22 fevereiro 2017



Resenha # 76 : Por Lugares Incríveis




Título: "Por Lugares Incríveis"
Autor: Jennifer Niven
Páginas: 336
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Adicione no Skoob

   Finalmente li Por Lugares Incríveis! Estava com esse livro em minha estante já fazia muito tempo, mas, sempre aparecia algum imprevisto e tinha que adiar a leitura... Antes mesmo de iniciar a leitura já sabia que tinha em mãos uma leitura comovente e impactante, pois, não raro era alertada sobre a alta dramaticidade presente na obra, porém, nunca poderia imaginar o quanto a obra ia mexer comigo e me fazer refletir sobre vários aspectos da vida.
   O livro traz a história de Violet e Finch, dois jovens desiludidos prestes a escolher a morte como solução dos problemas. Violet Markey tinha uma vida perfeita: amigos populares, um namorado lindo, um futuro estudando escrita criativa em Nova York e várias idéias para a revista on-line que dividia com sua irmã, Eleanor. Mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando as duas sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pela morte da irmã, Violet para de escrever, se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente.
   Ao mesmo tempo, conhecemos Theodore Finch, um garoto que encarna um personagem diferente a cada semana (Finch anos 80, Finch largado, Finch fodão) e sempre faz o que dá na telha. Essa personalidade imprevisível não raro acaba lhe trazendo problemas, e logo ele se torna o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e chamado de “aberração” por onde passa. Para piorar, Finch é obrigado a lidar com longos períodos de depressão, um pai violento e a apatia do resto da família.
   Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora e aplacar o luto que sente pela ausência da irmã, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas ele vai parar no alto da torre do sino da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular.
    Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Eles vão até o ponto mais alto de Indiana, a um parque de bibliotecas que funcionam dentro de trailers antigos, a um lago que dizem não ter fundo, entre outros locais grandiosos ou pitorescos. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.
   Por Lugares Incríveis é narrado em primeira pessoa e intercala os capítulos entre as perspectivas de Finch e Violet, dando assim mais dinamismo na leitura e fazendo com que conheçamos o lado de cada um. A escrita da autora é leve, fluida e bastante envolvente. Tratar de um tema como o suicídio de forma que a narrativa não fique pesada é bastante complicado, mas Jennifer Niven conseguiu realizar isso com maestria. Logo nas primeiras páginas me senti imersa na história e torcendo muito pelos personagens.
    Achei genial a forma que a autora construiu os personagens, onde encontramos uma Violet totalmente afundada em seu luto ao ponto de largar tudo e todos e optar pela morte, e isso chega a ser chocante quando tomamos consciência da vida perfeita que a garota tinha. Já Finch é um personagem bastante complicado e difícil de entender, seus sentimentos estão desordenados, sua dor é desconhecida e seu anseio por libertação aflige o leitor, e não tenho dúvidas de que esse personagem é diferente de tudo o que já, e é claro, acabou se tornando um dos meus queridinhos!
   A leitura traz uma mensagem singular, na sua fluidez e delicadeza, onde a autora abre a nossa mente para que possamos sentir o que os suicidas sentem, e infelizmente, o suicídio entre adolescentes é real, e assim como em Por Lugares Incríveis, diversas vezes os sintomas estão visíveis para qualquer um ver, mas, nada é feito por ninguém. O livro traz ainda muitos momentos de reflexão, dor, entrega, diversão e paixão. Os protagonistas são irônicos e criam um mundo só deles, repleto de companheirismo e aprendizagem. Assim, antes de qualquer coisa, Por lugares incríveis é uma história sobre a vida e a morte. Mas a diferença é que, assim como a vida real, nem tudo termina em flores...
   Enfim, Por Lugares Incríveis é uma daquelas obras que nenhuma resenha, vídeo ou comentário vai conseguir dizer o quão maravilhosa a história é. Então por mais que eu tentei descrever o quanto ele é incrível, não consegui expressar nem a metade do que senti ao ler a obra. Por fim, digo apenas: leiam!




21 comentários:

  1. Eu também já fiz essa leitura e adorei o estilo de narrativa da autora, e espero poder ler mais livros dela. Realmente é uma história maravilhosa, além da mensagem delicada por conta da temática. Finch também se tornou meu personagem "queridinho". Impossível descrever a genialidade de tal obra né?! Adorei ler suas impressões a respeito... Beijos, Fe

    ResponderExcluir
  2. Oi, Diane!
    Ah, esse livro... Meu coração palpita só de vê-lo. Esse é meu livro favorito da vida. Li ele em 2015.
    Finch é um personagem muito marcante e sempre sentia uma vontade de dar colo a ele. Sinceramente, eu não esperava aquele final. Quando percebi o que poderia acontecer eu fica torcendo para ser um engano. Não foi... Chorei muito com o fim da leitura. Até hoje não superei. :'(
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Preciso ler esse livro! Como estudante de psicologia, defendo que precisamos sim falar de suicídio.. .. abertamente
    ... casos entre adolescentes nunca são noticiados.... ter um livro que traga dramas assim é muito importante.... quero muito conhecer Finch.... sofro de depressão e me identifiquei com ele! A capa é muito sugestiva tbm. Vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
  4. Este livro é um dos meus queridinhos na estante. Li em 2015 e ainda trago a sua mensagem forte no meu coração. Sinto que me tornei uma pessoa diferente após a sua leitura e principalmente, desejo ser uma mãe que conhece mais seu filho. Adorei saber que você também gostou!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Márcia Elisangela23/02/2017, 08:25

    Que resenha incrível! você escreve muito bem! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. Olá ♥
    Estou louca para ler algo da autora, já li tantas resenhas que já me sinto familiariza com o enredo. A escrita da autora e tão leve, mas ao mesmo tempo marcante trazendo com serenidade um toque de realidade ao leitor, e isso me fascina de uma maneira que nem sei como explicar. Acho que o livro sendo narrado em primeira pessoa vai me deixar muito mais abalada emocionalmente, pois poder está na cabeça dos personagens e compreender suas atitudes é maravilhoso. Amei a resenha, Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Não sei por que ainda não li nada da autora. Só leio comentários super positivos e a sua não foi diferente.
    Incontinentemente achava que os livros dela era histórias bobinhas, mas vejo que não. Sua resenha me deixou mais ainda determinada em descobrir os encantos das narrativa da Jennifer. Além de acreditar que devo me emocionar bastante durante essa leitura.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem?

    Por mais que todos falem maravilhas desse livro, eu não sinto vontade de realizar a leitura dele, falta alguma coisa nele ou nas resenhas que leio por mais que sejam boas e positivas que me convençam a realizar a leitura do livro! Mas fico feliz que tenha gostado da leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?

    Eu já tinha visto muitas pessoas recomendando esse livro, mas sempre deixei de ler as resenhas por medo de criar altas expectativas e depois me decepcionar. Porém, ao ler as suas impressões, fiquei abismada com o tipo de história que a Jennifer criou. Eu sempre prefiro ler livros felizes, para animar o meu dia-a-dia. Porém, acredito ser interessante ler obras como essa, que mostram um outro lado da realidade, como depressão e suicídio. Acho temas super importantes de serem explorados, para entendermos melhor como funciona.

    Adorei a premissa do livro e estou ansiosa para lê-lo. Obrigada pela dica ;)
    Abraços.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Li esse livro enquanto estava em uma transição de gosto literário, digamos assim, e cheia de expectativas. Acho que, por conta disso, não tive uma experiência muito boa.
    Eu até gostei do livro, mas não achei essa maravilha toda e algumas partes achei fantasiosas demais.


    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu já li esse livro e adorei a história.
    Me emocionei muito com essa história, foi algo que me fez pensar muito. Um livro que indico para todos. Uma ótima história e narrativa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Minha amiga me deu esse livro de presente, mas ainda não tive tempo para ler.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Parece uma história bem intensa, com certeza deve mexer com as emoções do leitor, eu adoro ler temas relacionados a drama, são sempre envolventes e marcantes. Ótima resenha!!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu ainda não li essa obra mas morro de vontade. Achei muito legal você falar que nenhuma resenha vai conseguir captar a profundidade dessa obra e fiquei ainda mais curiosa para ler, principalmente porque achei bem interessante a construção das personagens.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Diane!

    Tudo bem? Por Lugares Incríveis é um desses livros maravilhosos que nos faz ficar completamente envolvidos pela história que está sendo apresentada, pelas personagens criadas e mesmo pelo cenário.

    Eu concordo que a essência do livro é algo absolutamente profundo que não da pra uma resenha é expressar como ele é maravilhoso e também porque ele pode tocar cada leitor de uma maneira completamente única (o que eu mais gosto sobre qualquer livro, aliás!).

    Outra coisa que você mencionou é a mensagem singular que o livro passar, parece que o fato de se tratar de uma história única por qualquer padrão a reflexão proposta pela autora é necessária ao final da leitura.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisliterario.com

    ResponderExcluir
  16. Oie, já vi várias resenhas desse livro e muitos elogios a autora, estou super curiosa para conhecer me apaixonar também pela história, tenho visto que a mensagem passada por ela, além de unica é muito tocante.

    Bjs Jany
    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  17. Assim como você, não raro escuto algo sobre esse livro! E são ótimos os comentários!
    De qualquer forma, já tinha me intrigado com ele, e já o tinha em minha listinha para leitura, mas acabei deixando-o mofar, eu realmente me esqueci dele!
    A premissa me chama muita atenção, assim como os personagens e o tema a ser trabalhado!
    Enfim, obrigada por nos apresentar a resenha deste lindo livro! Vou pô-lo no topo da minha listinha, e espero me encantar por ele assim como você. Acredito que ele tem uma grande mensagem a ser passada!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Acho que não conheço uma única pessoa que leu Por lugares incríveis e se decepcionou, ainda assim eu estou esperando abaixar o hype para ler sem nenhuma influência. Gosto muito da temática e como a autora parece manejar essa história. Adorei a resenha!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Já tinha visto esse livro na livraria, mas nunca me interessei de fato por ele. Acho a capa muito bonitinha, mas não sabia que se tratava de um tema tão profundo quanto o suicídio. Adorei saber um pouco sobre a Violet e o Finch. Curiosa para saber o desfecho desse livro.

    ResponderExcluir
  20. Oie...
    Esse livro está na minha lista a muito, muito tempo e pretendo ler em breve. A sua resenha está muito boa, de fato e pela sua resenha pude ver a emoção e a intensidade que a autora consegue nos transmitir.
    Anotada com sucesso a sua dica.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Li recentemente Juntando os pedaços da mesma autora e me senti na obrigação de satisfação de meus desejos comprar Por lugares incríveis. Estou ansiosa pela leitura e por conta disso li a resenha meio por cima para evitar spoilers, sorry!

    A escrita da autora é realmente fluída. Nos atinge em cheio nos feelings... Gostei muito do que li dela e estou ansiosa por ler este também!

    Ótima indicação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo