23 abril 2021



Literatura ao Cubo


 Oi, gente. Tudo bem com vocês?

Hoje eu trago mais uma atualização da coluna Literatura ao Cubo, espaço onde indico três livros sobre algum tema específico ou que tenham algo em comum. Para o mês de abril escolhi o tema Leitores, já que hoje é o Dia Mundial do Livro e também porque notei que muitos de vocês curtem livros que trazem leitores como personagens. Bora conferir minhas sugestões?



O que acho mais legal em livros que trazem personagens leitores é que é muito fácil a identificação, já que de cara encontramos algo em comum: o amor pelos livros! Tem também todo aquele foco na importância da leitura em nossas vidas e em quantas lições podemos aprender mesmo quando se trata de um livro de ficção. Além disso, em obras com personagens leitores encontramos muitas referências literárias, o que pode abrir nossa mente para livros diferentes que talvez nunca conheceríamos. Então, chega de blá blá blá e vamos aos livros!



A VIDA DO LIVREIRO A. J. FIKRY   -   GABRIELLE ZEVIN



Livrarias atraem o tipo certo de gente. É o que descobre A.J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é: Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo. Apesar disso, A.J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A.J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A.J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island.







A Vida do Livreiro A. J. Fikry  é um livro maravilhoso que não canso de sempre estar indicando por aí! Aqui TODOS os personagens do livro são leitores, o livro se passa numa livraria, tem clube do livro, tem discussão com autores e é adorável acompanhar o protagonista A.J. iniciar sua filhinha adotiva no universo da leitura! É um livro muito rico, repleto de conteúdo literário e o interessante é que cada capítulo se inicia com um trechinho de uma resenha de A.J. sobre algum livro. A Vida do Livreiro A. J. Fikry é um livro que fala sobre se abrir para o mundo e para as felicidades que a vida pode nos dar. Acho que ele trás uma lição bacana de como ao tentarmos, podemos sim ser felizes e aproveitar tudo de bom que a vida tem a oferecer... Eu acredito que, se você é leitor, ama livros, uma pitada de romance, e/ou diálogos interessantes, com certeza vai gostar desse livro. Dê uma oportunidade para conhecer a vida desse livreiro! 


CLAROS SINAIS DE LOUCURA  -  KAREN HARRINGTON 


Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra.
Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu.
Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro.


Claros Sinais de Loucura traz a história de uma garotinha adorável que escreve cartas para o Atticus Finch, de O Sol é Para Todos! Sarah é uma garota muito perspicaz e inteligente, além de ser muito observadora, o que faz que a narrativa seja bem clara, e cheia de detalhes e é lindo acompanhar todo o amor que Sarah sente por esse livro e ela fala com tanta admiração que lembro que até coloquei O Sol é Para Todos na minha listinha de desejados. Claros Sinais de Loucura é um livro sobre descobertas, sobre transformações, sobre lições de vida. É um livro para ser apreciado moderadamente, daqueles que te faz perder horas grifando trechos e refletindo sobre cada uma de suas citações.


IMPERFEITOS   -  LAUREN LAYNE

Quantas vezes um mesmo coração aguenta ser despedaçado? Essa é a pergunta que atormenta Michael St. Claire, o ex-bon vivant que, após ser rejeitado por Olivia e abandonado pelo melhor amigo, deixa o glamour nova-iorquino para trás e vai trabalhar num clube de tênis numa cidadezinha no Texas. Há um motivo secreto por trás dessa escolha geográfica: é lá que se encontram seu pai biológico e seu meio-irmão, Devon, que não fazem ideia de sua existência. O que o plano de Michael não previa era conhecer Chloe, a garota mais inteligente, sarcástica e original que ele já vira. Em pouco tempo, eles se tornam grandes amigos, e quando Michael descobre que Chloe é apaixonada por Devon ele resolve que irá ajudá-la. Mas será que dois corações rejeitados conseguem, juntos, construir um recomeço? Ou irão apenas se machucar, perdidos na eterna busca por aceitação e pertencimento?


Imperfeitos é um new adult, onde a protagonista é leitora! Cloe é um exemplo de protagonista, ela é feminista, divertida, ama livros e, é claro, amei acompanhar sua jornada em busca da própria auto-estima. Nesse livro, o foco não é tanto nos livros assim, como os dois anteriores, porém, Imperfeitos é um livro que nos faz refletir muito, principalmente, em relação a auto estima, a imposição da sociedade em se ter o corpo perfeito e aparências. Através de Chloe, Lauren Layne nos mostra que nunca devemos mudar quem somos para agradar terceiros e, sim, para fazer um bem para nós mesmos. Além disso, Imperfeitos fala muito sobre relações familiares, amadurecimento e sobre lutar pelo que acreditamos.


Além desses podia citar também a Liesel, de A Menina que Roubava Livros; a Eleanor, de Eleanor e Grey; e todos os personagens de A Livraria dos Achados e Perdidos, mas, como já falei deles recentemente por aqui achei melhor trazer outros títulos para dar uma variada.

Espero que tenham gostado das minhas indicações e me contem aí nos comentários os livros que vocês conhecem que falem sobre livros.

Beijos e até o próximo post!







13 comentários:

  1. Gostei dessa variada rs até por não ter lido nenhum destes três. Mas em contrapartida, Liesel e Eleanor eu conheço e amo!
    Eu também adoro isso de personagens que trazem esse amor aos livros. Sei lá, a gente se identifica tanto né?
    Já vou procurar pelos livros!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Ah que legal!! Realmente quando leio e me deparo com essas personagens eu amo!!
    Ainda não li nenhum dos livros que você acredita?!

    Vou colocar na lista!

    beeijos
    https://estanteflordelis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amei a premissa dos livros.. Muitas vezes até tem personagens que são leitores mas não costumo ver darem grande atenção para isso. Eu fico agoniada quando a narrativa fala que alguém está lendo um livro e não falam o nome HAHAH Adicionei todos na minha lista, Diane! Post incrível <3

    ResponderExcluir
  4. Oi Diane! Li os três livros e recomendo todos, mas os dois primeiros têm histórias muito comoventes e são os que mais gosto nas indicações. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Ooi Di!
    Eu acho que nunca reparei muito em livros e que a personagem é leitora. O que me lembro agora que talvez seja mais óbvio é Obsidiana, cheia de mimos de editora e tudo mais. kkk

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks
    Top comentarista valendo a saga Harry Potter

    ResponderExcluir
  6. Oi Di,
    Eu amo livros que tenham personagens leitores!
    "A Pequena Livraria dos Sonhos" é uma das minhas obras favoritas desse tipo!
    E quero conferir a "Livraria dos Achados e Perdidos".
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane
    Gostei da ideia do post! Eu só li Imperfeitos e amei esse livro, acho a Taylor e o Michael um casal muito gostoso de acompanhar, mas tenho problemas com livros em que o tema são livros ou livrarias kkkk todos os que leio acho chato, não sei o que acontece aff.
    Beijo!
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que delícia vê "Claros Sinais de Loucura" nessa lista! Amo a Sarah, acho ela um dos personagens mais queridos da vida. Faz uns anos que li esse livro, mas ele segue tendo um lugar especial no meu coração.


    https://elfpandora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    já vi divulgações desses livros, mas ainda não li nenhum, legal que trouxe o tema de leitores.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Diane.
    Eu não li nenhum dos que você indicou ainda. Eu amo quando tem leitores nos livros, mas que sejam realmente leitores. Porque estou cansada de ver falar fulano é um leitor e nunca abre um livro na história hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi Diane,

    Eu adoro quando os autores exploram o universo dos livros dentro das suas obras.
    Eu não li nenhum desses, mas sempre fiquei curiosa com A Vida do Livreiro, parece ser uma obra muito interessante e acho que eu iria adorar a leitura.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Dos citados, só li Imperfeitos e gostei demais! Claros Sinais de Loucura cheguei a possuir, mas passei pra frente
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Adorei a temática desse mês. É impossível não se apaixonar pela leitura com esses personagens.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo