17 junho 2021



Resenha # 220 : De Olho Nela


 


Título: "De Olho Nela"


Autor: Kate Stayman-London


Páginas: 384


Editora: Paralela


Ano: 2021


Adicione no Skoob 




   De Olho Nela é um livro que me chamou a atenção desde que a Editora Paralela anunciou o lançamento! Como uma amante de um bom romance, a ideia de colocar a protagonista num reality show á procura de um grande amor logo me chamou a atenção, porém, o que mais me ganhou foi o fato do livro trazer uma protagonista plus-size... Infelizmente, em pleno século 21, ainda não encontramos tanta representatividade nos romances, logo, fiquei muito interessada em conferir como o tema seria trabalhado e, é claro, conhecer a escrita da autora Kate Stayman-London, que muitos leitores já vinham classificando-a como viciante, inteligente e muito divertida! Iniciei a leitura com muitas expectativas, mas, a autora conseguiu suprir todas elas e ainda me deixou com aquele gostinho de quero mais!


   O livro traz a história de Bea Schumacher, uma blogueira de moda plus-size que tem amigos maravilhosos, uma família dedicada, uma legião de seguidores... e um coração partido. Para se distrair, ela acompanha o viciante reality show É Pra Casar, no qual uma pessoa busca o parceiro ideal entre vinte belos pretendentes. Porém, certa noite, numa combinação perigosa de muito vinho com twitter a leva para a maior reviravolta de sua vida.


   De repente, os tuítes criticando a falta de diversidade em seu reality show favorito viralizam, e a produtora do programa decide convidar Bea para ser a estrela da próxima temporada! De início, a ideia parece fora de cogitação. Mas, no fim, ela cede, convencida de que não se apaixonará de verdade e de que poderá dar mais visibilidade a sua carreira e a outras mulheres como ela, inspirando pessoas no país inteiro a se aceitarem.


   Porém, basta as câmeras começarem a rodar, para ela se dar conta do óbvio: as coisas são mais complicadas do que ela esperava. Será que Bea vai encontrar o amor?



   De Olho Nela é narrado em terceira pessoa e com uma narrativa montada a partir de tweets, roteiros e blogs de fofocas, Kate Stayman-London nos convida a mergulhar no mundo incrivelmente real de Bea. A narrativa da autora é muito inteligente, original e mescla o desfecho dos episódios entre o ponto de vista de Bea e trechos de podcasts, tweets, posts de blogs e até bolão para quem vence a disputa e sobre a performance de Bea no programa, o que torna a leitura dinâmica, descontraída e envolvente, no decorrer das páginas nos apegamos a alguns pretendentes, odiamos outros e somos surpreendidos com algumas reviravoltas e desfechos em relação a eles. Achei interessante que durante a leitura ficamos tão imersos no mundo de Bea e em suas reviravoltas que a sensação que dá é que realmente estamos diante de um reality show... Torcemos para determinado “participante”, ficamos tensos com as eliminações, percebemos as armações (sim, elas existem) e torcemos de coração para Bea encontrar o candidato ideal para ser o seu grande amor! 

   Os personagens são bem especiais e esbanjam personalidade, em De Olho Nela não existem aqueles personagens mais do mesmo, pelo contrário, cada personagem se destaca por suas próprias peculiaridades. Bea é uma mulher bem resolvida que inspira milhares de outras garotas a se aceitarem, porém, ainda assim, Bea se sente insegura quando o assunto é amor e tem certa dificuldade para se entregar e confiar nos homens. A jornada de Bea transmite um mix de emoções, o leitor sente como se ela fosse real e em alguns momentos queremos lhe dar uns puxões de orelha, no outro um abraço apertando e dizer que está tudo bem. Os 25 pretendentes são bem distintos uns dos outros, alguns são apaixonantes, outros confiáveis, outros sexys e, sim, alguns bem escrotos, mas, o mais divertido é descobrir quem é quem... Quem está ali pelo amor, pelo dinheiro ou pela fama, e cabe ao leitor escolher o seu favorito!

    De Olho Nela é um livro que fala de forma nua e crua sobre gordofobia, sobre como as pessoas são cruéis e destilam seu pior veneno para criticar e julgar pessoas que estão acima do peso, sem se importar com os sentimentos da mesma. Somos apresentados a diversas matérias altamente gordofóbicas e que são até difíceis de ler, mas que trazem realidade para as páginas do livro, já que não é novidade pra ninguém que a indústria do entretenimento, geralmente, dá ênfase na beleza e nos corpos surreais, sendo que a maioria da população mundial não se encaixa nesse padrão imposto pela sociedade. Em suma, De Olho Nela é aquele livro que faz o leitor se sentir bem consigo mesmo, é aquele livro que faz você jogar as pressões e os julgamentos para o alto e se sentir linda do seu jeito. É um livro doloroso, comovente, inspirador e deveria ser lido por todas as garotas, para que elas se sintam bem, e, também pelos garotos, para que eles aprendam a se comportar.

   Enfim, De Olho Nela é aquele típico livro viciante que você não consegue parar de ler! Uma leitura doce, envolvente, divertida e que com certeza pode ser o seu próximo favorito... Leiam esse livro!




12 comentários:

  1. Oi Diane!

    Ultimamente a editora anda lançando uns romances bem legais.
    Esse eu não conhecia, mas já coloquei na lista do skoob para ler, pois a temática é maravilhosa.
    Deveria ter muito mais livros sobre o tema.
    Dica anotada!

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Certamente irei curtir os tópicos destacados neste livro.
    Muito necessário e ainda parece ter uma pitada relax em certos momentos.
    Espero muito favoritar.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Oi Di,
    Desde que vi esse lançamento, eu fiquei animada!
    Gostei demais da proposta e acho as temáticas super necessárias e claro que se você o favoritou, há grandes chances de eu fazê-lo também!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diane.
    Como uma pessoa plus-size é claro que já estava de olho nesse livro. E agora lendo sua resenha fiquei com ainda mais vontade de ler ele. Assim que der vou comprar o ebook. Acredito que tem assuntos que tem que ser exposto sim porque eu mesmo já passei por cada situação.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Diane, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas gostei da proposta. Espero ter uma oportunidade de lê-lo no futuro.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Di, ganhei esse livro recentemente e eu tô louca para embarcar. E com a sua resenha, fiquei ainda mais na vontade hahaha. ♥ Acho que as poucos as coisas estão mudando e com livros assim, a representatividade nesta questão vai ganhando espaço. Acho que a protagonista vai ser aquele tipo que eu queria ser melhor amiga! Enfim, adorei a resenha. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane, sua linda, tudo bem?
    Precisamos de mais histórias como essa. Acho muito legal quando o autor cede espaço em suas obra para retratar um tema importante e esse é um deles. Existe muita pressão e preconceito na sociedade e temos que mudar isso. Dica mais do que anotada! Sua resenha ficou ótima!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. OI Diane! Eu terminei o livro ontem e achei uma leitura ótima. A autora abordou um tema realista de maneira muito verdadeira e a história ficou mais real do que eu esperava. Eu me senti bem imersa e envolvida. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Di, tudo bem?
    De início não tinha me interessado por esse livro porque não sou muito fã de realities (com exceção de Queer Eye e Say I Do rs). Mas lendo sua resenha achei bem legal a forma diferente de narrativa e também o foco numa personagem gorda.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha. Esse livro parece super leve para curar uma ressaca literária. Eu acho bem chato isso que a maioria dos livros não tem uma representatividade muito grande, tanto em quesito de cor, peso e tal. Esses tempos estava querendo ler livros com protagonistas negros e era bem estranho que os que eu achava era sempre sobre período da escravidão ou com personagens com batalhas duras e tal. Eu só queria um personagem bobinho que fizesse coisas estúpidas. Está tendo bastante livros com personagens 'fora do padrão', mas ainda acho muito pouco em relação aos outros.

    A Bea parece aqueles personagens incríveis de acompanhar.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Diane! Tudo bom?
    Eu tô muito curiosa com esse livro pela discussão sobre gordofobia e também pela ambientação do reality show. Só li um romance que se passava em um reality e curti bastante o desenvolvimento; esse parece maravilhoso mesmo!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi
    super me interessei, além de ser uma pessoa plus-size que está sendo representada nesse livro parece ser uma boa leitura.
    Acho que se meu pai pudesse me mandaria para um reality desse tipo para conseguir um namorado já que a situação aqui anda lenta.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo