21 agosto 2021



Você tem livros ou enfeites?


 Oi, gente. Tudo bem com vocês?


Depois de alguns desafios e de muita reflexão, tomei uma decisão que há um tempo atrás me dava até calafrios: desapeguei e doei uma quantidade considerável de livros! Foram vários motivos que me levaram a essa decisão e, pra minha surpresa, me arrependi de não ter tomado essa atitude antes.



Quando comecei a construir minha estante o meu maior objetivo era juntar livros, ter muitos livros, preencher a estante da forma mais rápida possível... E o que isso resultou? Uma estante cheia de livros que não me representam tanto assim. É claro que ainda desejo ter uma estante grande a la Paola Aleksandra, porém, quero olhar para cada livro e ter uma conexão, um elo com cada um deles!


Pensando nisso, quando me deparei com minha estante não cabendo mais livros, percebi que existiam ali muitos livros ainda no plástico e outros que nem me agradaram tanto assim. Foi aí que, no ano passado, decidi trocar alguns livros no Skoob e me propus o desafio de ler os encalhados da minha estante. Tudo isso foi uma experiência muito boa! A experiência de trocar um livro que não funcionou pra você e dar a ele a chance de encantar outros leitores é muito satisfatória... Só não é mais satisfatório do que a experiência de doar livros e assim incentivar possíveis leitores!


Tudo isso foi muito bom! Passei o ano passado e boa parte desse 2021 encaixando alguns encalhados em minha TBR e, orgulhosamente, consegui quase que zerar os esquecidinhos (vamos chamá-los assim) da minha estante! Porém, o meu problema ainda não estava resolvido, ainda tinha uma estante lotada e livros empilhados por toda parte... Foi aí que decidi doar aqueles livros que não me impactam mais e, assim, ganhar mais espaço... Simples assim! 


Futuramente, pretendo comprar uma estante maior, pois, é claro, muitas leituras ainda virão e quero muito ter uma mini biblioteca em minha casa, mas, o meu maior objetivo hoje em dia é ter livros que me representam, que me emocionam e que tragam um pedacinho de mim!


Enfim, pode parecer que estou ficando louca, mas, é que ultimamente a gente se depara com cada coisa nas redes sociais que me fez repensar o meu consumismo em relação aos livros. Não quero julgar ninguém, mas, um comentário de uma moça um dia no twitter me deixou de queixo caído, ela dizia que comprou um livro CARO da Darkside só porque era bonito, pois, ela nem gostava do gênero... Será que é isso que a gente deseja? Ter livros pra não ler, pra enfeitar? Livros são livros. Enfeites são enfeites. Se a gente pega o hábito de comprar livros pra não ler, eles acabam se tornando um bibelô ou decoração da casa. Pensem nisso!



P.S.1.: Gente, continuo comprando livros, aproveitando promoções e surtando de vez em quando. Porém, hoje em dia, penso duas vezes antes de clicar em “comprar” e dou um pouquinho mais de valor no meu dinheiro.


P.S.2.: não estou julgando ninguém e nem dizendo o que é certo ou errado, estou apenas compartilhando com vocês a minha mudança de hábito.



Um super beijo e até o próximo post!






14 comentários:

  1. Oie
    Eu já tive muitos livros e ainda tenho. Mas este ano me mudei e fiz uma limpa. Alguns eu vendi e outros doei. Fique só com aqueles livros queridinhos. É muito bom desapegar.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Di,
    Não vou mentir que já escolhi livro pela capa e que mantenho algumas edições porque são maravilhosas (e caras!) mesmo não gostando da história, PORÉM entendo exatamente seu posicionamento e algo que me desanima DEMAIS é o povo reclamando por conta de amassadinho, de BRINDE de pré venda, de tradução de título... GENTE, leia o livro! É sobre a história, ok? Tenha sim sua opinião, mas não precisa ficar julgando e criticando o trabalho do outro!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Pior que as vezes eu penso na ideia de comprar um livro da Darkside só porque eu acho ele lindo, mas resisto porque tenho certeza que não lerei.
    Eu tenho vontade de ter uma biblioteca particular,a da Paola Alekssandra é uma boa meta , mas eu paquero mais a da Melina Souza .Amo aquele cantinho que da para deitar perto da janela.

    Eu atualment estou na mesma situação que você , os meus livros estão meio amontoados .
    Eu ja me troquei pelo Skoob alguns livros que li e nâo gostei tanto assim , agora preciso fazer um projeto para ler os encalhados também.

    Amei o post

    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Diane! Eu só compro livro se eu estiver interessada na história, não apenas para ostentar uma edição de luxo. O dinheiro é suado para gastar sem nenhum critério. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Diane, tudo bem?
    Muitas vezes sou cativada pela capa, mas no fim e pela trama que eu compro o livro. Todo ano eu separo alguns livros que estão encalhados na estante para ler, e isso ajuda bastante a diminuir a pilha de não lidos.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Todos os livros da minha estante são livros que ainda não li ou que já li e quis ficar, mas quase sempre também estou doando alguns livros, principalmente os que saíram da classificação não lida, mas que não quero ter na estante
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Oi, Diane! Tudo bom?
    Umas semanas atrás eu fiz uma varredura na minha estante e tirei os que não leria, não releria e passou a vontade de ler - e fiquei feliz porque foram bem poucos. Tudo que eu compro é porque quero MUITO ler eventualmente/agora mesmo, então é uma estante monstruosa, mas responsável UHASUHSAUHSAUH

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Diane,
    Há uns dias atrás eu estava conversando sobre isso com uma amiga. Eu sou super desapegada, tanto que prefiro ler e-books por que depois é mais fácil de se desfazer, haha. Já a minha amiga, compra até livros que já leu, só pra manter na estante. E eu não sei se concordo com isso, acho benéfico compartilhar livros, pois assim também se compartilha conhecimento. Tanto que a maioria dos meus livros físicos eu doei e doo. Mas, também acho legal manter na sua biblioteca pessoal aqueles livros que são como um acalento, como você disse, aqueles que você se identifica e são especiais.
    Porém, infelizmente, acho mesmo que os livros viraram artigos de luxo para muitas pessoas.
    Esse seu post é muito necessário.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi Diane,
    Eu super te entendo. Quando percebi que não queria ficar com todo os livros que lia comecei a não escrever mais meu nome nos livros antes de ler. Agora eu só escrevo meu nome no livro depois que leio e que decido ficar com ele. Conclusão, a sacola de doação tá sempre cheia e isso me deixa feliz pq mais pessoas vão poder ler sem precisar pagar por isso.
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amei esse post e já tive a mesma ideia que você de ter uma estante cheia de livros, eu compra lia e guardava na estante e nas prateleiras, depois de anos eu vi que não fazia sentido e fiz uma promessa a mim mesma que leria todos e se eu não fosse ler de novo eu passaria a frente. Foi o que fiz doei quase 200 livros e ainda tenho alguns na estante, amo livros, amo ler mas não me vejo mais com uma estante super lotada.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sua reflexão é super válida. Gostei muito de como tratou do assunto.

    Boa semana!

    O blog está em Hiatus de Inverno de 02 de agosto à 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período. Mesmo em Hiatus o blog tem um post novo, não deixe de conferir e comentar.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  12. Oi querida,
    que bom que ressaltou sobre o excesso de livros na estante. No inicio eu super queria ter vários livros, mas depois de encher a estante de livros que só li uma vez e não curti tanto, ou estourar meu cartão por comprar livros só pela capa, decidi vender a grande maioria e focar só no que eu gosto.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Olha te dizer que tantos anos desempregada me fizeram refletir e MUITO sobre a maneira como gasto meu dinheiro. Eu pretendo ter meu cantinho, com um quartinho só para os meus livros, mas daí vem a questão: será que tudo que a gente tem hoje realmente merece ficar TANTO tempo assim conosco? Por isso doou todos os livros que não pretendo reler, não só os que avalio de forma negativa. Sempre penso que tem gente aí que teria eles como favoritos.
    E me leva a discussão das coleções: jamais ficaria um livro RUIM de série na estante só pq a coleção tá completa e bonita.

    E te dizer: até hoje não tive condições de comprar nenhum livro da Darkside e pela as resenhas q leio dos meus desejados, nunca é tudo isso q parece. haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  14. Olá Diane,
    Adorei seu depoimento, me identifiquei demais. Alguns anos atrás, desempregada e ainda querendo novos livros, mas olhando a estante cheia e sem me identificar em muitos deles, resolvi começar a trocar. E foi viciante e revigorante.
    Não parei mais!
    Como você, continuei comprando mas aqueles compardos no impulso e que não faziam mais meu estilo, ou aqueles que li e não pretendia ler novamente, decidi continuar o ciclo.
    Quando me mudei para Portugal, só consegui trazer três livros comigo. Ficaram ainda na minha casa do Brasil alguns que me agradava mais, de resto vendi ou doei. E como recomecei decidi manter a estante funcional, só com o que realmente me agrada.
    Ainda quero uma estante de filme, como você, mas com histórias que me agradam e não só enfeites.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo