• Home
  • |
  • Sobre Mim
  • |
  • Resenhas
  • |
  • Promoções
  • |
  • Parceiros
  • |
  • Contato
  • Minhas palavras #01 : "Uma partida de xadrez"


        O Sr. Moreira esperava ansioso a chegada de sua amiga Ághata , muitos de seus conhecidos achavam ridículo a amizade de um velho de setenta anos com uma garota de dezessete , mas aquilo era implicância daqueles velhos rabugentos , que o chamavam de amigo.

         Há uns anos atrás , quando ele resolveu se aposentar , ficou muito sozinho , assim  viu na filha da empregada um passatempo , ela que na época tinha uns nove anos , adorava ficar na companhia dele também , foi o Moreira que a ensinou a jogar xadrez , calcular juros e até a falar francês . Hoje em dia Ághata tem esse velhinho como o seu melhor amigo e essa amizade vem se fortalecendo devido a ideia que a garota colocou na cabeça e não teve nada que conseguiu retirá-la de lá .
         Essa tal ideia , veio em uma tarde em que os dois jogavam xadrez , Ághata sempre muito esperta , percebeu que vez ou outra o Moreira falava em um amigo de infância , chamado Luís , os dois  haviam sido criados juntos até os treze anos de idade , depois disso os pais de Moreira se mudaram da cidade , dava para perceber que ele sempre ficava emocionado ao mencionar o nome desse sujeito. Entre uma partida e outra Ághata disse :
        _ Tive uma ideia incrível , Moreira !
        _ O que foi dessa vez ? Já vou avisando que não vou deixar você ganhar .
        Ao falar isso deu uma risada , mas pareceu interessado em saber o que ela tinha á dizer.
        _ A ideia é bem simples , eu vou encontrar esse tal de Luís que você tanto fala.
         Moreira mexeu no tabuleiro pensativo e respondeu :
       _ Ághata o destino separou o meu amigo de mim , creio que era para ser assim mesmo e além do mais isso seria brincar de Deus , fazendo se reencontrar pessoas que já foram separadas .
       _ Tudo bem , mas eu vou procurá-lo mesmo assim , vai que você muda de ideia.

       Três meses depois estava ele sentado na sala de estar , vestido com o seu melhor suéter , ansioso pela chegada de sua amiga , ela realmente conseguiu entrar em contato com Luís e ainda conseguiu marcar um encontro com ele . Moreira foi logo se levantando quando a campainha tocou . Ághata apareceu toda empolgada e o Sr. Moreira não perdeu tempo , dizendo:
          _ Vamos logo , pois o motorista já está nos esperando.
          _ Calma , o encontro é ás 10:30 horas e agora são só 09:00 horas.
         Ela nem havia acabado de falar e Moreira já estava entrando no carro , já que não queria confusão Ághata fez o mesmo .
        Eles chegaram ao local marcado ás dez em ponto , como o combinado Ághata ficou no carro , ela desejou boa sorte ,  ele agradeceu e foi andando rumo á um restaurante muito chique .
         Dentro do restaurante , Luís já estava á espera do amigo , quando o viu chegar disse , olhando para o relógio :
        _ Que bom que você chegou cedo , pois assim ganho alguns minutos antes da reunião do meio dia.
        Moreira achou estranho , aquela fala mas mesmo assim se sentou e falou sobre o passado , os antigos amigos , antigas confusões . Então Luís interrompeu .
        _ O que você faz da vida , Moreira ?
        _ Bem... Já faz um tempo que me aposentei , mas tenho uma fábrica de brinquedos , que deixei nas mãos de meus representantes...
        _ Eu também tenho minha empresa , e não abro mão dela de jeito nenhum , logo eu nunca pensei em me aposentar.
        Luís olhou pela oitava vez no relógio e disse :
        _ Se me desculpe , eu preciso dar um telefonema .
        _ Pode dar sim , aliás acho que eu estou te atrapalhando , melhor eu ir embora agente se encontra outro dia , um dia quem sabe que você não esteja tão atarefado .
        Dizendo isso Moreira se levantou e deixou seu amigo sentado sozinho , Luís por outro lado achou ótima a sua decisão , pois já estava quase dormindo com aquela conversa insuportável .
        Chegando no carro , Ághata se assustou pela rapidez do encontro e foi  Moreira que já chegou falando :
         _ Minha ansiedade foi toda em vão , fiquei anos fantasiando esse dia e Luís não é o mesmo , ele é daqueles caras que só visa o lucro , não está nem aí para qualquer tipo de sentimento .
        Ághata ficou atônita com as palavras de seu amigo.
        _Olha Moreira , me desculpe eu jamais deveria ter começado essa busca , como você mesmo disse foi o destino que separou vocês , eu não tinha nada que ter ...
        Moreira percebeu que ela estava mais triste do que ele e viu ali como aquela garota tinha o coração bom  , foi vendo isso que  disse :
        _ Você tem tempo para uma partida de xadrez , mais tarde ?
        Ághata levantou a cabeça e disse confiante :
        _ Sempre tenho tempo para o xadrez !

    0 comentários :

    Postar um comentário