08 abril 2021



Resenha # 213 : Bem Vindos ao Paraíso




Título: "Bem Vindos ao Paraíso"

Autor: Nicole Dennis Benn

Páginas: 416

Editora: Morro Branco

Ano: 2018



    Bem Vindos ao Paraíso é um livro que está comigo desde 2018, mas que fiquei enrolando a leitura, enrolando a leitura... até que ele se tornou um encalhado aqui na minha estante! Lembro que comprei esse livro ao ver um vlog de leitura da Pam Gonçalves, na qual ela estava lendo esse livro e falou muito bem dele. Porém, por se tratar de uma leitura mais pesada acabei fiquei esperando a hora certa de ler,  o tempo passou e, como estou com o projeto de ler os encalhados da estante, resolvi que era hora de tirar a poeira dessa bela edição (a diagramação é impecável) e começar a ler. E não vou mentir pra vocês: foi um erro manter esse livro guardado por tanto tempo! É uma obra incrível e acho que Bem Vindos ao Paraíso foi o “encalhado” que mais me surpreendeu nesse projeto!
   O livro tem como cenário um resort luxuoso nas belas praias de areia branca da Jamaica, porém, do outro lado da moeda conhecemos o seu completo oposto: os bairros de periferia que contrastam com o cenário paradisíaco. E assim, conhecemos a história de  Margot, uma mulher que trabalha em um hotel mal administrado, mas apesar de saber que o local não está indo pra frente, ela espera a oportunidade para crescer e ser reconhecida pelo seu esforço. Não é segredo, para nós leitores, que Margot se prostitui para os hóspedes do hotel e considera isso como hora extra. Seu sonho é ver sua irmã mais nova, Thandi, se destacando e salvado a sua família das condições precárias em que vivem, por isso investe todo o dinheiro em sua educação.
   Logo nas primeiras páginas, Margot, expõe o que os homens brancos e americanos querem ao procurá-la: seu corpo. Eles querem explorar o corpo negro e conhecer mais do exotismo jamaicano. Você pode se sentir incomodado ao ler a situação, mas a personagem não se incomoda porque o dinheiro é importante e ela acredita que quando Thandi entrar em uma universidade as coisas irão melhorar.
   Além das duas irmãs, iremos conhecer Delores a mãe delas. Ela é uma pessoa abusiva, que não participa da vida das filhas e que não sabe lidar com os sentimentos delas. Entretanto, no decorrer da história vamos conhecendo melhor sobre o seu passado e entendemos o porquê dessa personalidade tão severa. Ela acabou descontando em Margot tudo aquilo que sofreu e repete o mesmo erro com Thandi.
   Além da prostituição, Margot esconde outros segredos. Ela é apaixonada por uma mulher chamada Verdene que conheceu na infância. Verdene sofre todo tipo de preconceito por ser lésbica e é chamada de bruxa, demônio e tudo aquilo que a ignorância é capaz de causar. É claro que os sentimentos de Margot são correspondidos, contudo, ela não quer que a jovem sofra o mesmo ódio e então vivem um relacionamento escondido.
  Thandi também tem seus segredos e traumas. Ela se esforça para corresponder às expectativas da irmã. Mesmo não sabendo de onde surge o dinheiro para a sua educação e não fazendo ideia do passado de Margot. Ela se sente cobrada por tentar ser uma pessoa que não é. Apesar do seu talento é uma adolescente infeliz e vive aplicando produtos químicos no corpo para tentar clarear a pele.


   Bem Vindos ao Paraíso é narrado em terceira pessoa e a narrativa alterna os pontos de vista das três protagonistas Margot, Delores e Thandi, o que permite ao leitor conhecer a versão e a história mais a fundo de cada uma das mulheres. Confesso, que foi uma leitura difícil e ao mesmo tempo instigante. A autora conseguiu se destacar não só no enredo, mas também na linguagem única. Ela usou diálogos em patoá entre seus personagens e isso fez toda a diferença na leitura.E quando digo que senti dificuldade na leitura, foi por conta dos temas abordados na trama. Houve momentos que eu tive que pausar porque achei a descrição forte a ponto de mexer com o meu psicológico. E mesmo sendo estranho dizer isso, foi bom sentir esse incômodo. Há várias críticas feitas pela a autora, mas a principal é sobre a exploração turística da região de Montego Bay. As condições apresentadas são precárias, as pessoas sobrevivem como podem e dependem de abastecimento e fornecimento de energia irregulares. Não é uma narrativa leve que você encontrará nas 410 páginas do livro. Na verdade, ao fim da leitura, você provavelmente sentirá que levou um soco no estômago, provavelmente sentirá um gosto amargo na boca, e provavelmente fechará os olhos e ficará muito tempo pensando no que acabou de ler. É isso que um livro excelente faz com o leitor.
   Os personagens não são perfeitos, pelo contrário, eles exalam seus defeitos, são seres humanos precários se agarrando a qualquer coisa pra sobreviver! Por mais que tenha sentido certa empatia por Margot e Delores em alguns momentos, principalmente, quando detalhes do passado são revelados, devo admitir que não me afeiçoei por elas, não consegui comprar suas dores, pois, elas erram demais, passam do limite e é capaz de fazer atrocidades quando o assunto é dinheiro. Diante de tantos personagens falhos, a única que me cativou e me deu vontade de abraçar e dizer que tudo vai ficar bem foi Thandi, ela é uma adolescente talentosa, inteligente, cheia de sonhos e desejos, mas que é profundamente triste. Ela paga pra uma vizinha clarear a sua pele, pois acredita que se for mais clara as pessoas irão gostar mais dela (essas são as passagens mais tristes do livro). Seus sonhos são sonhos juvenis que qualquer adolescente teria, mas por ter a responsabilidade nas costas de melhorar a vida da família, por todo mundo se sacrificar por ela, tudo se transforma num fardo e Thandi acaba não sabendo quem realmente ela é. Existem muitos outros personagens em Bem Vindos ao Paraíso, pessoas que demonstram preconceito, racismo, ignorância, intolerância, pessoas que não se importam com ninguém, nem sequer com elas mesmas. Algumas passagens são tão inacreditavelmente bárbaras, que custa acreditar que um lugar assim realmente exista.
   Bem Vindos ao Paraíso foi uma leitura extremamente marcante, um livro com uma serie de questionamento e traz reflexões sobre muitos assuntos, dentre eles o racismo, pedofilia, prostituição, turismo sexual e a homossexualidade. Bem Vindos ao Paraíso é um drama intenso, com personagens no limite do abismo, consumidos pelo preconceito e pelo racismo de onde vivem, com atos de ambição que destroem as pessoas, inclusive as que amam. Uma obra impactante, dolorosa, com um final realista, com a mensagem de que, às vezes, os objetivos deixam a pessoa cega e sem aquilo pelo qual ela achou que lutava. E quando a pessoa consegue enxergar, já é tarde demais. Ou não se importa mais. 
   Enfim, Bem Vindos ao Paraíso foi uma leitura muito marcante e que me fez refletir muito. Classifiquei esse livro lá no Skoob com 5 estrelas, porém seria irresponsabilidade minha indicar esse livro pra todos vocês, pois ele tem vários gatilhos como vocês perceberam pela resenha... Então, o aviso que deixo é: Leiam, mas se preparem para uma leitura forte!




12 comentários:

  1. Uau que resenha!
    Eu ganhei esse livro de aniversário e estou louca pra ler! Só quero encaixar ele numa tbr bem leve porque, como você comentou, ele parece ser pesadíssimo!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi Diane,

    Não conhecia o livro, gosto muito do trabalho da editora.
    Realmente parece ser um livro intenso que nos causa um misto de emoções e reflexões.
    Não sei se eu leria agora, mas fiquei curiosa.


    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  3. Sabe quando você vai lendo a resenha e visualizando tudo isso na mente?
    Foi bem assim ao ler sua resenha deste livro que admito, nunca tinha visto ou se vi, não me recordava.
    Não deve ter sido uma leitura fácil de forma alguma, tanto pela forma que Margot usa pra ajudar sua irmã.
    Da família sem estrutura alguma.
    Mas já estou aqui, colocando o livro na lista de desejados do Skoob!
    Quero muito ler!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha e fotos, ainda não conhecia. Essa editora tem ótimos trabalhos. :)
    Visite: https://tattooselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. É ótimo quando a gente resolve desencalhar um livro e ele nos surpreende né? Aconteceu algo parecido comigo na última resenha literária do blog. Apesar dos temas difíceis, eu leria esse livro, principalmente por todas as críticas necessárias que ele traz. Concordo com você, quando o livro te dá um soco no estômago é por que ele é bom, pois significa que mexeu com o leitor. Enfim, já está colocado na minha lista.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ✩ Participe do Top Comentarista de Abril!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Di.
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas estou aqui pensando sobre todos esses assuntos dificeis que o livro fala. acho que nunca li um livro que tivesse tanto assunto importante assim numa única história...
    Di, voce me deixou curiosa pra ler... já vou entrar na amazon pra comprar!

    ResponderExcluir
  7. Oi Di,
    E se você me perguntasse do que o livro se trata pelo título e capa, eu responderia: é um chick-lit parecido com "Asiáticos Podre de Ricos". CHOCADA!
    Nem sabia que esse livro é de 2018! Achei que fosse mais recente!
    Parece bem 'necessário', claro tomando o cuidado com os gatilhos, já que é uma obra forte!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Diane.
    Meus parabéns pela resenha maravilhosa. Eu estou no momento de não querer ler livros mais pesados, mas vou anotar aqui porque só pela resenha fiquei fascinada pela história delas. É uma pena que a capa não transmite nem parte disso.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Olá Diane!
    Estou com esse livro aqui na minha estante faz mais de um ano, ainda não li, essa é a primeira resenha que vejo dele e fiquei bastante curiosa em conferi tudo isso que foi dito aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Diane! O livro parece ótimo, mas pesado demais para o momento. Eu anotei a dica e quero ler em um outro momento, adorei a dica. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi
    legal que está lendo os livros encalhados na estante, não conhecia essa história, mas parece ser uma história bem intensa e que choca o leitor, que bom que deu uma chance a essa leitura e que gostou.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Diane!
    Que que bom que o seu encalhado foi uma leitura incrível.
    Eu decidi pegar um encalhado na minha estante e está sofrível, haha. Tem 3 semanas que estou lendo e ainda estou na página 150!
    Enfim, que resenha!
    Vendo essa capa linda, colorida e até mesmo fofa a gente nem imagina que é uma história tão pesada.
    Adorei conhecer o livro e a história e saber que você gostou tanto da leitura.
    É o tipo de livro que mexe com a gente, né? Já anotei a dica!

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo