28 maio 2021



Resenha # 218 : Nove Desconhecidos


 


Título: "Nove Desconhecidos"


Autor: Liane Moriarty


Páginas: 464


Editora: Intrínseca


Ano: 2019


Adicione no Skoob





   Desde que a Editora Intrínseca anunciou o lançamento de Nove Desconhecidos, criei uma certa expectativa pra ler esse livro, pois, como já mencionei aqui, a Liane Moriarty é uma autora que admiro muito, suas obras sempre fogem do óbvio e sempre conseguem me surpreender! O que mais me chama a atenção em suas obras é que com muita ironia, sarcasmo e fluidez, a autora tem marca registrada de mencionar fatos corriqueiros e cenas comuns do cotidiano de forma natural e espontânea, o que aproxima o leitor á ficção. Desta forma, iniciei a leitura com as expectativas lá no céu e me joguei com tudo na história desses desconhecidos que vão buscar consolo nesse intrigante spa! Se todas essas expectativas me atrapalharam um pouco, ainda não sei, mas a verdade é que Liane Moriarty se consagra cada vez mais como uma excelente contadora de histórias!


   O livro traz a história de nove pessoas, nove desconhecidos, que se reúnem em um SPA bem distante da cidade. A quilômetros da civilização, sem carro nem celulares, elas não tem qualquer contato com o mundo exterior. Apenas tempo para pensarem em si mesmas e se conhecerem melhor. Algumas estão lá para perder peso, algumas para tentar recomeçar a vida, outras por razões inconfessáveis até para elas mesmas. No meio de tanto luxo e mimo, sucos e meditação, todos sabem que vão precisar se esforçar nesses dez dias. Mas ninguém é capaz de imaginar o tamanho do desafio.


   Frances Welty, escritora de romances Best-Sellers, chega a Tranquillum House com um problema nas costas, um coração partido e um corte no dedo extremamente dolorido. Ela logo fica intrigada com os colegas de retiro - a maioria não parece precisar de fato de um SPA. Mas quem mais a deixa curiosa é a diretora. Será que ela tem as respostas que Frances nem sabia que estava procurando? Será que Frances deve colocar suas dúvidas de lado e mergulhar em tudo o que o spa tem a oferecer? Ou é melhor fugir enquanto é tempo?


   Não demora muito para que todos os hóspedes estejam se fazendo esta mesma pergunta. O que será que há de errado com esse spa e seus funcionários?



   Nove Desconhecidos é narrado em terceira pessoa e intercala os capítulos entre os pontos de vistas dos nove clientes do spa e de seus funcionários, o que contribui para um maior entrosamento com a história, já que acompanhamos bem de perto um pouco da vida de cada um. Sei que sou suspeita pra falar, mas, acho a escrita da Liane Moriarty muito inteligente! Apesar desse livro possuir uma leitura  um pouco lenta e o grande evento demore um pouco para acontecer, Liane vai desenrolando a história dos personagens e os acontecimentos aos poucos, como se fosse aqueles quebra cabeças de 1000 peças, onde temos ao nosso alcance várias pecinhas, mas não sabemos onde encaixá-las. Liane Moriarty tem seu jeito próprio de ir soltando informações que prendem e amarram a leitura, e fica quase impossível não ler mais um capítulo pra ver o resto da história. Porém, como mencionei no inicio da resenha, acho que criei expectativas demais ao ler este livro. A chamada dele é bem instigante, o que gerou a bendita expectativa, mas, o meu problema foi que fiquei esperando acontecer algo á la Liane Moriarty, algo que me fizesse sentir aquele frio na barriga e precisasse devorar o livro de uma vez, mas fiquei esperando, esperando, esperando e não aconteceu nada que me surpreendesse... Porém, devo admitir que a escrita de Moriarty continua leve e descontraída, um tanto quanto irônica, o que ajuda no avanço da leitura. Conhecer os 9 personagens e participar com eles dos 10 dias loucos de spa foi interessante, mas esperava mais. Não é que o livro seja ruim, é minhas expectativas que estavam altas demais.


   Porém, apesar dessa pequena ressalva, o que mais me chamou a atenção ao ler Nove Desconhecidos foram os personagens! Liane Moriarty tem uma capacidade incrível de criar personagens, ela consegue construir nove personagens totalmente diferentes, com seus problemas, suas personalidades, suas formas de falar e de se expressar, com tamanha vivacidade, credulidade, que fica quase impossível não acreditar que eles existem. E ela ainda apresenta uma mentora vilã que cria no leitor um medo pelo que ela é capaz de fazer, por sua sanidade mental, ao mesmo tempo que faz com que algumas de suas ações seja cômicas de tão absurdas. Aliás, esse é um dos grandes atrativos de Nove Desconhecidos: um humor sarcástico, quase cruel, sobre o que os personagens passam. Alguns diálogos são memoráveis, engraçados, e quando dentro do contexto e das situações que eles vivem, torna-se uma comédia. 


   Como já se tornou marca registrada da autora, Nove Desconhecidos é um livro que fala sobre pessoas comuns  e sua luta diária no cotidiano, a autora conduz o leitor por uma série de eventos, com personagens comuns, cheios de falhas, de dúvidas, de pequenas corrupções, que surgem em situações de conflito ou de necessidade, exatamente da mesma forma que nós, pessoas reais, costumamos agir. Nove Desconhecidos fala sobre os altos e baixos da vida, sobre se entregar por amor e sofrer decepções, sobre fins de relacionamento, sobre decisões difíceis que podem mudar a vida, sobre autoestima ou a falta dela, sobre solidão, sobre depressão e suicídio. Um livro que  traz momentos de risadas, apreensão e lágrimas!


    Enfim, Nove Desconhecidos é uma leitura pra dar boas risadas, com um pequena dose de suspense, cheia de situações fora do comum, mas que demonstram como nossa sociedade se comporta hoje em dia e onde coloca os seus valores. 

   



   



15 comentários:

  1. Oi, Diane! Como vai? Gosto bastante das obras de Liane. Este aí eu não li, mas já mw interessei em lê-lo. Que bom que gostou. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Diane,
    Eu só li um livro da autora e já me tornei fã, mas não conhecia essa obra dela. E acredito que essa leitura lenta e com acontecimentos lineares seja uma característica típica da Liane, mas que vale a pena ao chegar no final do livro e notar que tudo se encaixa. Uma pena que não tenha suprido suas expectativas, mas ainda acho uma leitura válida por conter algumas reflexões.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, Diane! Tudo bom?
    Eu nunca tive muito interesse em ler essa autora. Não sei se falta alguma coisa nas histórias ou o que, mas sempre deixo passar porque não me chama a atenção :/

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Di,
    Eu tive apenas um contato com a Liane que foi 'Big Little Lies', eu gostei da história só que a série funcionou melhor que o livro pra mim. Então, sabe quando não me animei a ler mais nada da autora? Preciso dar-lhe mais uma chance!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. OI Diane! Eu gosto bastante da escrita desta autora e da forma como ele constrói suas tramas. Este livro está na lista de desejados e não vejo a hora de ler. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Olá, Diane.
    Eu quase peguei a caixa desse livro no Intrínsecos. Mas dai fui ler as resenhas e também vi que era um chick-lit e não um suspense e acabei desistindo de comprar. E pelo que li aqui a sua resenha fiz certo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Di, tudo bem?
    Adorei a resenha, você me deu ainda mais motivos pra ler essa obra que já está no meu radar. Pretendo ler antes da estreia da série! Parece que vai ser em agosto ou outubro, agora não me recomendo bem.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. ja ouvi falar mt bem dessa autora, gosto mt dessa tematica de vidas comuns e historias que se entrelaçam, com certeza ja quero ler

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
  9. Olá Diane,
    Eu quero muito ler um livro da autora mas não acho que esse seja a melhor opção. Gostei muito da sua resenha, não imaginava que tivesse esse toque humorístico, mas gostei de saber. Aliás, expectativa alta é sempre o que mais me atrapalha nas leituras.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  10. OI Diane, tudo bem?
    Esse livro está na minha lista de leitura faz um tempinho, amo livros que falem sobre o cotidiano, é algo que prende minha atenção. E a foto que você colocou no post ficou incrível amei as cores e o local.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi
    eu já vi essa capa nas redes sociais, mas nem sabia sobre o que falava.
    Nunca li nada da autora, mas pelo que falou esse parece um bom livro e legal que ela aborda pessoas comuns em suas histórias.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Como comentei no ig, vou ficar só na adaptação mesmo, apesar de ficar curiosa com o que te levou a rir tanto kkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Oi Diane o/

    Esse parece ser um super livro. Eu gosto dessas abordagens mais casuais e uma escrita mais sagaz, além de estar curiosa para conhecer o estilo da autora.


    Boas leituras,
    Karen Gabrieli | Apesar do Caos

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha. Quero ler desde que vi que vai ter adaptação. Acho bem interessante essas narrativas com diversos pontos de vista.
    beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Diane,

    Parece ser um livro com um misto de emoções. Eu nunca li nada da autora, mas fiquei curiosa com esse, ainda pela gênero me agradar.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo