22 dezembro 2016



Resenha # 68 : O Caderninho de Desafios de Dash & Lily



Título: "O Caderninho de Desafios de Dash & Lily"
Autor: David Levithan / Rachel Cohn
Páginas: 256
Editora: Galera Record
Ano: 2016
Adicione no Skoob.


   Apesar das vésperas do Natal ser uma época fabulosa, onde esbanja-se amor, carinho e solidariedade, confesso que livros natalinos nunca me chamaram tanta atenção ao ponto de desejar realizar alguma leitura nesse estilo. Porém, ao me deparar com O Caderninho de Desafios de Dash & Lily me senti totalmente envolvida pela sinopse e decidi que já era hora de experimentar ler algo nesse estilo. Já adianto que foi uma experiência suuuuper prazerosa e os personagens me cativaram tanto que ao fechar o livro já estava com saudades de Dash e Lily.
   O livro traz a história de Dash, filho de pais separados e que simplesmente detesta o Natal! Para Dash essa época do ano representa o consumismo desnecessário, a hipocrisia e um monte de baboseiras, além disso, o Natal sempre traz de volta lembranças de natais horríveis que ele bem gostaria de esquecer. Mas, esse ano, Dash foi bem mais inteligente e bola um plano para que seus pais viagem sem ele, garantindo assim um Natal solitário e livre de dramas. Ao mesmo tempo, conhecemos Lily, uma garota que ama o Natal e só tem lembranças positivas dessa época, porém, esse ano, toda a magia do Natal foi pra água a baixo quando seus pais decidem fazer uma segunda lua de mel que não incluía nem ela nem seu irmão. Langston, seu irmão, obviamente não quer passar de babá da irmã, então, bola um plano mirabolante a fim de que Lily  arrume um namorado e o deixe sossegado nesse feriado, e é aí que surge a ideia do caderninho de desafios.

    Lily é uma garota sensível, tímida e nerd, e diante de um Natal tão desastroso aceita o desafio de seu irmão e criam juntos um caderninho cheio de desafios e o deixam em sua livraria favorita, e é claro, que quem encontra esse caderninho é Dash, quando estava matando tempo em sua também livraria favorita! Dash, aceita imediatamente o desafio, até porque os desafios são aventuras dignas das que ele encontra em seus tão queridos livros, e tudo que ele mais queria era viver algo tão fantástico assim, ainda mais, se esse tal moleskine vermelho lhe der a chance de encontrar a autora dos desafios. Lily fica surpresa com a história do caderninho ter funcionado e admirada por ter conhecido um cara tão interessante como o Dash.
    Dessa forma, Dash e Lily vão dividindo todos os seus sonhos, desejos, anseios, medos e lembranças através dos desafios, que os levam para os cenários mais encantadores de Nova York. Mas, será que eles terão tantas afinidades quando se encontrarem pessoalmente?
   O Caderninho de Dash & Lily se desenvolve em primeira pessoa e os capítulos são intercalados entre as visões de Dash e Lily, sendo que, na minha humilde opinião, imagino que o Levithan  escreveu as partes de Dash e Rachel Cohn as de Lily. Apesar de estar claramente visível que foram dois autores que escreveram a história, a narrativa deles combinam bastante e ambas são divertidas e fluem muito bem. Com muita ironia, a trama se desenvolve de forma encantadora, fofa e muito cômica, onde teve algumas cenas tão engraçadas que quase chorei de tanto rir!
    Os protagonistas são super carismáticos e o fato de ambos serem devoradores de livros e nerds me conquistaram logo de cara! Dash tem uma personalidade mais rebelde e usa o sarcasmo para se defender e sempre está comparando a vida real com a ficção, mas, no fundinho de sua personalidade percebemos que ele é um amor de pessoa. Lily também é uma personagem que muito me agradou e adorei conhecer toda a sua fofura e a forma apaixonada que ela vê a vida.
    O que mais achei interessante no livro foi acompanhar o desenvolvimento do relacionamento dos dois através do caderninho, onde a cada novo desafio me via totalmente envolvida na história e louca para obter mais e mais detalhes. Achei muito bacana também o fato dos autores terem saído da superficialidade e trabalhado mais no aprofundamento da relação do casal ao fazerem com  que eles se encontrassem cara a cara e perceberem que eles até poderiam ficar juntos, mas, a forma que eles se comunicavam no caderninho não funcionariam por completo em um relacionamento real. A obra fala ainda sobre expectativas e impressões que temos sobre outras pessoas e como isso pode atrapalhar as nossas vidas.
   Enfim, O Caderninho de Desafios de Dash & Lily foi um livro que me divertiu muito e conseguiu ser uma leitura extremamente surpreendente e fofa! A leitura é viciante, sarcástica, nerd e flui tão bem que consegui terminar a leitura em um só dia. Recomendo o livro pra todos vocês!




22 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, especialmente porque eu também já li e concordo plenamente com as opiniões repassadas por você. Essa história é mesmo bem divertida e tem personagens cativantes, além de toda uma ambientação fofa e contagiante..ideal para recomendações de leituras na época natalina ♥
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei a capa do livro bem colorida.
    Não conhecia esse livro e ja peguei a dica apesar de ler poucos livros com temas natalinos a temática me agrada.
    Bjs!

    Camila de Moraes - Blog Book Obsession

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu nunca li nessas desses autores, apesar já ter vistos vários desse David, mas não nunca me interessou.
    A capa está linda na verdade e sua resenha bem legal!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. oie, já vi algumas opiniões negativas sobre esse livro e é muito bom ver uma tão positiva quanto a sua. gostei de saber que os autores conseguiram fazer fluir a escrita e que aprofundaram a relação do casal. tenho muita vontade de ler esse e espero poder fazê-lo no princípio de 2017

    ResponderExcluir
  5. Esse livro tá na minha lista, pois parece ser bem fofo e combina muito com essa época do ano, né?
    Adorei saber que é uma leitura bem nerd, então espero várias referências!
    Sua resenha ficou ótima!
    Espero ler em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  6. É muito bacana mesmo acompanhar o relacionamento dos dois por um caderninho. Eu achei muito divertido e envolvente, gostei muito da leitura. O romance é bem desenvolvido e fofo, e o clima natalino deixa tudo mais incrivel ainda!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Di,
    Que legal que esse livro te agradou tanto assim. Estou bem curiosa para ler, mas tenho certo receio, pois vi que a escrita do David com outros autores não funciona bem para mim.
    É legal saber que você ficou ainda mais curiosa a cada desafio que era lançado.
    Espero ter a oportunidade de ler esse livro e gostar como você.
    Beijose,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá ♥
    Estou desejando esse livro desde que ele lançou, toda vez que vou em alguma livraria nunca tem. A premissa desse livro me agrada muito, tendo a visão de dois personagens então? Nossa é de arder o coração de vontade de ler. Lendo sua resenha me senti fisgada para ler o livro. Parece ser bem fluida a leitura, algo que me agrada muito . Espero em breve poder fazer a leitura. Parabéns pela resenha ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi Diane, tudo bem?

    Infelizmente agarrei um preconceito literário com o autor David Levithan, então estou evitando ler qualquer coisa que ele colabore, rs. Mas indicarei o livro para algumas amigas, pois faz justamente o estilo de leitura delas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Hi baby, tudo bem? já tinha ouvido falar desse livro e parece ser bem fofo, o fato de você ter gostado me animou bastante a ler ele, fora que Lily é meu apelido e por isso já amei! hehe

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Amo a capa desse livro. Acho apaixonante. Fiquei bem curiosa em saber quais são esses desafios e como os dois se aproximam. Pela resenha dar para perceber a fofura que a história traz. Espero ler em breve.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  12. Oi, Diane

    Eu não sou muito ligada em fazer leituras temáticas, e pra te falar a verdade nem sabia que esse livro se passava no Natal.
    Ele me parece ser bem fofo mesmo, e quando ele foi lançado até surgiu uma vontadezinha de ler, porque achei legal a ideia do caderninho e tal, mas agora a vontadezinha passou... rsss

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Olá! Adoro estórias fofas e divertidas e é claro que vou seguir sua recomendação. Quero muito saber que desafios são esses e como rola a estória toda embasada nesse caderninho!
    Bjs e Feliz 2017!

    ResponderExcluir
  14. Estava tentando me lembrar de um livro natalino e me diz: por que esse não passou pela minha cabeça? Com certeza uma leitura rapidinha assim eu teria conseguido encaixar no meu Natal. Que ótimo saber que foi uma experiência prazerosa e que os personagens te cativaram, vou guardar a dica para o ano que vem. Adoro livros com visões intercaladas, com ironia e partes engraçadas.

    ResponderExcluir
  15. Eu estou bem curiosa com esse livro, acho a capa linda e a temática dele me parece ser bem envolvente. Também acho que deve ser muito interessante acompanhar o relacionamento deles através do caderninho.

    ResponderExcluir
  16. Sou extremamente apaixonado por personagens nerds, eles conseguem me encantam porque saem do padrão de deuses que alguns autores pregam. Vê que a história traz o amadurecimento de um relacionamento e isso acontece de uma formas não superficial me deixa instigado por esta leitura.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu estava bem animada com esse livro quando o vi e gostei bastante da leitura, pois achei muito bacana esse relacionamento dos personagens através do caderninho e é muito bacana também os autores abordarem essa questão da expectativas que temos sobre outras pessoas.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oie
    eu li o livro assim que lançou e adoro o David, então estava com bastante expectativa mas esperava um pouquinho mais, eu até curti mas não senti muita emoção lendo. parabéns pela resenha, que 2017 traga ótimas leituras pra ti

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Estou louca para ler esse livro agora. Adorei o enredo e sua resenha me deixou muito curiosa. Achei super fofa a capa do livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Se a leitura é viciante e divertida já me interessa, e com personagens carismáticos e devoradores de livros ficou melhor ainda, além do mais adorei essa ideia de desenvolvimento de relacionamento em caderninho. Gosto muito do David Levithan, e acredito que o caderninho de desafios vai me agradar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu sempre me pergunto porque o david levithan sempre escreve livros em parceria e quase nunca sozinho, estranho kkk
    eu gosto muito da escrita do autor, mas não me interessei muito por esse livro dele em questão, quem sabe no próximo natal quando eu estiver mais no clima eu não o leia.

    ResponderExcluir
  22. Oi Diane, esse livro parece trazer uma história bem criativa e deve ser bem divertido de ler. Gostei da ideia dos desafios e do relacionamento ir se solidificando por aí. Também gosto quando o autor consegue transpor profundidade à leitura! Anotei a dica! Abraços.

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo