07 novembro 2016



Literatura ao Cubo


Olá, pessoal!
No post de hoje trago mais uma atualização da coluna Literatura ao Cubo, e desta vez, o tema escolhido é Amnésia. Então, como já é de costume, vocês irão encontrar a seguir três dicas literárias sob esse tema. Confiram...

O interessante de livros com personagens sem memória é que sempre paira algum mistério sobre determinado acontecimento na obra, o que faz com que a leitura seja sempre fluída. Curiosamente, os livros que selecionei para a matéria de hoje são de gêneros literários distintos, logo, tem livro para satisfazer qualquer leitor!

Enquanto Eu Te Esquecia    (Jennie Shortridge)

Sinopse: Lucie Walker não se lembra de quem é ou como foi parar nas águas geladas da Baía de São Francisco. Encaminhada para uma clínica psiquiátrica, ela aguarda até que um homem chega afirmando ser seu noivo. Entretanto, com seu retorno para casa, essa mulher sem memória vai tomando conhecimento de sua personalidade antes do acidente, da pessoa controladora, fria e sem vida que era, e dos segredos da infância e da família, assim como da situação do noivado e dos mistérios que podem ter provocado o acidenteSerá que ela quer isso de volta? Será que essa nova Lucie conseguirá manter o amor por Grady, ou a oportunidade de recomeçar será sua salvação?Intenso, franco e incrivelmente emocionante, Enquanto Eu Te Esquecia é um livro delicado, que nos questiona sobre a maneira que vivemos e nos lembra que sempre temos uma nova chance de ser feliz.
Nesse romance encontramos Lucy, uma mulher de 39 anos que acorda na praia de São Francisco com um tipo raro de amnésia que não lhe permite lembrar-se de absolutamente nada de seu passado. Ao levá-la de volta para casa seu noivo percebe que além de não se lembrar de nada, sua personalidade muda completamente. Com tantas diferenças, será possível eles resgatarem o amor que sentem um pelo outro? O que fez Lucy se transformar em uma pessoa mesquinha? E como e porquê Lucy foi parar nas águas geladas de São Francisco? Essas são perguntas que pairam na cabeça na cabeça do leitor durante toda a leitura! Enquanto eu te esquecia é um livro de leitura fluída e instigante que com certeza merece ser lido.

Lembra de Mim?    (Sophie Kinsella)

Sinopse: Lexi desperta em um leito de hospital após um acidente de carro, pensando que está em 2004, que tem 25 anos, uma aparência desleixada e um namoro desastroso. Mas, para sua surpresa, ela descobre que está em 2007, tem 28 anos, é chefe de seu departamento e sua aparência está impecável. E ainda é casada com um lindo milionário! Ela não pode acreditar na sorte que teve. Mas conforme ela descobre mais sobre a nova Lexi, nota problemas graves em sua vida perfeita. E, para completar, uma revelação bombástica pode ser sua única esperança de recuperar a memória.

Completamente diferente do livro anterior, Lembra de Mim? é um chick-lit mega divertido que conta a história de Lexy, uma mulher que esquece os três últimos anos de sua vida, e o pior é que durante esses três anos sua vida mudou da água para o vinho: ela mudou a aparência, se tornou chefe e ainda se casou com um milionário! Diante de tantas mudanças, Lexy tenta descobrir o que a fez mudar tão radicalmente e ainda tenta apaziguar as consequências dessas mudanças.  Pra quem gosta de chick-lits, é uma ótima opção de leitura.

Mentirosos    (E. Lockhart)

Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
Mentirosos é um thriller psicológico, onde conhecemos Cadence, uma garota descendente de uma família rica e tradicional dos EUA, os Sinclair. Apesar de alguns conflitos, Cadence tenha uma vida até que agradável, principalmente nos verões, porém, tudo desmorona no verão dos seus 15 anos, quando ela sofre um misterioso acidente, e passa os próximos dois anos em um período conturbado sem se lembrar do que aconteceu nesse fatídico dia. Com uma leitura fluída, envolvente e muito surpreendente, Mentirosos é daqueles livros que não vemos a hora passar durante a leitura e quando percebemos, estamos na última página! Super recomendo também!

E aí, conhecem mais algum livro com personagens sem memória? Se sim, me contem nos comentários. 
Espero que tenham gostado do post!
Beijos e até a próxima :)



27 comentários:

  1. Oie! Adorei o post, eu tenho vontade de ler os três listados e os tenho na minha lista de leituras, risos, mas acho que o enquanto eu te esquecia é o que me deixa mais intrigada, embora o mentirosos seja tão elogiado. Há um tempo li outro livro que trata de esquecimento que é as lembranças de alice, da liane moriarti. o livro se torna entediante por ser meio grande mas é bacana.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei a temática e as dicas dos livros. Desses já li Mentirosos e Enquanto eu te esquecia. São livros que eu adorei e sempre recomendo bastante. Lembra de mim? é um título que eu tenho muita vontade de conferir, porque adoro a escrita da autora.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. De todos esses livros, eu só conheço Mentirosos, ainda sim eu nunca li, assim como nunca nenhuma história que envolva amnésia, deve ser história bem intrigantes e instigantes. Fiquei bastante curiosa para ler o primeiro livro, parece ser bem legal.
    Obrigada pelas dicas, amei!
    Beijos,
    Nay

    http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não li o primeiro livro, mas acho a capa maravilhosa. Já os dois outros, adoro muito. Sophie Kinsella arrasa forte com a perda da memória da Alex e Mentirosos, aquele final, me deixou no chão!!!
    Amei o post.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Diane!
    Tenho tanta vontade de ler mais livros da Sophie! Pelo estilo da autora, acredito que "Lembra de mim?" trate o tema de forma bem leve e divertida. "Mentirosos" está na minha lista de desejados.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  6. Oi, Di!
    Eu adoro essa coluna.
    Eu quero muito conferir Mentirosos e Lembra de Mim
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  7. Olá. Adorei seu post. Eu já li alguns livros com essa temática, mas curiosamente nenhum desses. Gostei do lembra de mim? E pretendo ler em breve ja que amo de paixão a Sophie. Beijos e beijos

    ResponderExcluir
  8. Achei essa ideia de Literatura ao Cubo muito boa, rende ótimos posts e indicações incríveis, parabéns pela ideia, adorei <3
    Não conhecia nenhum desses livros, acredita? Mas achei a sinopse de Mentirosos bem interessante, acho que vou pesquisar mais a respeito, obrigada pela indicação <3

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Adorei as suas dicas! Dos livros citados, li somente Mentirosos e adorei ele, um livro que acabou comigo, me fez chorar pra caramba que nunca esquecerei. Porém, anotei as outras duas dicas, Lembra de mim? já estava na minha lista de desejados, mas o outro eu não conhecia e fiquei bem curiosa, a amnésia é um elemento muito interessante que faz com que o leitor fique instigado e envolvido na história.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Mentirosos eu á li e adorei (meu deus, os chachorrinhos, eu não me conformo!), e gostei bastante das outras duas dicas,anotados na lista :D

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li nenhum desses livros mas o único que eu conhecia é o Mentirosos, achei as dicas bem bacanas e interessantes, talvez eu leia algum. Eu li faz pouco tempo o livro "Quando o amor bater à sua porta", da Samanta Holtz, o personagem principal se chama Luiz Otávio, ele perdeu a memória e vai atrás da única pista que tem, um papel no seu bolso que estava marcando uma reunião com uma escritora, a Malu Rocha. Um livro lindo, super indico.

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Amei o Post, e vendo o Post lembrei de um filme, mas esqueci o nome totalmente,mas é uma professora que descobre que tem Alzheimer e começa a ir esquecendo aos poucos das coisas.Estou louca para ler Enquanto eu Te Esquecia, a premissa desse livro me fascina. Espero em breve poder fazer a leitura desse livro!

    ResponderExcluir
  13. Oi, dos livros que citou eu só conheço os Mentirosos que ainda não li mas está na minha lista de desejados. Outro que citou é despertou meu interesse foi Enquanto te Esquecia.
    Seguindo esse assunto da amnésia tem um livro muito bom chamado Antes de Dormir. Acho que você vai gostar também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Adorei o tema e estou curiosa para ler "Mentirosos" e "Enquanto eu te esquecia". Realmente a parte de boa de ler livros assim é por conta do mistério que na maioria das vezes a história carrega. Gostei de conhecer "Lembra de mim?". Não me lembro de conhecer nenhum livro com esse tema, mas de filme te indico "Como Não Esquecer Essa Garota".
    Beijos!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi!

    Que bacana essa coluna com indicações! Eu li poucos livros com essa temática na vida e portanto adorei suas indicações. O que mais tenho interesse é Mentirosos, haha, to há anos tentando ler e sempre me esqueço, nunca compro. Preciso tomar vergonha na cara. Parabéns pelo post.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu não me lembro de ter lido algum livro onde o personagem tenha perdido a memória. Eu conheço os livros Enquanto Eu Te Esquecia e Mentirosos, mas o que mais me chamou a atenção foi Lembra de Mim?, porque amo Chik-lit e porque quero muito ler um livro da Shopie, então com certeza vou anotar essa dica e ler assim que puder.
    Amei o post.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Oiee ^^
    Li o tema da postagem e já lembrei do livro "Nunca, jamais" da Colleen Hoover e Tarryn Fisher. Também lembrei dos livros do Rick Riordan...haha' Não consegui gostar de "Enquanto eu te esquecia", foi difícil chegar ao final da história, pois a achei muito arrastada. "Mentirosos" é incrível, né? Eu ainda não li nada da Sophie, mas quero muito, pois adoro o gênero chick-lit ♥
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  18. Dos três, o único que já li foi Lembra de mim?, dá Sophie Kinsella e amei demais o livro, tanto que foi a obra que fiz questão de autografar quando a autora esteve aqui. Os outros dois tenho muita vontade de ler, só faltou oportunidade até agora. Tenho os dois livros em casa mas a fila tá monstruosa demais... Rs...

    ResponderExcluir
  19. Olá Di,
    Adoro essa coluna.
    Pelo que me lembro, não li nenhuma obra com personagens que perdem a memória. Das indicações, quero muito ler Lembra de Mim? e Mentirosos. Gostei de tê-los visto aqui e fiquei mais curiosa ainda para saber como os autores lidam com esse tema.
    Dicas anotadas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. De todos os livros que você citou, só conheço Mentirosos. E ainda é só por nome.
    Gostei bastante das premissas e, como você mesma disse, tem livro pra agradar todo mundo. O pior é que eu gostei de todos.
    Ainda não li nenhuma história com amnésia, mas se eu me lembrar eu te fal. Haha!
    Beijos, Mila


    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro histórias assim, exatamente como você disse, por pairar um ar de mistério. Desses da lista eu tenho o Mentirosos, mas pra ser bem sincera, nem sabia que tinha esse elemento na história, e gostei bastante de saber, isso vai fazer com que eu o tire da pilha empoeirada e o leia.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  22. Nao li nenhum desses livros mencionados mas confesso que a capa de Enquanto eu te esquecia é a que mais me chama atenção, acho a composição dela linda demais. Esse é um assunto curioso e que merece ser tratado na literatura porque rende um ótimo mistério.

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    Eu confesso que livros com o tema de amnésia me deixam um pouco aflita, porque sou muito ansiosa e fico louca para saber o que realmente aconteceu, o que acaba me deixando um pouco desanimada com essa temática. Ainda assim, você indicou obras muito boas, só li o "Enquanto eu te esquecia", mas quero muito iniciar a leitura de "Os Mentirosos" que teve excelentes críticas. Adorei o post, foi bem interessante.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  24. Oi, Diane

    Eu já li Mentirosos e adorei, foi uma leitura maravilhosa, uma das melhores do ano passado, eu fiquei chocada com o final.
    Enquanto Eu Te Esquecia parece ser muito bom, acho essa capa linda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi
    Gosto de personagens sem memória. Desses três livros, só li Enquanto eu te esquecia e adorei a história, o desenvolvimento. A Garota perfeita é uma dica de personagem que perdeu a memória é um ótimo livro por sinal.
    Tenho muita vontade de ler Mentirosos.
    Adorei as dicas e a ideia do post.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  26. Oie
    Tudo bem?
    Eu não lembro de já ter lido algum livro com personagens sem memoria não li nenhum desses três apesar de amar a Kinsella esse é um dos poucos livros dela que ainda não li como ela é uma das minhas autoras preferidas provavelmente vou ler em algum momento.
    Então obrigada pela dica amei o tema amei o post.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Adorei o tema escolhido e não li nenhum desses livros ainda, mas já ouvi maravilhas sobre eles e com certeza suas dicas foram muito valiosas. Com certeza estão na minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo