09 dezembro 2015



Resenha # 26 : Os 13 Porquês







Título : "Os 13 Porquês "
Autor : Jay Asher
Páginas : 256
Editora : Ática




   Hoje trago a resenha de "Os 13 Porquês " , livro que li já faz um tempo , mas , que devido á algumas resenhas acumuladas só pude postar a resenha agora .  Esse livro é bem bacana de ser lido , seja por qualquer leitor , pois o autor consegue tratar o assunto do bullying sem piegas e de tal forma que acredito firmemente que todo jovem que passou por situações parecidas irá se comover com Hanna .
    O livro conta a história de Hanna Baker , uma adolescente que se suicidou após sofrer bullying de vários colegas , diante disso , ela grava sete fitas cassete onde deixa os treze motivos que a fizeram acabar com a própria vida e as envia para os "culpados".

     Apesar de Hanna ser a protagonista , o livro é contado sob o ponto de vista de Clay , um jovem que era apaixonado por Hanna e que em um dia ao voltar da aula encontra um pacote misterioso em sua casa contendo as sete fitas . Ao escutar a primeira ele se depara com a voz de Hanna informando que se ele está na posse das fitas ele foi um dos motivos que a levaram a se matar .
     Confuso , Clay não consegue entender porque ele é um dos motivos , já que nunca havia feito nada contra ela e ainda era apaixonado pela garota , então , ele decide escutar fita após fita para poder entender o porquê de tal decisão .
     Assim , ao escutar cada fita Clay descobre todas as desilusões , decepções , constrangimentos , mágoas que acabaram fazendo com que Hanna cada vez mais se transformasse em uma garota depressiva e aos poucos começasse a ficar obcecada pela ideia de morte .


   No início da leitura fiquei meio decepcionada , pois , achei que alguns dos motivos eram bem infantis e meio exagerado ter levado ao suicídio , mas , com o passar das páginas fui percebendo que a questão é que a união de todas as decepções se acumularam e a levaram a cometer o tal ato , portanto , ficou justificável .
    Achei bem legal a forma que Clay narra a história , ele consegue transmitir todo o nervosismo e agitação sentido por ele e que faz com que o leitor também sinta o mesmo .
    Gostei bastante da escrita de Jay Asher ! Ela flui muito bem e ainda conscientiza o leitor sobre alguns problema que o jovem da atualidade enfrenta constantemente .
    Finalizo a resenha super indicando o livro pra vocês !



25 comentários:

  1. AMO livros que envolvam bullying. Caraca, preciso ler!
    www.camilakellen.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Diane, tudo bem?
    Essa não é a primeira resenha que diz que os motivos foram bem infantis, então acho que provavelmente isso vai ser um defeito do livro, mas eu tenho ele na lista de desejados e espero ler <3
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá :)
    Sinceramente apesar da premissa do livro prometer não tenho vontade de ler e como você disse que os motivos não são lá muito bons me fez menos querer le-lo.

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Diane ! Poxa, estou louca atrás desse livro.. Por pouco não o comprei na Saraiva. A premissa dele me chama muita atenção..
    Beijos, Sorvete Literário

    ResponderExcluir
  5. Oi, Diane!
    Esse não sei se seria um livro que eu leria, embora eu goste bastante da temática.
    Ah, achei que só eu tivesse mil resenhas atrasadas rs

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Gosto muito desse tipo de livro porque, mesmo sendo romanceado, mostra o lado de quem sofre o bullying. Recomendo também A Lista Negra, que também tem bullying e morte, vale a pena.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Di, tudo bem? Eu também li o livro faz um tempinho, mas também estou com resenhas atrasadas hahhah, então ela ainda não saiu. Mas já está programada.
    Eu adorei o livro. Mas senti coisas diferente de voce. Não podemos dizer que os motivos são bobos ou fracos. Ou nos tornamos como os seus colegas de classe, quando ouve aquela história do bilhete. Para quem vê de fora, os motivos do suicida sempre parecerão tolos. Afinal, a vida é o melhor presente que poderíamos ganhar, mas as vezes, quando voce tem depressão, uma gota é o oceano inteiro. E Hanah não sofreu apenas bullying. Ela sofreu assedio sexual, viu uma colega ser estuprada.... vixe, é muita coisa :(
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    já ouvi falar muito deste livro, mas ainda não comprei.
    Parece ser uma boa história, mas um pouco lenta

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Diane, tudo bem?
    Obrigada por sua visita lá no Doces Letras.
    Eu já tinha lido algumas resenha sobre o livro, mas te confesso que a sua é a primeira que realmente me fez surgir interesse pelo livro. O bullying, é algo muito real em toda sociedade. Apesar de ser muito falado hoje em dia, infelizmente é algo que já vem ocorrendo há muito e muitos anos e ao que parece ainda teremos que ouvir falar nisto por muitos anos mais. A história deve ser sofrida, forte. Vou anotar a dica. Mas terei que esperar pelo momento certo pra ler.
    bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Diane!
    Li a resenha meio por cima porque ainda quero ler esse livro. Gosto da temática e há tempos vejo ele ser bastante elogiado. Preciso conferir. Que bom que você gostou :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie, Diane! Tudo bem?!
    Há algum tempo eu queria ler esse livro, mas o tempo foi passando, fui colocando outros na frente e a ideia de lê-lo ficou para trás com tantas leituras acumuladas. Meio que não tinha mais interesse em ler a obra porque acho o tema bem saturado já e não estava na empolgação de antes, mas agora, com o que expressou na resenha eu fiquei com muita vontade. Já senti uma vibe tristeza aqui e sei que vou chorar!! Vou tentar ler o mais breve possível!! Ótima resenha.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  12. Oi! Eu li outro livro do autor, mas a temática era totalmente diferente, no entanto eu gostei da forma como ele conduz sua narrativa. Eu tenho muita vontade de ler este livro, o tema abordado sempre me interessa.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oi, Diane! Eu gosto muito de livros assim. Já comecei a leitura desse, mas era e-book e acabei parando por preferir o livro físico. De fato alguns motivos parecem bobos, mas a gente nunca sabe como certos atos vão afetar cada pessoa, né?! Sua resenha me lembrou que preciso finalizar a leitura! ;)

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  14. Oi Diane
    que bom que gostou da leitura e que bom que as impressões negativas foram desaparecendo no decorrer da leitura.
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, quem sabe ano que vêm.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Diane!! A capa parece ser linda!!! Não conhecia o livro, mas se a narrativa é boa sempre vale a pena!!

    Beijocas, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Oi, Diane! Tudo bem? Adorei a resenha! Acho a premissa desse livro muito boa e seus comentários me fizeram ficar bem animados para ler "Os 13 Porquês"! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Diane. Tudo bem?
    Então, tenho muita vontade de ler esse livro.
    Embora você tenha dado uma opinião não tão positiva sobre a obra, acho a temática super necessária e acredito que esse livro pode vir a mudar a mente de muita gente.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Diane!
    Esse livro <3 <3 <3 <3 <3 Me ajudou tanto numa fase meio dark da vida. Simplesmente é um dos melhores que já li.
    Beijos
    Balaio de Babados || Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  19. Oi, Dih!
    Demorei, mas voltei.
    Estou muito curiosa para ler esse livro. Já vi comentários de todos os tipos, coisa que só aumenta minha curiosidade.
    Sua resenha me deixou mais interessada. Adorei!
    Beijos

    http://www.construindoestante.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá, Diane.
    Eu gostei bastante da história. Não é a melhor que eu li sobre suicídio, mas é muito boa. Eu também achei que os motivos separados não faziam ninguém tirar a própria vida. Mas juntando tudo, foi o que bastou para ela. O que gostei foi a forma como ele foi narrado.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  21. Oi Diane,
    Obrigada pela visita no blog. Estou a anos querendo ler esse livro, mas ainda não deu. Realmente quando lemos algo adolescente, achamos que alguns motivos são bobos ou fúteis para levar ao suicídio, mas então de repente nos lembramos da época escolar e do conjunto de fatores e vemos claramente que isso assola muitos jovens. Espero gostar tanto quanto você quando eu ler. Beijos Elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Já tinha ouvido falar desse livro e até comecei a ler, mas acabei não continuando a leitura por achar meio chatinho.
    Sobre sua resenha, gostei do que falou, mas preciso (com todo o respeito do mundo, ok? Por favor, não me odeie) dizer que não se coloca espaço antes da vírgula, só depois. A sua escrita deixou minha mania de organização quase louca, na verdade.
    Não quero ofender, ok? Só criticar de forma construtiva.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Diane! Como vai?

    Desde que este livro foi lançado tenho vonatde de ler, mas sempre aparece novos livros em minha estante e vou deixando para adquirir/ ler posteriormente.
    Sua resenha está muito boa e me fez ficar com vontade de ler "Os 13 Porquês" novamente.

    Beijos!
    Participe do Natal Literário no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  24. Já faz um tempinho que estou querendo ler esse livro, gosto demais de histórias que abordam esses temas importantes.
    Amei tua resenha, me deu ainda mais vontade de ler :D

    Beijos
    www.colecionandoprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
  25. Às vezes a decepção de alguém pode não ser um motivo que nós achamos o suficiente para um ato de suicídio, mas cada um tem uma história de vida e uma forma diferente de interpretar as coisas, e talvez esse livro mostre um pouco disso, de como a depressão e o suicídio são temas complexos e que merecem a nossa atenção.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo