• Home
  • |
  • Sobre Mim
  • |
  • Resenhas
  • |
  • Promoções
  • |
  • Parceiros
  • |
  • Contato
  • Organizando a estante

    Olá, pessoal!
    Que tal aproveitar esse feriadão de Carnaval para dar aquela arrumação em sua estante? Pensando nisso, trago no post de hoje algumas formas bem legais pra vocês organizarem o seu cantinho de livros. Confiram...

    Alfabética por nome do autor
    Essa forma é a minha favorita, pois, não corre o risco de livros de mesmo autor ficarem separados e também fica muito fácil localizá-los na estante.

    Alfabética por título do livro
    Apesar de ser muito praticada, não curto esse modo de organização, porque acaba separando livros de série e isso não é nada legal.

    Editoras
    O lado bom dessa organização é que geralmente as editoras mantem um tamanho padrão para os seus livros, logo, eles ficarão todos alinhadinhos na estante, além disso, é ideal para quem tem parcerias com editoras, pois, facilita na hora de escolher os livros para resenhar.

    Cores
    Essa forma é a mais perfeita que existe! Separar os livros por cor fica esteticamente lindo, porém, é meio difícil de separar, além de separar os livros de séries.

    Gênero
    Essa forma aparentemente é até legal, porém,  é também complicada, pois, tem livros que na minha opinião se enquadram em mais de um gênero, logo, dificultaria a organização.

    Lidos/Não lidos
    Essa é uma forma muito bacana de organizar, pois, ajuda a manter a leitura em dia e ainda nos deixa atualizados do número de livros não lidos que temos na estante.

    Altura
    Essa forma é pra quem não suporta livros de tamanhos diferentes juntos! Com a organização eles ficam super organizados e o melhor bem alinhadinhos.

    Escolhida a forma que mais se encaixa em seu gosto é só abusar de sua imaginação e decorá-la da forma que mais lhe agradar.

    Espero que tenham gostado do post! E não se esqueça de me contar como você organiza a sua estante :)
    Beijos



    12 comentários :

    1. Eu organizo por altura, não consigo ver os livros "desarrumados" hahaha. Tenho algumas manias e a de deixar as coisas simetricamente iguais é uma delas. #aloka
      Adorei o post e as dicas!
      Beijinhos
      leiturasegatices.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    2. Oi, Diane!
      Eu sempre arrumo os meus por altura. Vejo estantes lindas com os livros separados por cores, mas me dá nervoso ver um livro alto na frente de um mais baixo! Ahahahah!

      Beijos, Entre Aspas

      ResponderExcluir
    3. Eu gosto por altura ou por gênero <3 Fica mais fácil de achar ^^
      http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    4. Olá Diane, desculpe mas eu discordo da maioria de suas sugestões, embora saiba que elas existem e, até são muito bem aceitas. Mas, quem organiza livros por cores é porque tem os livros só pra decoração. Não tem nenhuma utilidade prática. Já vi até pessoas chegarem na livraria pra encomendar livros pela cor das capas. Lamentável. Esses livros, jamais serão lidos!
      Se qualquer outra pessoa dissesse que a classificação dos livros na estante pela cor das capas é a mais perfeita que existe eu até veria com tolerância mas você? Dizer um absurdo desses? Fico a lamentar.
      A organização de uma estante de livros, PARA QUEM OS LÊ, deve ser usando algum método que facilite a busca dos livros. Nunca apenas por estética.
      Desculpe essa minha manifestação um pouco enfática mas, não me contive.

      Sou Alberto Valença do blog Verdades de um Ser e colaborador do Meu pequeno vício e Depois da sessão de cinema. Agora criei também um blog de viagens - O seu companheiro de viagem.

      Verdades de um Ser
      O seu companheiro de viagem

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Aceitável sua opinião, mas, eu acho apenas bonito. A minha estante, por exemplo, é organizada por ordem alfabética por nome do autor.
        Inclusive no post mencionei que não curto pelo fato de separar os livros de série :)

        Excluir
    5. Oi, Diane!
      Eu organizo meus livros por séries/trilogias e se eles cabem na prateleira. Meu armário que guardo os livros tem umas prateleiras mais espaçosas que as outras hahhaha
      Beijos
      Balaio de Babados

      ResponderExcluir
    6. Eu aproveitei o feriadão mesmo para arrumar a estante. Fiz isso no domingo, para falar a verdade. Agora ela está linda, toda arrumada por gêneros. <3
      Ótima postagem.

      Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores!

      ResponderExcluir
    7. Oi, Diane! Tudo legal contigo?

      Amiga, realmente é muito legal organizar a estante.
      A minha está separada por editoras e em alguns casos (quando são da mesma editora), por cores de livros.
      Valeu pela dica!

      Beijos!
      Participe do "Carnaval com Livros" no Irmãos Livreiros

      ResponderExcluir
    8. Oi Diane!
      Boas dicas. Eu organizo os meus livros primeiro por tamanho, depois por editora e por fim por autor.
      Beijos,
      alemdacontracapa.blogspot.com

      ResponderExcluir
    9. Ola Diane,
      Eu infelizmente não tenho minhas estante ainda, mas essas dicas de organização são ótimas, quero poder arrumar a minha por cores quando comprar, beijos.
      Estantedoluiz.blogspot.com

      ResponderExcluir
    10. Eu costumo organizar minha estante em ordem alfabética por sobrenome de autor, porque fica mais prático na hora de encontrar algum livro, mas vez ou outra organizo por cores, porque fica tão lindo <3 mas nunca fico muito tempo com ela organizada assim haha
      Adorei as outras dicas :D

      Beijos
      www.colecionandoprimaveras.com.br

      ResponderExcluir
    11. Oie minha flor! Geralmente eu separo por nome de autor e lidos e não lidos. Muito boas as dicas....é sempre bom manter tudo organizado na nossa estante!
      Beijos,
      Monólogo de Julieta

      ResponderExcluir