03 março 2021



5 Motivos Para Ler 'Céu Sem Estrelas'


 Oi, gente. Tudo bem com vocês?

Quem acompanha as notícias do universo literário já deve estar sabendo da grande novidade: o livro Céu sem Estrelas vai virar filme! A produtora Elo Company comprou os direitos de adaptação da obra de Iris Figueiredo. A produção já está em fase de desenvolvimento, e diretor e elenco estão sendo definidos. Sendo assim, diante de uma notícia tão maravilhosa, resolvi listar pra vocês 5 motivos pra ler esse livro que em breve estará nas telonas... Bora conferir?


1- PROTAGONISTA: Na minha opinião, o que mais chama a atenção nessa história, sem sombra de dúvidas é a protagonista Cecília. Ela é a grande estrela do livro! No decorrer da leitura, acompanhamos a difícil batalha que a protagonista Cecília enfrenta com sua imagem, seu excesso de peso, seus problemas familiares, problemas de confiança e tudo isso somado a falta de cuidados das pessoas em falarem tudo o que pensam sem se preocuparem como quem está ouvindo se sentirá, acaba disparando cada vez mais seus gatilhos e seus ataques de ansiedade se intensificam. Cecília é aquele tipo de personagem que parece saltar das páginas, que ensina e que dá voz a muitas garotas que podem estar passando pela mesma situação. Durante a leitura, bate aquela vontade de entrar pelas páginas do livro e dar aquele abraço apertado que o leitor bem sabe que Cecília merece.


“Eu era grande e gorda, então as pessoas me chamavam de fortinha. Eu não me sentia forte. Demorei muito tempo até encontrar minha própria força.”


2- NARRATIVA: A narrativa de Iris Figueiredo é extremamente envolvente, delicada e tão fluida que o leitor nem vê o tempo passar durante a leitura! Iris Figueiredo é dona de  uma escrita sensível, delicada, honesta e, ao mesmo tempo, dolorosa e pesada nos momentos certos. Fiquei impressionada com a facilidade que a autora tem para abrir nossa mente para refletir, sentir e tentar entender o que os personagens estão passando. É impossível terminar essa leitura sem sentir que algo mudou dentro de nós... Enfim, uma narrativa honesta, reflexiva e inspiradora!


“Eu estava cansada de pedir desculpas por meus sentimentos. Ás vezes tinha a impressão de que fazia isso o tempo inteiro.”


3- CONSCIENTIZAÇÃO: Além de muita representatividade, Céu sem Estrelas traz muitas questões a serem debatidas como depressão, ansiedade, automutilação, gordofobia, machismo, mas, ao meu ver, a maior mensagem deixada no livro é sobre aceitação, sobre autodescobrimento, sobre entender cada tipo de beleza e o que ela representa. Céu sem Estrelas é um livro real, humano, que poderia ser a história de qualquer um de nós, um livro que fala abertamente sobre preconceitos e que mostra a importância de se ter uma família bem estruturada.


“Ser gordo ia além de ser uma massa de gordura. As pessoas me encaravam e automaticamente calculavam quanto peso ganhei ou perdi desde a última vez que nos vimos [...] Aquilo me deixava louca. Simplesmente por não ter pedido a opinião de ninguém. Como alguém achava que estava no direito de opiniar sobre quem eu era, o que vestia? Como alguém se sentia no direito de me deixar mal só por existir?”


4- QUOTES: Pra quem gosta de marcar aquelas passagens especiais e reflexivas, se prepare, pois, esse livro tem quotes INCRÍVEIS! O meu exemplar é repleto de post-its e sempre gosto de tirar ele da estante e ler aquelas frases que me fizeram refletir, suspirar e me apaixonar tanto por esse livro!


“O amor é paciente. Ele é feito de respeito e apoio mútuos. Ainda tenho medo do abandono, mas procuro pensar todos os dias que aqueles que importam estarão sempre comigo. Que uns chegam e outros vão, mas que não posso aceitar menos do que eu mereço. Ainda estou descobrindo o que eu mereço. E espero que minha amiga também descubra.”


5- É NACIONAL: Se até agora eu ainda não te convenci a ler (o que duvido muito!), então, espero que você leia por ser um nacional! A gente sempre vê tantos livros gringos serem planfletados por aí, enquanto temos obras igualmente incríveis de autores nacionais que nem sempre são tão valorizados. E é tão bom encontrar um livro que a gente conheça os cenários, conheça o clima, conheça a alma daquele lugar... Portanto, leia Iris Figueiredo. Leia nacionais! 


“Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão encobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar. É como a esperança.”



Enfim, Céu sem Estrelas foi uma leitura muito reflexiva, que me fez pensar sobre as pessoas que estão ao meu redor e como o mundo é feito de “padrões”, onde dá a sensação que estamos a mercê dos rótulos que a sociedade impõe... Essa leitura é necessária, cheia de representatividade, inspiradora, que deveria ser obrigatória e recomendo de olhos fechados pra todos vocês!



14 comentários:

  1. Ontem foi impossível não se emocionar com essa bomba que foi noticiada!
    Não, eu não li o livro ainda, mas namoro ele já tem um bom tempo, desde a época de uma Bienal, onde a autora esteve entre os autores com livros mais vendidos e eu aplaudi muito.
    Literatura brasileira de primeira grandeza e agora, será filme de primeira grandeza também!!!
    Quero muito ler antes da adaptação chegar rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy! Cinco excelentes motivos pra ler esse livro, ele já estava na minha lista de leituras e agora fiquei ainda mais interessada, gostei muito de saber essa história vai vira filme. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Diane!

    Que legal que vai ser adaptado! Gosto bastante também desse livro, consegue nos arrancar da nossa "zona de conforto", mas acho que deveria ter mais alertas quanto aos gatilhos, acho que não seria um livro indicado para todos

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diane.
    Ótima postagem. Lembro que na época que lançou fiquei muito interessada porque não li nenhuma resenha negativa dele, só positivas. Mas hoje acredito que não leria porque livros assim já não me interessam tanto e estou fugindo de dramas ultimamente hehe. Mas achei muito legal que vai ser adaptado.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olá, Diane!

    Eu fiquei muito feliz com a notícia de que ele vai ser adaptado, mesmo sem ter lido o livro ainda.
    é muito bom ver a literatura nacional ganhando destaque!
    Quero muito ler esse livro, e espero ler esse ano ainda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ooi!
    Faz um bom tempo que leio coisas sobre esses livros e tenho namorado ele, mas nunca cheguei a me empenhar de verdade para comprar e ler. Agora com esses motivos eu já fiquei mais curiosa, pois eu não sabia que ele tinha temas tão profundos.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Desde a primeira resenha que vi sobre esse livro já fiquei com vontade de ler .
    Por ser tratar de temas que atingem muitas gente mas poucas autoras tem a coragem de escrever sobre.como por exemplo a gordofobia .um tema que deveria ser mais encontrado em tramas .Mas cadê a coragem das autoras em trazer isso para os livros? Merece sim ser lido por muitos .e talvez mostrar a todos que somos todos iguais .

    ResponderExcluir
  8. Diane!
    Tenho lido muitos autores nacionais em ebook e me apaixonando cada vez mais por conhecer tantos talentos nacionais e como falou, reconhecer os cenários onde os livros são ambientados.
    Baixe esses dias um livro dessa autora, mas ainda não li.
    E o que mais gostei nesse livro é o fato dela trazer à tona assuntos importantes que tem de ser debatidos , incluvise sobre nossa visão dos padrões sociais.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Eu jamais ia me interessa por esse livro porque não gostei da capa. Mas na resenha que tu fez já achei perfeito. Ja me vejo nas lágrimas quando ler.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Diane.
    Nunca tinha visto falar desse livro (sou nova nesse mundo de leitura), mas parece ser um livro que vou me identificar muito, pois sou mais gordinha e acho que talvez posso me identificar.
    Quero ler e vou ver se o compro o mais rápido possível.
    Acho muito legal a maneira que vc fala dos livros.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Realmente não faltam bons motivos para eu embarcar nessa leitura hein, com certeza é muito importante esses enredos que nos fazem refletir temas tão importante, ainda mais sabendo que é um livro nacional né.

    ResponderExcluir
  12. Parece ser um livro voltado para a realidade mesmo, cheguei a me ver, quando as pessoas se preocupam se estou acima do peso. kkkk Quero ler esse livro e vou assisti ao filme com certeza, do espero que tenha um lindo final para a personagem.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Não li esse livro, mas esses 5 motivos são um grande incentivo pra querer ler.
    Legal que vai ser adaptado para tv, espero que possa captar a essência do enredo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oiie,
    Esse livro se tornou meu favoritado do ano passado. É uma historia maravilhosa e emocionante, quando peguei para ler não sabia de nada da historia e no final amei demais!

    Beijinhos: Tempos Literários

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo