Eu não conhecia o livro, mas a premissa é ótima. Precisamos falar o quanto nossa sociedade é segregativa, que excluímos pessoas com deficiências, idosos, as minorias. Parece que a autora abordou bem esses pontos e fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oiii!!
    Parabéns pela parceria! Achei a história bem interessante e fora do comum. Nunca li nada parecido. Gosto de livros que me fazem refletir sobre minha vida, para saber se estou vivendo da forma que eu realmente quero. Tem horas que temos que sair da nossa zona de conforto de leitura e ler algo diferente. Pretendo ler sim e boa sorte a todos no sorteio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi.

    Primeiramente, parabéns pela parceria. Ainda não conhecia este livro, ele parece ser muito bom. Vou anotar o nome, mas não sei se conseguirei ler em breve. Vou esperar ter um tempo livre das leituras e faculdade para aproveitar bem a leitura deste livro.

    ResponderExcluir
  25. Oie
    ai que bom que gostou tanto da leitura, parece realmente muito boa, eu adorei essa capa, o título, o enredo e tudo haha desejo boa sorte á todos os participantes do sorteio

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Um tema super diferente que me deixou com vontade de ler. Interessante o personagem não ter nome. E, realmente, muitos que passam por nós como normais são mais loucos do que aqueles que se encontram perdidos ou enclausurados. Quero ler.

    ResponderExcluir
  27. Participando e torcendo muito!
    larissa2001dutra@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Gostei muita da resenha e me interessei bastante pela história! As vezes é bom sair um pouco da fantasia pra ler algo mais real, mais próximo da gente né?!
    Participando!!!
    maiiira04@gmail.com

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo