• Home
  • |
  • Sobre Mim
  • |
  • Resenhas
  • |
  • Promoções
  • |
  • Parceiros
  • |
  • Contato
  • Resenha # 30 : A Hora da Estrela






    Título: "A hora da estrela"
    Autor: Clarice Lispector
    Páginas: 88
    Editora: Rocco
    Ano: 1998 ( 1ªed. 1977)



        Hoje trago a resenha de "A hora da estrela", livro que é considerado ser uma despedida de Clarice na literatura, pois, foi lançado pouco tempo antes de sua morte em 1977. Apesar de já ter visto várias pessoas criticando esse livro, eu, pelo contrário, achei bem interessante porque a autora conseguiu ser totalmente fora dos padrões e, mesmo assim, me prendeu de tal forma que só larguei o livro quando cheguei na última página.
        O livro traz a história da nordestina Macabéa, mulher feia e miserável, que após perder sua velha tia decide se mudar para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. Já na cidade grande, consegue alugar um apartamento onde divide o quarto com mais quatro mulheres, mas, que nunca interagem com ela por serem balconistas e terem horários diferentes do emprego que conseguiu como datilógrafa . Então, em meio a sua solidão, gasta todo o seu tempo vago ouvindo rádio relógio e sonhando em ser notada e se tornar uma estrela.

        Um dia após um raro passeio romântico, nossa protagonista , se apaixona por Olímpico de Jesus, um metalúrgico, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desiludida e desesperada, Macabéa, decide procurar ajuda com uma cartomante que logo prevê para ela um futuro fascinante, bem diferente da realidade que a espera.
       Como eu disse anteriormente, já havia lido muitas críticas negativas sobre esse livro, mas, ao finalizar a leitura discordei de tudo que li, pois, Clarice foi genial neste romance e conseguiu sair fora dos clichês ao mostrar uma protagonista feia, desastrada e azarada. Isso sem falar na crítica que a autora faz ao preconceito nordestino e ao choque cultural da busca dos nordestinos pelas cidades grandes.
       A história em si é bem diferente de tudo que já li em minha vida e acho que isso foi o que mais me agradou. O livro possui uma linguagem clara e fluída e pode ser lido em poucas horas, já que ele possui pouco mais de 80 páginas.
       Finalizo a resenha super indicando o livro pra vocês, principalmente, se estiverem em busca de uma leitura diferente e totalmente fora dos padrões.



    15 comentários :

    1. Oi, Diane! Clarice é incrível! Li esse anos atrás e tenho muita vontade de reler. Que bom que você escolheu ler, apesar das opiniões negativas que tinha ouvido.

      Beijos, Entre Aspas

      ResponderExcluir
    2. Oie, tudo bem? Esse, com certeza, é um dos meus livros preferidos. Não entendo as criticas negativas - tudo bem, no começo achei que nem iria gostar dele, mas acabei me apaixonando. É um livro que recomendo para tudo mundo <3
      Beijos, Mundo de Leitora

      ResponderExcluir
    3. Oi Diane!
      Li poucas coisas da Clarice. Na verdade, li algumas crônicas, mas nunca cheguei a ler um romance. Sei que um dia desses preciso corrigir isso.
      Sério que você viu muitas criticas em relação a "A Hora da Estrela"? Eu nunca tinha visto. Mas que bom que elas não desanimaram você a conferir e você gostou.
      Beijos,
      alemdacontracapa.blogspot.com

      ResponderExcluir
    4. Eu li esse livro em 1999 e ameiiiiiiiiiiiiiiii! Na verdade, Clarice é maravilhosa, né?
      Ponto de Exclamação

      ResponderExcluir
    5. Já li críticas em relação a esse livro também. Suspeito que esses não entenderam a obra, pois tenho que concordar: ela é excelente. Clarice foge dos clichês e coloca no centro uma protagonista "renegada". Além disso, combate veementemente preconceitos. Impossível não amar.

      Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

      ResponderExcluir
    6. Oii !
      Tenho uma super curiosidade de ler algum livro da Clarice Lispector, e não só dela mas de todos os autores considerados reis e rainhas da literatura.
      Minha mãe leu esse livro e comentou ser bem detalhista, queria ver se é assim mesmo.
      Beijos
      Sorvete Literário

      ResponderExcluir
    7. Oi, Diane! Tudo bem? Morro de vontade de ler "A Hora da Estrela"! Já li um livro da Clarice Lispector e por ter gostado dele, desde então venho querendo ler mais obras dela. Certamente lerei essa em breve. Adorei a resenha! <3

      Abraço

      http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    8. Oi, Diane! Tudo bem?

      Acho que... eu nunca li este livro... sei lá.. nem me lembro... Hehehe! :D
      Mas como você mesma relatou, Clarice Lispector arrasa em seus clássicos!

      Beijos!
      Irmãos Livreiros

      ResponderExcluir
    9. Oi
      nunca li nada da autora, mais como você falou sempre vejo resenhas mais negativos, mais que bom que gostou de ler esse livro e quem sabe eu pegue ele emprestado da minha prima.
      ]
      momentocrivelli.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    10. Bom dia, tudo bem?
      Eu amo Clarice, apesar das confusões de pensamentos que seus livros me trazem. rsrsrs
      Este eu ainda li, porém me encantei com a capa.
      Parabéns pela resenha.
      Bj
      www.dnabookz.com

      ResponderExcluir
    11. Oi
      O livro parece ser bem legal e que bom que gostou,
      respondi a TAG que me indicou.

      momentocrivelli.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    12. Esse livro é tão amorzinho. Li quando estava na época do colégio.
      Sua resenha ficou ótima.
      Beijo

      www.tecontopoesia.com

      ResponderExcluir
    13. Oi Diane, tudo bem?
      Eu li este livro faz muito tempo... Não lembro muito bem da história. Mas, lembro de ter gostado.
      Ótima resenha.
      Bjus
      Lia Christo
      www.docesletras.com.br

      ResponderExcluir
    14. Diane, eu sou muito fã de Clarice.
      Ela é tão profunda em suas palavras. Não dá pra ler o seu livro e continuar a mesma pessoa. Ela sabe nos tocar como ninguém. Amo a obra literária dessa mulher. O livro que mais gosto dela até aqui é "A paixão segundo GH".
      Beijo!

      Blog || Fan Page

      ResponderExcluir
    15. Ainda não li esse livro, mas quero muito lê-lo. Há algum tempo, vi uma peça de teatro baseada nele e me encantei muito com a história, desde então estou querendo lê-lo.
      Parabéns pela resenha

      Beijos
      www.colecionandoprimaveras.com.br

      ResponderExcluir