23 dezembro 2019



Resenha # 176 : O Presente do Meu Grande Amor


Título: "O Presente do Meu Grande Amor"
Autor: Stephanie Perkins, Holly Black, Ally Carter, Matt De La Peña, Gayle Forman, Jenny Han, David Levithan, Kelly Link, Myra McEntire, Rainbow Rowell, Laini Taylor, Kiersten White.
Páginas: 352
Editora: Intrínseca 
Ano: 2014
Adicione no Skoob

   Nesses dias tive a felicidade de ganhar de presente de Natal adiantado o livro O Presente do Meu Grande Amor, e como estamos nesse clima natalino resolvi o ler bem rapidinho pra trazer a resenha pra vocês! Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança!
   No primeiro conto, Meias Noites (Rainbow Rowell), com muita delicadeza e humor, acompanhamos o amadurecimento dos amigos Mags e Noel ao longo dos anos e das festas de ano novo. Em, A Dama e a Raposa (Kelly Link), a jovem Miranda está determinada a descobrir mais sobre o estanho e atraente desconhecido que aparece todos os anos nas noites de Natal. Anjos na Neve (Matt de La Peña), narra o encontro de um estudante e de uma jovem solitária em meio a uma nevasca em Nova York. Já em Encontre-me na Estrela do Norte (Jenny Han), o cenário é o mundo mágico do Polo Norte, no qual uma garota adotada pelo Papai Noel vive entre os duendes, seres bem diferentes do que acostumamos imaginar.
   Em É um Milagre de Yule, Charlie Brown (Sthephanie Perkins), narra o encontro transformador de Marigold, filha de hippies, e North, um jovem vendedor de árvores de Natal. Papai Noel Por Um Dia (David Levithan), narra a história de um jovem judeu que recebe um pedido inusitado: ele deve se vestir de Papai Noel e fazer uma surpresa para a irmã mais nova do garoto por quem está apaixonado. Em Krampuslauf (Holly Black), acompanhamos uma festa de ano novo em que um garoto fantasiado de Krampus, o companheiro demoníaco do Papai Noel, muda todo o rumo da história.
   Em Que Diabo Você Fez, Sophie Roth? (Gayle Forman), acompanhamos as mudanças que a nova iorquina Sophie vai enfrentar ao se mudar para uma universidade no interior do país. Lá, ela também terá que aprender a lidar com Russel, o único garoto do lugar que a compreende. Em Baldes de Cerveja e Menino Jesus (Myra McEntire), um adolescente de má reputação se aproxima da filha de um pastor quando é obrigado a ajudar na encenação de Natal da igreja. Bem vindo a Christmas, Califórnia (Kiersten White), narra a transformação de Maria, habitante da minúscula e abandonada Christmas, quando ela conhece o novo cozinheiro da lanchonete de sua mãe. Em Estrela de Belém (Ally Carter), uma garota troca passagens de avião com uma desconhecida e se vê forçada a fingir que é uma estudante de intercâmbio islandesa na pequena cidade de Bethlehem. E, por fim, em A Garota que Despertou o Sonhador (Laini Taylor) acompanhamos a história de Neve, uma jovem que precisa lidar com os presentes estranhos que recebe nos vinte e quatro dias anteriores ao Natal.
   O Presente do Meu Grande Amor é uma coletânea com doze contos que foram organizados pela autora Stephanie Perkins e que traz grandes nomes da literatura atual. Desses doze contos alguns me fizeram chorar, outros me divertiram, outros me deixaram com borboletas no estômago, outros quis mais! Mesmo sendo historinhas curtas, o livro é muito bom, e quando acabei já estava super na vibe de fim de ano, porque nem todos os contos são sobre o Natal, tem alguns que se passam na noite de Ano Novo. Claro que em um livro de vários autores, vai ter algumas narrativas não tão legais, mas no mais o livro é muito delicioso e super vale a pena ser lido.
   A maioria dos contos é bem leve e não trazem grandes reflexões, mas são muito legais para passar o tempo. Como já era de se esperar, haverão muitos casais no livro, inclusive na capa, tem os desenhos dos casais protagonistas, então sugiro que leiam e os procurem lá. Achei interessante que a grande maioria dos personagens são pessoas bem próximas do real e que poderiam ser qualquer um de nós, o que facilita em muito a aproximação do leitor com os personagens do livro. Outro tema bastante recorrente ao longo desta prosa é a família e suas interações, sempre focando no amor existente entre seus integrantes, afinal de contas, o que definiria esse livro, senão o termo “amor”? Amor é a palavra-chave, a força motriz e a fonte do maior objetivo desta obra: contar a história de pessoas que se ajudam e se amam, independente de padrões, rótulos e convenções sociais.
   No geral, gostei de quase todos os contos do livro, mas, Anjos na Neve (Matt de La Peña), É um Milagre de Yule, Charlie Brown (Sthephanie Perkins), Papai Noel Por Um Dia (David Levithan), Bem vindo a Christmas, Califórnia (Kiersten White) e Estrela de Belém (Ally Carter) foram os que mais ganharam o meu coração! Posso dizer que o único defeito que encontrei nesse livro foi a dilacerante dor de ter que me despedir por doze vezes de personagens tão marcantes, cada um à sua maneira, e de histórias pra lá de empolgantes, mas, principalmente, emocionantes, daqueles tipos que nos encorajam a procurar com mais afinco a beleza das coisas e acreditar que finais felizes são possíveis, só precisamos acreditar que podemos construí-los.
    Enfim, de todos os livros natalinos que já li, O Presente do Meu Grande Amor foi o que mais me satisfez pois os autores conseguiram trazer para as páginas do livro toda a magia do Natal e os sentimentos que ele acarreta: empatia, solidariedade e muito amor! Recomendo pra todos vocês!!!




14 comentários:

  1. ainda nao tinha visto resenha desse livros de contos natalinos Imagino que sao contos maravilhosos Amei a dica

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu comprei essel ivro bem baratinho e ainda não li? Acho que é um bom pedido para esse final de ano, né???
    Que delicia e tristeza conecer e ter que se despedir desses personagens maravilhosos <3

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  3. Oi Diane,

    Eu estava falando agora pouco desse livro. Eu adoro ele, pois tem uns contos muito lindinhos.
    Bateu até uma saudade de ler essas histórias ♥
    Feliz Natal!

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  4. Oi, Diane

    Eu não curto muito antologias e essa particularmente não faz meus olhos brilharem. Acho que é pq a única autora que eu conheço é a Laini Taylor. Rs
    Lendo assim a pincelada que você deu sobre cada conto, acho que eu poderia gostar do da Gayle Forman.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. esse livro parece mesmo bem gostoso de ler com contos fofos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Oi, Diane! Tudo bom?
    Eu lembro desse livro com um calorzinho muito gostoso no coração! PRINCIPALMENTE o conto da Perkins que meu deus do céu como surtei com o North e a Marigold, queria um livro só deles KAJSNGJOSBGSAOBAGSUOBSAGOUGA

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá lindona.
    Fiquei muito feliz em saber que foi o livro que mais gostou dessa época. Gostei demais da edição e achei impecável.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá querida!
    Ainda há procura de um livro com contos de Natal para ler nesta época e se tivesse conhecido este, leria com certeza 😉
    Bom Natal
    Beijinhos

    Http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Diane!

    Adoro esse livro também!! Os contos realmente não trazem grandes reflexões, mas divertem e nos inserem no clima de Natal, justamente o que esperamos para livros da época. Confesso que como já faz um tempo que li, não lembro muito bem quais foram os meus contos preferidos, mas o primeiro dos dois amigos no ano novo é um dos que achei mais fofo <33 Feliz natal!!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Hey Diane! Tudo bem?
    Só vejo elogios pra esse livro e queria muito conhecer ele.
    Adorei a sua resenha.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  11. Hey Diane
    Eu não gostei tanto desse livro haha.Acho que sou a única.
    Teve uns contos que achei a mensagem de um dos contos totalmente errada.
    Mas teve alguns bem legais e a maioria desses foram os seus favoritos.
    Beijos
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  12. Oi Di!
    Faz um tempinho que eu li mas lembro que amei esse do Matt d La Pena *--* fofo e engraçado. Gostei muito do da Rainbow Rowell tambem se nao me engano. E da Gayle Forman. Foi uma leitura rapida mas ainda sim gostosa. Inclusive acho esse melhor do que o de verao.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha. Esse livro só tem autores incríveis e já estou curiosa para ler. Amo a temática natalina
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, Diane.
    Eu gostei bastante desse livro de modo geral. Teve alguns contos que me decepcionaram, principalmente por ser de autores bem famosos. Mas a maioria eu amei. E os casais dos contos na capa foi muito fofo.

    Feliz natal!
    Prefácio

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo