19 outubro 2016



Resenha # 60 : Mentirosos





Título: "Mentirosos"
Autor: E. Lockhart
Páginas: 272
Editora: Seguinte
Ano: 2014


   Finalmente li Mentirosos! Depois de todo mundo já ter lido, confesso que me considero uma ninja por não ter pegado absolutamente nenhum spoiler, e olha que sempre me esbarrava alguma resenha dele, heim? Iniciei a leitura já sabendo que o final guardava algo surpreendente, mas, não tinha a menor ideia de quão surpreendente seria. Ao finalizar a leitura, fiquei anestesiada com a perfeição de E. Lockhart na criação de toda a história.
  O livro traz a história dos Sinclair, uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo ás tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular, com mansões repletas de objetos caros e inúteis e varandas com vista para o mar. Enquanto as três irmãs disputam constantemente a herança do pai, os mais jovens tentam ignorar as discussões e apenas se divertir.

   Cadence - neta primogênita e principal herdeira-, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Gat é o único que não pertence a família e, ao contrário do estereótipo Sinclair (jovens brancos, altos, loiros e perfeitos), tem ascendência indiana e, não por acaso, é o único a questionar aquela vida de privilégios. Cadence se encanta com ele desde o início e, conforme os anos passam, a amizade com aquele garoto intenso e de diferentes convicções políticas evolui para algo mais.
   Mas tudo desmorona durante o verão dos seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os dois próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido... até que Cadence finalmente volta a ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
   Mentirosos é narrado em primeira pessoa pela protagonista Cadence, a autora explora os sentimentos e dramas da garota que vive uma família insensível e complicada, onde todas as falhas da família são camufladas e tudo sempre tem que parecer perfeito. A narrativa pode soar estranha ás vezes, principalmente, com as metáforas que a protagonista usa o tempo todo, de vez em quando é até difícil saber o que é literal e o que não é, mas, no geral, a leitura flui com facilidade e rapidez.
   Os personagens são muito bem construídos, e mostram um pouco do que o ser humano é capaz para alcançar status e poder. A ganância dos Sinclair são expostas claramente a longo do livro, e mesmo enfrentando dificuldades sejam elas financeiras ou não, eles não se deixam abater, e sempre a aparência, a perfeição e a superioridade fala mais alto que qualquer sentimento.
   É difícil falar sobre esse livro sem soltar spoiler, tanto que reli essa resenha umas três vezes para ter certeza que não estava passando nada além do permitido para vocês (podem ler com confiança rsrs...), então, resumidamente, posso dizer que a autora conseguiu criar um quebra cabeça perfeito, sem pontas soltas, onde ela nos engana e surpreende de forma impactante! O desfecho é muito bem definido, e mesmo tendo alguns sinais ao longo da leitura, não consegui solucionar o mistério, aliás, nem se levasse o ano todo para ler não seria capaz.
   Super recomendo a leitura pra vocês!




23 comentários:

  1. Olá
    Eu gosto muito desse título, e adorei poder conferir suas impressões a respeito. Todas as conexões são ótimas né? Entendo perfeitamente quando você diz ser dificil falar desse livro sem soltar spoilers. Realmente os personagens são muito bem construídos, e vale muito a pena ler;
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Diane! Tudo bem?

    Já escutei muito falar desse livro, mas ainda não li. Gosto de livros em primeira pessoal e a premissa é bem interessante. Gostei da dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Querida,
    MDS, agora eu morro. Acho que peguei um pouco da historia e já tenho uma idéia do final.

    Eu comprei esse livro essa.semana e fiz de tudo pra não ler muito sobre o enredo criado pela autora. Eu li a sua resenha, porque estava curiosa para saber mais sobre a família Sinclair.
    Bom, amei a foto e espero gostar do livro assim com você gostou ♥

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!
      Menina, não se preocupe! Não falei nada de mais rsrs... Aliás, o que foi dito aqui não dá nem pra sonhar sobre o que acontece no final. Eu disse é surpreendente!
      Beijos e boa leitura

      Excluir
  4. Esse livro me fez de trouxa do inicio ao fim e eu queria que tivessem filmado a minha cara quando descobri a parada toda no final do livro. Sério, fiquei de boca aberta por um tempão enorme!!!
    Amiga, eu também não consegui desvendar o mistério, mesmo depois em retrospecto, ter visto que a autora deu bons sinais. Mas valeu cada letra desta aventura.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Di!
    Esse livro já foi discutido no clube do livro que participo, então já sei todos os spoilers possíveis. Mas ainda assim vou dar uma conferida nele.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa
    Participe do sorteio Halloween Literário

    ResponderExcluir
  6. Eu conheço esse livro faz um tempinho mas não me sinto interessada para ler. Achei legal a sua resenha e ver alguns detalhes do livro, o ser humano é capaz de coisas terríveis para alcançar seus objetivos e pelo que vi, o livor aborda muito bem o tema. A sua resenha está muito bem escrita, mas eu ainda não consigo me atrair pelo livro.

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito quando os livros exploram a capacidade do ser humano para alcançar o que quer, e o triste é que todos nós temos um pouquinho disso. Parece mesmo ser um livro de história muito bem desenvolvida. E moça, parabéns por não ter pegado nenhum spoiler, você é ninja mesmo.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Ainda não li a obra, mas quero muito ler e concordo que você foi ninja por não pegar nenhum spoiler!
    A premissa da obra é bem interessante e gosto quando a narrativa é feita em primeira pessoa, mostrando a visão do personagem.
    Quero muito vivenciar os dramas com Cadence!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu não conhecia a obra mas achei demais! :) E mesmo o meu género, segundo me parece! :) ahah Que bom que gostaste da leitura! :)

    EU amo essas reviravoltas, esse jogo que a autora faz viver e depois troca-nos as voltas... Ainda bem que assim é! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Oiii Diane

    Os livros dessa autora são difíceis de resenhar né? Eu também li outro livro dela e apesar de ter gostado, é bem difícil explicar porque a maneira como ela escreve e conduz a história é bem diferente.
    Esse livro, Mentirosos, quando foi lançado vi várias resenhas sobre ele, mas te confesso que não me chamou a atenção. Por enquanto não acho que esse meu tipo de livro, porém, não descarto ler futuramente.

    Fico feliz que vc tenha curtido.

    beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  11. Também me considero uma ninja por não ter pegado spoilers desse livro, porque acredite, nem todo mundo leu antes de você, falta eu! Hahaha... Fico cada vez mais curiosa para conferir esse final, quero me surpreender também. Tenho meu exemplar, só não consegui encaixar na fila ainda mesmo. Amo personagens bem construídos e amo quando o enredo tem esses quebra-cabeças e ainda assim a história é finalizada sem pontas soltas. Estou realmente ansiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro deu muito o que falar, né? Fui obrigada a comprar o livro, agora só falta achar tempo. rsrs
    Eu acho que também vai ser difícil fazer a resenha do livro. Você conseguiu contar o suficiente da história, fiquei ainda mais curiosa para ler.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. oie, ouço falar muito bem desse livro e de seu mistério e fico bem curiosa para desvendá-lo, mas gosto de obras que nos surpreendem e por isso pretendo ler essa.

    ResponderExcluir
  14. Oi Diane, sou super curiosa para ler esse livro, mas não quero estragar nada, e nem a sinopse dele eu li. Já foi muito bem recomendado pelas meninas do blog que sou resenhista, não vejo a hora de poder lê-lo! Abraços

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Acho que nunca tinha me sentido tão enganada até ler esse livro. Uau. É tudo o que eu consigo pensar quando vejo a capa deste livro. A autora engana mesmo a gente, né? Achei a história incrível, a forma como tudo acontece e como tudo acaba, a construção dos personagens, os conflitos... E olha que eu nem gosto de suspense!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  16. Oi Diana,
    Não li esse livro e essa é a primeira resenha dele que vejo. O livro não tinha chamado minha atenção, achei que ia complementação por um lado, mas sua resenha me surpreendeu, pois não é nada do que eu imaginava.
    Fiquei muito curiosa para conferir, ainda mais que o final é surpreendente. Sem contar que esse clima de suspense muito me agrada e com certeza durante a leitura o leitor deve criar mil suposições.
    Dica anotadíssima.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Diane!
    Eu sempre vejo resenhas bem positivas a respeito desse livro, principalmente na época em que ele foi lançado. E do mesmo jeito que você, por incrível que pareça, ainda consegui não tomar spoilers sobre o final da história.
    Eu até tenho um certo interesse nele, principalmente agora que diminuiu um pouco essa falação sobre ele. Até já tenho ele baixado no Kindle. Quando tiver tempo para ler algo a mais, talvez eu coloque ele na pilha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/10/para-que-dividir-nunca-jamais.html

    ResponderExcluir
  18. Menina do céu
    EU PRECISO LER ESSE LIVRO ALGUM DIA DA MINHA VIDA
    NÃO É POSSÍVEL
    hahahah
    Enfim, com uma resenha ótima e elogiosa dessa, eu me sinto mal por postergar a leitura e Mentirosos. Todo mundo fala super bem, sobre a construção dos personagens, da premissa e tudo mais e eu ainda não comprei. Acho que criei um hype em cima e tenho medo de me decepcionar. Mas adorei a sua resenha e espero comprá-lo na black friday haha

    beijos =)

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem? Gente acho que eu sou a única que ainda não li esse livro é não foi por falta de vontade e sim ds tempo mesmo. Enredos que tem todo um quebra cabeça me deixam mergulhada na história e estou curiosa para saber o grande desfecho que todo mundo diz. Preciso cortar a fila e ler logo esse livro.
    BJ

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu sou uma das pessoas que ainda não leu esse livro, mas morro de vontade por conta de todos os comentários positivos e também me considero uma ninja por ainda não ter lido nenhum spoiler kkkkk Bom, essa historia parece ser realmente muito bacana e eu gostei de saber que o final é surpreendente e difícil de desvendar

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Olá Diane!
    Estou louca de vontade de ler esse livro, mas cadê o dinheiro para comprar o livro e o tempo para ler? Também já li inúmeras resenhas desse livro e dou graças por não pego nenhum spoiler.
    Gostei de saber que o livro é narrado pela Candence e que a autora explora os dramas dela.
    Sua resenha triplicou minha curiosidade e espero me surpreender com o final como você.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  22. Olá!!!
    Faz um tempão que estou louca pra ler esse livro e sempre aparecia outro na frente,mas desse ano não passa..hahahaha...
    Já vi outras resenhas que tocaram no mesmo ponto que vc,resenhas suaves e sem spoiler (ainda bem)e desesperada pra saber como foi esse acidente e esse misterio todo no final.
    Deve ser um sonho morar em uma ilha particular..=P

    https://www.facebook.com/anne.c.viana/posts/10154226233028541?pnref=story

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo