13 julho 2016



Resenha # 51 : O Inspetor de Xindzimila





Título: "O Inspetor de Xindzimila"
Autor: Virgília Ferrão
Páginas: 190
Editora: Selo Jovem
Ano: 2015

    Hoje trago a resenha de O Inspetor de Xindzimila, livro que recebi em parceria com a autora Virgília Ferrão. Já fazia um bom tempo que não lia um romance policial, então, foi uma ótima oportunidade para sair da minha zona literária de conforto e adianto que foi uma leitura que muito me agradou, principalmente, pelo mistério super envolvente criado pela autora, onde, é impossível não fazer suposições sobre o desfecho.
     O livro traz a história de Dionísio Manguane, um homem que tirou a sorte grande quando jovem e conseguiu, através de um estrangeiro, uma bolsa de estudos na Europa, onde se formou em Direito. Anos após sua formação e já com uma carreira reconhecida, Dionísio, volta á pequena Vila Xindzimila, em Moçambique, para exercer o cargo de Inspetor da vila e junto trazer melhorias para a região. Além disso, o novo inspetor traz consigo uma revelação que pode vir a surtir inimizades na família e tenta também reverter uma mágoa que seu pai sente por ele.

   Já em sua terra Natal, o jovem se apaixona por Quina, uma moça da vila, com quem tem um breve romance. Simultaneamente a esses eventos, desencadeia-se uma série de infortúnios, envolvendo misteriosos assassinatos na vila. Assim, quando o inspetor se dá conta de que as mortes estão de alguma forma ligadas á ele, o sonho de melhorar a vila e o de viver uma história de amor ficam perdidos. Desta forma, Dionísio inicia uma batalha para deter o assassino, ao mesmo tempo que se questiona se Xindzimila continua realmente a ser sua terra Natal.
  Como já disse, faz um bom tempo que lia romances policiais, então, quando iniciei a leitura de O Inspetor de Xindzimila quase fui sugada pela história, achei muito bacana a forma que Virgília trabalhou na história dos protagonistas e no mistério que envolvia o assassino misterioso, onde todos pareciam suspeitos. A narrativa da autora é muito envolvente e a história é tão bem amarrada que alguns acontecimentos  que até então pareciam bobos nas páginas finais tem fundamento e ajudam a desmascarar o assassino de Xindzimila.
    De longe o que mais agradou foi a riqueza cultural presente na obra, Virgília Ferrão presenteia o leitor expondo detalhes da cultura de Moçambique, dando atenção aos costumes típicos da região, cristalizando a nossa percepção quanto aos desafios sociais de uma população em desenvolvimento.
   Enfim, O Inspetor de Xindzimila remete-nos a uma jornada emocionante na redescoberta de valores como a humildade, a família e o amor, com uma certa dose de suspense que não deixa o leitor largar o livro antes de desvendar o mistério. Indico o livro pra quem curte mistérios envolventes e também para aqueles que gostam de descobrir novas culturas.




23 comentários:

  1. Olá
    Eu não conhecia essa obra, mas já me interessei por se tratar de um romance policial. Gosto muito do gênero e pelo que pude perceber em seus comentários, deve ser uma ótima leitura. Fiquei bem curiosa sobre a narrativa da autora, sobre o desenvolvimento, especialmente sobre essa riqueza cultural que você comentou também..

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Diane! Eu não conhecia o livro e gostei de ler sobre ele. Gosto muito de romances policiais, e quando eles são bem escritos prendem mesmo a gente. Dica anotada!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu sou viciada no gênero, é o meu preferido e estou sempre realizando a leitura de algum. Eu ainda não conhecia a obra mas mesmo diante de sua ótima resenha, a trama não conseguiu me despertar interesse para a leitura. Mas eu gostei de saber que foi uma boa leitura para vocÊ e que curtiu tanto assim.

    ResponderExcluir
  4. Amo livros que se nos tragam alguma coisa de culturas diferentes da nossa e acho que nunca li anda que envolvesse a cultura de Moçambique. O nome do livro também me instigou porque é diferente e isso me deixou curiosa.
    Espero ter a oportunidade de ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas não tenho muito interesse. Eu não gosto de romance policial, só que pelos seus comentários esse livro parece ser bem legal. Quem sabe mais para frente eu dou uma chance a ele?!

    https://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu confesso que romance não é um gênero que me agrada muito, mais o enredo desse parece bem promissor ainda mais por conta de trazer um pouco da cultura de Moçambique em suar páginas. Estou tentada a dar uma chance ao livro.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!

    Faaaz muito tempo que não leio romances policiais... muuuito e eles têm mesmo esse dom de nos sugar para dentro de uma obra, o que é ótimo.
    Não conhecia esse livro é fiquei mega empolgada com a leitura dele. Dica anotada e parabéns para aa autora que conseguiu colocar bons elementos no enredo
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Nossa que instigante! recentemente eu li um livro de romance policial muito foda, e hoje conheci outro! espero poder ler ele em breve, pois quando uma obra te envolve tanto que te suga pra dentro dela então ela com certeza vale a pena, anotei a dica e amei a resenha!
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá.. Assim como você eu curto romances policiais, não são meus preferidos, mas gosto deles... Bom saber que temos bons autores desse gênero, pois até então só conhecia Harlan Coben e James Patterson... Essa história parece bem interessante, contudo, em face da minha longa lista de livros por ler vou deixar essa indicação no fim da fila... Aquele abraço!

    www.livroselegendas.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Nossa, há muito tempo não via um romance policial assim.

    Esse gênero nos atrai de um jeito inexplicável. Muito difícil largar a leitura antes de ter acabado rsrsrs

    Amei sua indicação e achei o contexto muuuuuuito interessante. Colocarei na fila dos livros de indicações.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu também não sou de ler muitos romances policiais e esse me chamou bastante a atenção justamente por se passar em uma cultura totalmente diferente da que estamos acostumados e isso nos dá uma dinâmica totalmente diferente na leitura. Quero saber até que ponto os assassinatos estão ligados ao protagonista, então com certeza lerei.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livo ou a autora. Mas eu adorei a premissa do livro, eu gostei muito de saber que a autora conseguiu criar um livro com todas as pontas amarradas, e ainda incluir a cultura de região, isso é algo que nunca tive a oportunidade de ler. Com certeza o livro está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas saber que é um romance policial e que é curtinho já me desanimou...hehe' eu sou bem chatinha com livros pequenos *-* Romance é um dos gêneros que eu mais leio e gosto, mas policial não me agrada, então eu acho que não leria o livro. Mas fico feliz em saber que ele te agradou, e mais ainda ao saber que a autora conseguiu criar uma história envolvente e sem pontas soltas.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu confesso que pelo título eu não teria nenhuma vontade de ler a obra, achei muito estranho, kkkk. Mas agora lendo sua resenha e sabendo que se trata de um romance policial fiquei mais do que animada para conferir. É um dos meus gêneros favoritos, e quando descubro obras nacionais fico ainda mais curiosa para ler. Gostei dessa obra, vai para os desejados!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Di

    Nome difícil esse, hein? Tive que ler duas vezes para entender a palavra Xindzimila! Hahaha
    Eu gosto muito do gênero! Quando eu ouço/leio as palavras "romance policial" o meu sensor até apita! Hahaha
    Mas o que mais me interessou aqui foi a parte cultural que foi abordada no livro. Estou muito acostumada a ler livros que se passam nos Estados Unidos ou Inglaterra... então ler algo sobre Moçambique seria bem interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Confesso que não leio muito romances policiais, mas achei muito interessante a autora criar a história em Moçambique, e apresentar pra nós toda uma cultura e um cenário diferente dos que estamos acostumados.
    Deu pra perceber que a história criada por ela é realmente envolvente, e mesmo não sendo o meu gênero favorito, gostei muito da sua resenha

    ResponderExcluir
  17. Oei!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas achei a trama bem interessante e já me mostrou um diferencial por trazer um pouco mais da cultura de outros paises. Deu para notar o quanto ficou envolvido pela leitura, e acredito que será um livro que vou gostar muito.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Amo romances policiais, e pelo que li esse é bem indicado, com mistérios que prendem o leitor. Fico feliz que tenha gostado, mesmo que precise sair de sua zona de conforto, achei bem bacana a autora explorar a cultura do lugar, conseguindo não deixar a leitura cansativa e criando uma história mais rica. Não conhecia a obra, mas já está como desejado, principalmente por amar mistérios

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bom?

    Ainda não conhecia esse livro, pela capa e nome, com certeza não leria ele. Mas com sua resenha, acabou me deixando curioso para saber mais da historia, como iria terminar e principalmente pelo mistério. Enfim, ele já esta na minha Wishilist.

    Abs,

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Sabe que fiquei bem animada com esse livro, ainda mais que eu não conhecia ele ainda. Me parece ser um livro de grande aprendizado e achei bacana que explora outra cultura, além de tratar de um mistério. Com certeza adicionei na minha lista de leituras!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  21. Oii, não conhecia a autora, mas a resenha e a obra já começou me conquistando por ser um romance policial. Gostei das suas considerações, do enredo e me interessei bastante pela obra. Obrigada pela dica! Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá Di,
    Gosto muito de romance policial e achei a premissa desse MUITO interessante. Devo dizer que o nome já chama bastante a atenção e isso me agradou.
    Adorei saber que tem a presença cultural na obra e que isso foi um ponto positivo para ti. Quero muito, muito ler.
    Dica mais que anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  23. Oi tudo bem?
    Primeiramente parabéns pela parceria e muito sucesso para a autora!
    Adorei a premissa do livro, adoro conhecer novas culturas, amo mistério e pela sua resenha o livro parece bem interessante. A capa também está muito bonita. Assim que der vou ler com certeza!
    Beijos!

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo